Como fazer meditação (e tornar isso rotina!)

Vivemos em um mundo frenético. Cuidar da saúde mental é super importante e a meditação pode te ajudar com isso. Saiba mais!

A meditação é uma técnica para treinar a mente – semelhante à forma como o exercício físico é uma atividade para treinar o corpo.

Nós sabemos que, para um iniciante, é muito difícil sentar-se por horas e manter a “mente vazia”. Por isso, existem algumas ferramentas, como músicas e mantras que ajudam na concentração.

Em geral, a maneira mais fácil de como fazer meditação é focando na respiração. Confira algumas dicas para você ficar expert no assunto!

Tipos de meditação

Existem diversos tipos de meditação. Um exemplo é a Meditação de Concentração, que envolve focar em um único ponto e seguir a respiração, repetir uma única palavra ou mantra, olhar para a chama de uma vela, ouvir um gongo repetitivo ou algo do tipo.

Considerando que focar a mente é um grande desafio, um iniciante pode meditar por apenas alguns minutos para começar. Nesse tipo de meditação, você coloca sua atenção no objeto escolhido para começar a divagar. Em vez de seguir pensamentos aleatórios, você simplesmente os deixa ir.

Já a Meditação Mindfulness encoraja o praticante a observar seus pensamentos à medida em que eles vagam pela mente. Através da meditação plena, você pode ver como seus pensamentos e sentimentos tendem a se mover em padrões específicos.

Benefícios da meditação

O relaxamento pode não ser o objetivo mais importante da meditação, mas ele acaba sendo uma consequência. Nesse caso, os principais benefícios de curto prazo são:

  • Baixa pressão arterial
  • Melhor circulação de sangue
  • Menor frequência cardíaca
  • Menos transpiração
  • Menos ansiedade
  • Níveis de cortisol no sangue mais baixos
  • Menos estresse
  • Maior sensação de bem-estar

Como fazer meditação (para iniciantes)

  1. Sente-se ou deite-se confortavelmente.
  2. Feche seus olhos.
  3. Não faça nenhum esforço para controlar a respiração, simplesmente respire normalmente.
  4. Concentre sua atenção na respiração e em como o corpo se move a cada inspiração e expiração. Observe o movimento do seu corpo enquanto respira. Observe seu peito, ombros, caixa toráxica e barriga.
  5. Concentre sua atenção em sua respiração sem controlar seu ritmo ou intensidade. Se sua mente divagar, volte o foco para a respiração.

Para começar, mantenha essa prática de meditação por dois a três minutos. Com o tempo, tente repetir o exercício por períodos mais longos.

Como tornar a meditação uma rotina

Já falamos aqui sobre praticar o autocuidado, né? E para tornar a meditação uma rotina na sua vida, você pode contar com alguns truques.

Por exemplo: que tal colocar lembretes de meditação no seu notebook para que você não se esqueça que precisa meditar? Ou você ainda pode deixar seu tapete de ioga em um lugar fácil para que você o veja e lembre de se exercitar.

Aplicativos de meditação

Você também pode contar com a ajuda da tecnologia para praticar a meditação. Alguns aplicativos oferecem meditação e guiada e podem ser uma mão na roda.
Entre eles, vale destacar o Sattva, Insight Timer e ZEN – todos disponíveis para Android e IOS!