Como desapegar de peças para renovar o closet

Faça uma boa limpa e saiba o que fazer com as peças que você não quer mais

Seu closet está tão abarrotado de coisas que nem cabe mais nada? E pior: está cheio de roupas, sapatos e acessórios que você não usa mais? Então parece que está na hora de fazer uma boa limpeza!

Abrir mão das coisas, no então, pode ser uma tarefa mais complicada do que parece. Como determinar o que vai e o que fica? Como arranjar coragem para se desfazer de uma peça que um dia já foi a sua favorita? E qual destino dar aos itens que vão embora?

Confira a seguir algumas dicas de como desapegar de roupas. Continue a leitura!

Reserve um momento para a triagem de roupas

Para não fazer as coisas “picadas” e perder o ânimo, tente reservar um momento apenas para realizar a triagem das suas roupas. Se você tem muita coisa, é recomendado reservar um dia ou até mesmo um final de semana inteiro.

Parece muita coisa, mas você vai ver como essa limpeza pode ser terapêutica. Reencontrar peças que você não vê há muito tempo e assistir como o seu closet vai ficando gradativamente organizado proporcionam sensações maravilhosas!

Se quiser deixar as coisas mais relaxantes, toque a sua playlist favorita, prepare uma taça de vinho e vá fundo!

Analise tudo o que você encontrar

O foco é como se desapegar de roupas, mas a lógica também vale para calçados, bolsas, joias, lenços, chapéus e até roupa íntima. 

Tudo isso ocupada bastante espaço, então não deixe nada de fora!

Categorize as peças

Uma boa estratégia para se desapegar de roupas, sapatos e acessórios é separando tudo em diferentes categorias.

Em uma pilha, reserve tudo aquilo que vai continuar com você. Em outra, as peças que vão para a doação. Na terceira pilha, coloque os itens que podem ser vendidos. Por último, a pilha de lixo deve compilar tudo o que não estiver em boas condições de uso.

Pense no que você usa

Para fazer essas categorias, pense naquilo que você realmente usa. Se você encontra uma roupa que não veste há mais de seis meses, esse é um grande indicativo de que é preciso se desapegar.

Também vale pensar no seu estilo pessoal. Ao longo do tempo, é normal que o nosso senso estético e noção de conforto se altere. Caso alguma coisa não faça mais sentido para a maneira que você se veste atualmente, não tenha medo de se desfazer.

O método de Marie Kondo, escritora japonesa e organizadora profissional, também é um bom norte. No livro A Mágia da Arrumação e na série Ordem na Casa com Marie Kondo, da Netflix, ela aconselha as pessoas a se olhar para seus pertences e se perguntar: “Isso me traz felicidade?”

Se a resposta for sim, pelo apego emocional, vale a pena manter a peça – mesmo que seja mais antiga. Não traz felicidade? Desapegue-se!

Faça uma boa limpeza (no sentido literal)

Aproveite a oportunidade e faça uma boa limpeza no seu closet ou armário. Limpe as prateleiras, tire o pó e aplique desodorizadores de ambiente com as suas fragrâncias favoritas.

Isso também vale para as roupas. Decidiu manter uma peça mais antiga ou que você não usa há um tempo? É melhor lavá-la para deixar tudo cheiroso e limpinho. 

Dependendo do tipo de tecido, cada roupa tem uma técnica apropriada de lavagem. Na dúvida, consulte a etiqueta de instruções de cada peça.

Doe o que você não quer mais

Parte do processo de como se desapegar de roupas é o que você vai fazer com elas. Uma alternativa é colocar tudo aquilo que você não quer para a doação. Assim, você desafoga o seu armário e ainda faz o bem ao próximo!

Lembre-se que as roupas, calçados e acessórios devem estar em boas condições – sem rasgos, manchas, tecidos gastos ou desbotados, aplicações (como pedrarias ou bordados) faltando, etc.

Também é de bom tom entregar os itens devidamente higienizados. Pense em como você gostaria de receber as roupas se estivesse do outro lado!

Você pode levar a doação para ONGs, igrejas, pontos de coleta em locais público – no final de ano, as estações de metrô costumam receber roupas e objetos para entregar a pessoas carentes – ou entregar pessoalmente para alguém que você sabe que precisa.

Venda o que estiver melhor conservado

Encontrou aquela jaqueta ou calça que você não usa mais, mas que está em perfeitas condições e que pode ser vendida por um valor bacana? Você pode comercializar essas peças!

Existem algumas plataformas online que tornam o processo de divulgação e venda mais simples, como:

Você também pode divulgar as peças no seu próprio perfil do Instagram. Isso é ótimo para quem prefere negociar com pessoas mais próximas, como família, amigos e colegas de trabalho.

Descarte as roupas junto a projetos sustentáveis

Uma solução para roupas que não podem ser doadas ou vendidas é o descarte sustentável. 

Simplesmente jogá-las no lixo pode causar problemas ambientais e ainda é uma oportunidade perdida de reciclá-las e reaproveitá-las do jeito certo. 

Conheça alguns projetos que fazem esse trabalho:

Você também pode consultar o site da eCycle para encontrar os pontos de coleta de roupas (e outros objetos) mais próximos do seu endereço.