Cardigan no dia a dia: combinações criativas para fugir do óbvio

O cardigan nunca te deixa na mão! Eleve o seu estilo com essas inspirações incríveis
Confortável, prático e atemporal, o cardigan está longe de ser uma peça sem graça ou com “cara de vovó”. Com modelagens, cores e estilos diversos, essa peça ganhou novas possibilidades no guarda-roupa contemporâneo.
De looks casuais a produções mais estilosas, é possível transformar o visual com sobreposições criativas, texturas interessantes e combinações fora do óbvio.
Confira as dicas a seguir!
Cardigan aberto ou fechado
Parece pouca coisa, mas deixar o cardigan aberto ou fechado já pode fazer uma grande diferença no visual.
Se estiver fechado, a peça se torna personagem principal do look, já que não há mais nada por baixo para roubar a atenção. Também é uma ótima opção para os dias mais gelados e para trabalhar.
Com o cardigan aberto, é preciso pensar na combinação das roupas – o que é facilmente resolvido se você vestir algo básico, como uma camiseta branca, por exemplo. Essa é uma alternativa mais leve e com um quê de descontração, mas sem deixar a elegância de lado.
Estilização em poucos segundos
Você também pode estilizar o seu look em um piscar de olhos ao brincar com a maneira em que o cardigan é vestido.
Uma opção é mantê-lo fechado e colocar um dos lados para dentro da calça. Isso cria uma assimetria superestilosa que pode elevar qualquer produção.
Também é bacana deixar um dos ombros à mostra para fazer um charme. Se você estiver usando uma peça interessante por baixo, com renda ou bordado, melhor ainda!
Frio e meia estação
Quentinhos e aconchegantes, os cardigans são perfeitos para o inverno, o outono e a meia estação.
Para ampliar o conforto, a dica é usar modelos oversized, que permitem mais movimentação e facilitam o uso de outras roupas mais volumosas.
E se você é do time que encara vestidos mesmo quando não está calor, vale se aquecer com um cardigan e sobreposições de camiseta e vestido.
Cardigan em dias amenos
É praticamente impossível usar cardigans no auge do verão ou da primavera no Brasil, mas podem ser boas soluções para os dias amenos.
Ao vestir shorts jeans e t-shirt, o cardigan ajuda a completar o look sem esforço. Dependendo da cor, modelo e textura, o visual ganha uma personalidade totalmente nova.
Seguindo o estilo das mocinhas dos filmes e das séries dos anos 1990, que tal usar um cardigan leve por cima de um slip dress? Bônus se o vestido tiver estampas de flores ou plantas!
Cardigan com pedrarias, bordados, aplicações e estampas
A maioria dos cardigans vendidos em lojas físicas e on-line são texturizados, mas de uma só cor e sem nenhum tipo de aplicação. Mesmo que esses modelos sejam lindos e necessários no guarda-roupa de qualquer pessoa, não são as únicas opções.
Se você é do time das maximalistas e não dispensa elementos audaciosos e que atraem olhares por onde passam, saiba que existem cardigans que se encaixam perfeitamente ao seu gosto!
Algumas peças recebem diferentes padrões e estampas logo na etapa do tricô, mas outras são finalizadas posteriormente, seja com a aplicação de pedras, bordados ou patches.
Esses modelos são verdadeiras provas de que o cardigan não precisa se limitar a produções básicas e minimalistas!
Office look
O cardigan também estará do seu lado na hora de ir trabalhar. Para combinar com o ambiente profissional, é mais seguro escolher peças de cores sóbrias e que não sejam muito justas ao corpo.
Se você não abre mão do conforto, jeans ou calça de malha, camiseta simples e um cardigan bem fofinho por cima vão te manter aconchegante durante o dia todo.
Você também pode colocar a peça por dentro de uma calça de cintura alta para criar uma produção elegante e com um toque a mais de feminilidade. Fica lindo!