Malu Borges: conheça a fashionista

A influencer que acumula milhões de seguidores nas redes com seus looks inusitados que beiram a polêmica

O conceito de influenciador de moda pode ter um significado diferente hoje em dia, mas os ícones fashion sempre existiram.

No finalzinho dos anos 1800 e começo de 1900, a atriz belga Camille Clifford já era conhecida pelos vestidos justos que acentuavam sua silhueta curvilínea.

Nos anos 1920 e 1930, Coco Chanel e Marlene Dietrich criaram estilos nunca antes vistos. Marilyn Monroe, Audrey Hepburn e Jackie Kennedy ditaram tendências na metade do século XX, e Diana Ross, Lady Di, Cher, Madonna e Grace Jones vieram nos anos seguintes.

Nos últimos anos, atrizes, cantoras, modelos e influenciadoras digitais se destacam na moda, como Beyoncé, Gisele Bündchen, Rihanna, Lady Gaga, as irmãs Kardashian, e muitas outras.

A internet, em especial a força das redes sociais de vídeos curtos, torna as coisas mais acessíveis. Mesmo considerado algo distante por muita gente, o universo fashion vem se tornando cada vez mais democrático por causa das plataformas digitais.

Isso significa várias coisas: a criação de tendências, a volta de estilos que fizeram sucesso no passado, a aproximação das pessoas com a moda e arte e o surgimento de novos nomes influentes.

Esse é o caso de Malu Borges, a blogueira conhecida pelos looks bem humorados, inusitados e de preços exorbitantes.

Quem é Malu Borges?

Com 5.5 milhões de seguidores no TikTok e 2 milhões no Instagram, o boom de Malu Borges, atualmente com 26 anos, começou em 2021.

Adepta aos conteúdos GRWM (get ready with me, “vista-se comigo”, em português), ela começou a chamar atenção de verdade com o vídeo em que mostrou uma “bolsa de toalha” da grife italiana Bottega Veneta, avaliada em R$ 24 mil.

@maluborgesm

Essa vai ser difícil de superar 🥲 @London Luxury Personal Shopper OBRIGADA LALA VC É DEMAIS #botegavenetta #fy #fyp

♬ original sound – MALU BORGES

Muita gente não gostou e não entendeu como alguém usaria algo do tipo, e como uma roupa como essa poderia custar tão caro. Naturalmente, as reações negativas encheram as redes de Malu.

Mas foi isso também que alavancou sua imagem. Repostagens de seus vídeos foram feitas em diversas plataformas, todas recebendo uma enxurrada de comentários indignados e acalorados. As pessoas falaram mal, mas algo maior já estava feito: Malu havia furado a bolha de seus seguidores e do excêntrico cantinho fashion das redes.

Ao Splash UOL, ela diz não se importar com reações menos gentis. “Sempre fui muito bem resolvida e lido bem com críticas. Meu objetivo é que eu goste”. 

Nascida no Rio de Janeiro e filha de Marcia Borges, consultora e professora de moda, Malu afirma que sempre gostou desse universo, mas decidiu embarcar de vez nessa paixão há apenas alguns anos.

Para montar os looks tão polêmicos, mergulhou nos estudos e nas referências, o que deu origem aos visuais pouco convencionais. “Gosto de sair da caixinha. Parece estranho, mas o pessoal do mundo da moda vai entender”, declara.

Outro momento viral foi quando ela montou um look de calça jeans, cropped preto, botas felpudas Miu Miu, micro bolsa da Chanel (R$ 21 mil) e balaclava de tricô adornada de pedras coloridas de sua própria coleção em parceria com a marca CroCê (R$ 620).

Sobre os preços nada populares das peças que aparecem em seus vídeos, ela cita moda circular e nega que tenha coleções em seu armário. “Acham que tenho um arsenal de bolsas e não tenho. Compro uma e tiro duas do armário […] Faço uma limpa no guarda-roupa pelo menos uma vez por mês, parcerias com brechós, marcas que emprestam roupas…”, esclarece.

Em janeiro, Malu estourou ainda mais a bolha fashion e caiu nas graças dos fãs de futebol. Ela postou em seus perfis um look cuja estrela do show é uma camisa retrô do Vasco, lançada no ano passado em homenagem ao jogador Edmundo. Os torcedores do cruz-maltino e o próprio time teceram elogios à influenciadora.

Além do sucesso nas redes, Malu também ganhou seu espaço no mundo editorial – ela é capa da edição de março de 2024 da ELLE VIEW, revista digital da Elle Brasil.

Criatividade e liberdade

Malu Borges cita a moda em vários depoimentos como forma de arte e expressão. 

Apesar das roupas e acessórios assinados por grandes casas de luxo – que são um chamariz e tanto para atrair visualizações e parcerias –, ela afirma que é possível se vestir de maneira original gastando pouco e que adora quando seus seguidores dizem que, a partir de seus conteúdos, conseguem sair da zona de conforto.

Suas produções não são convencionais, mas tocam um lado da moda que vai além do vestir e que se baseia em criatividade, liberdade e um olhar engenhoso e individual que poucas pessoas têm.

“Claro que nem todo mundo vai entender”, Malu confessou despreocupadamente ao UOL. “Não quero que amem tudo que posto [e] não me importo se não gostam”.