10 cafeterias para visitar em Paris

Confira uma lista com as melhores cafeterias de Paris e delicie-se durante sua viagem pela capital francesa

Além de ser o maior polo de moda do mundo, a França também é muito conhecida por sua culinária tradicional, cheia de sabores, requinte e influências que percorrem o globo.

Mas a gastronomia da França não se resume apenas à coq au vin, crème brûlée, boeuf bourguignon, baguette e queijo Camembert. Assim como no Brasil, os franceses não dispensam um bom café com bolos, doces e quitutes salgados.

Veja a seguir uma lista com 10 cafeterias em Paris que você tem que conhecer na sua próxima viagem!

1 – Cédric Grolet Café

O carro-chefe da Cédric Grolet Café são os doces disfarçados de frutas. Mas como assim? Por lá, você encontra doces com recheio de maracujá ou pêssego, por exemplo, que parecem as frutas de verdade. É quase uma obra de arte, mas de comer.

O menu também inclui opções mais “normais”, como os típicos folhados franceses, um híbrido de croissant e donut com recheio creme e cookies do tamanho de pizzas.

Utilizando os melhores grãos de café importados do Brasil e da Etiópia, você pode escolher entre espresso, cappuccino, latte, frapê e muito mais.

2 – Petibon

Com três unidades na cidade, a Petibon foi criada por três irmãs que viveram na Inglaterra por vários anos. É daí que vem a inspiração para os finger sandwiches de estilo inglês que fazem tanto sucesso no menu.

A cafeteria trabalha com uma mistura exclusiva de café que usa grãos brasileiros e que têm notas doces de chocolate e avelã. Já o blend é etíope, com nuances de frutas secas e laranja.

A fachada da Petibon é modesta, mas indiscutivelmente parisiense. A graça fica por conta de um charmoso tom de vermelho, cor oficial da casa.

3 – Le Pont Traversé

O local em que hoje funciona o Le Pont Traversé já foi um açougue, mas graças à renovação do escritório de arquitetura Ailleurs Studio, a cafeteria é bonita e muito aconchegante.

No café da manhã, vale pedir café, chá, donuts, crookies (híbrido de croissant e cookies) e babkas (pão doce ucraniano). No almoço e jantar, sanduíches, hambúrgueres, hot dogs e pratos Mediterrâneos.

4 – Café Kitsuné

A Café Kitsuné é uma das principais cafeterias de Paris, com quatro unidades espalhadas pela cidade. Também há lojas no Japão, Coréia do Sul, Nova York, China, Tailândia, Indonésia e Inglaterra.

A proposta da marca é homenagear o prazer de beber café de qualidade em ambientes receptivos, modernos e cosmopolitas.

Com blend exclusivo, o café servido nas unidades da Kitsuné vem de grãos colhidos na América do Sul e é descrito como encorpado e saboroso, com notas de chocolate e avelãs torradas.

O cardápio inclui espresso, macchiato, cappuccino, chás, sucos, sorvetes, folhados, etc.

5 – Back in Black

Na cafeteria Back in Black, os clientes escolhem a origem dos grãos do café que vão beber: Costa Rica, Colômbia e Burundi, na África Ocidental. Todos os blends são de altíssima qualidade, mas com características diferentes.

A carta de bebidas inclui espresso, cappuccino, latte, chai latte, flat white, cold brew, café filtrado, chocolate quente, suco e chá.

Para forrar o estômago, escolha entre torradas francesas, panquecas, ovos mexidos, bolos, folhados, tortas, scones e tigelas de iogurte com granola.

6 – Maison Fleuret

A Maison Fleuret é uma escola de confeitaria, mas também uma “cafeteria literária”, local que une café e livros em um só espaço.

O estabelecimento foi levantado dentro de uma livraria construída em 1872, mas preservou ao máximo sua fundação original.

No cardápio, cafés variados, sucos, smoothies, pães, ovos, tigelas de iogurte, bolos, etc.

7 – Ten Belles

As três unidades da Ten Belles são algumas das melhores cafeterias de Paris para quem quer saborear um delicioso pão de fermentação natural, feito com uma exigente seleção de ingredientes orgânicos e muita dedicação.

O aroma dos pães se misturam com o perfume do café fresco, atraindo turistas e parisienses a todo momento.

Os grãos são torrados pelas próprias lojas desde 2019, o que garante ainda mais qualidade à bebida.

8 – Buddy Buddy

Apesar do café delicioso, a especialidade da Buddy Buddy são os cremes feitos de amendoim, chocolate, amêndoa e avelã. Todas são feitas de maneira artesanal, importadas da Bélgica.

Os cremes são ingredientes das bebidas originais da cafeteria, mas também podem ser comprados para serem levados para casa.

Com menu majoritariamente doce, vale pedir biscoitos, cinnamon rolls, donuts, bolos, torradas francesas e croissants.

9 – White Coffee

A White Coffee é uma marca de café, mas também uma cafeteria. Por isso, as bebidas são de altíssima qualidade, com blends especiais e diferenciados.

A linha Moon Ride, por exemplo, tem notas de chocolate, avelã e caramelo, enquanto a XXX tem rum, conhaque e frutas exóticas.

Em um espaço de decoração minimalista, os clientes se deliciam com biscoitos, croissants, bolos, brownies e mais.

10 – Mardi

Em uma pequena loja de esquina, a Mardi é simples, mas muito acolhedora. A casa usa grãos dinamarqueses, o que imprime um sabor único aos cafés.

O menu é consideravelmente sofisticado, com destaque para o café da manhã com pão artesanal, queijo Comté, ovos cozidos, manteiga batida com granola e iogurte ou o almoço de latke de batata, crème fraîche, compote de maçã verde com beterraba e sopa de couve-flor.De sobremesa, peça biscoitos, cinnamon rolls, bolos, tortas, scones, etc.