Burgundy: a cor que não sai de moda

A cor é atemporal, elegante e fácil de combinar. Veja sua origem e diferentes formas de incorporá-la no seu estilo pessoal!

Intenso, elegante e versátil, esse tom transita com facilidade entre o clássico e o contemporâneo. Presente nas coleções de outono-inverno, também aparece em versões leves para dias amenos e nos salões de beleza.

A cor burgundy, comumente conhecida como bordô, um vermelho profundo com subtom marrom, imprime presença sem exageros ao transmitir mistério, intensidade, força e paixão. 

Como surgiu a cor burgundy?

O burgundy vem de Bordeaux, a famosa cidade francesa conhecida mundo afora por seus vinhos ricamente encorpados. A cor ganhou esse nome por ter o mesmo tom vermelho-escuro dos rótulos produzidos na região.

O registro de sua criação se dá no século XIX, quando os ingleses misturaram pigmentos vermelhos e azuis até chegarem na tonalidade em questão.

Antes disso, o burgundy era raramente visto, e só ficou famoso de verdade quando as pessoas passaram a diferenciá-lo do grená, um vermelho de subtons marrons e roxos inspirado na gema granada.

Na psicologia das cores, em especial nos efeitos ao corpo, há indícios que pode estimular o apetite e fortalecer a frequência cardíaca.

Burgundy pelo mundo

A cor burgundy é muito amada pela indústria da moda e do design, mas não se resume só a isso. Em algumas religiões, transmite espiritualidade, sabedoria e controle, como os monges que seguem o budismo vajrayana – incluindo Dalai Lama.

Já nas Filipinas, junto com um amarelo puxado para o dourado, o burgundy é a cor escolhida pelo praticantes do catolicismo para a procissão do Nazareno Negro, típica do país.

Também na identidade de vários países, a cor faz parte da bandeira da Letônia, Qatar e Sri Lanka.

Lá fora, como já falamos, os falantes de inglês chamam o bordô de burgundy, mas não é difícil que também se refiram à cor como maroon.

Burgundy na Pantone

A cor que leva o nome de Burgundy pela Pantone recebe o código 19-1617 TCX, mas há quem diga que esse não é o burgundy de verdade porque, aparentemente, é composto por uma parte maior de marrom do que de vermelho.

Outra opção, mais aceita pela sua semelhança ao que é considerado o clássico burgundy, é a cor 1815 C.

Mesmo assim, considerando a complexidade das cores e a abundância de tons no catálogo da Pantone, a discussão sobre quais são os tons certos ou errados vai longe. 

As paletas são diversificadas e podem ser interpretadas de diferentes maneiras, a depender de suas variações.

Burgundy na moda

Looks monocromáticos

Um dos looks mais estilosos e cobiçados para se usar com a cor burgundy são os monocromáticos.

Devido à imponência do tom, com sua aura de poder, impenetrabilidade, elegância e sensualidade, é difícil não ficar babando por um visual burgundy dos pés à cabeça.

A técnica monocromática também permite brincar com a variação de tons, mesclando peças mais claras e mais escuras. Isso cria um dinamismo interessante sem fugir da paleta. 

Acessórios e calçados

Acessórios burgundy dão um toque todo especial em meio a peças de cores “habituais”, como preto, branco e jeans com lavagem azul clássica, por exemplo.

Os olhos são atraídos automaticamente para os destaques de cor, que se tornam os pontos focais de produções simples, mas muito estilosas e inteligentes.

Além dos calçados – tênis, botas, sapatos, sandálias… –, vale qualquer tipo de acessórios: joias, cachecois, bolsas, bonés, cintos e muito mais.

Harmonização de cores

Para criar looks que não sejam monocromáticos, é importante saber combinar as cores de maneira que faça sentido dentro do círculo cromático. Isso garante harmonia e coesão às misturas.

O burgundy tem um ótimo contraste com diferentes tons de bege, marrom-claro e cor-de-rosa, contribuindo para neutralizar sua intensidade.

Já o casamento do burgundy com o azul ou verde-claro – tons opostos complementares – dão origem a visuais audaciosos, marcantes e cheios de estilo. Vale à pena experimentar!

Cabelo e maquiagem

Versátil e linda de qualquer jeito, a cor burgundy não se limita apenas às roupas. No mundo da beleza, é uma das tonalizações mais bonitas e sensuais para se aventurar no cabeleireiro.

Na maquiagem, é muito popular como sombra, lápis de olho e batom, especialmente em visuais para a noite.

Uma combinação clássica na área da beleza é a junção de burgundy e dourado, que pode ser incorporado ao look como um segundo tom na make ou até mesmo nos acessórios próximos ao rosto, como brincos e colares.