4 modelos de calça para você ter no seu guarda-roupa
Veja quais são os principais tipos de calça que não podem faltar no seu estilo pessoal
Por muitos anos, as mulheres não tinham o costume de usar calças. Pior ainda: eram proibidas de vesti-las.
Isso foi revertido graças a grandes mudanças políticas e sociais, como o movimento sufragista e a maior inserção das mulheres no mercado de trabalho a partir da Primeira Guerra Mundial, quando assumiram o papel de provedoras do lar enquanto os homens lutavam no front de batalha.
Hoje, essa peça é parte integral do guarda-roupa feminino e mostra como uma simples peça de roupa pode representar tantos significados.
Pensando nisso, veja a seguir uma lista com 4 modelos de calça que não podem faltar no seu closet!
1 – Calça de moletom
Foi-se o tempo que a calça de moletom era considerada “roupa de ficar em casa”. Ainda que não seja o traje mais apropriado para um evento super formal, é possível utilizá-la até mesmo em ambientes de trabalho com dress code mais flexível.
O segredo é encontrar peças de qualidade e com design diferente, como estilo pantalona, por exemplo.
Também vale investir em modelos de calça de moletom tradicionais, com uma pegada mais esportiva, mas é importante ficar de olho na combinação e no estado do item para que o look não seja casual demais a ponto de ser visto como descuidado.
A grande vantagem do moletom é o conforto. Por ser consideravelmente folgado, não aperta o corpo e facilita a mobilidade. Além disso, é ótimo para se manter aquecida nos dias mais frios.
2 – Calça jeans
A boa e velha calça jeans nunca deixa ninguém na mão. É descomplicada, versátil e tem presença garantida no closet de todo mundo.
Além do jeans clássico – de lavagem azul e corte reto –, é bacana brincar com os diversos modelos que se encontram por aí. Skinny, wide leg, baggy, flare, pantalona…
Em relação às cores, para inovar um pouquinho, é bacana se aventurar com jeans cinza, preto, branco e diferentes tons de azul.
3 – Calça de sarja
Outro modelo de calça muito popular é a de sarja, um tecido confeccionado em algodão (puro ou misto) e outros tipos de tecido, em especial a lã e o poliéster. Com trama (estrutura em que os fios são entrelaçados) diagonal, as roupas de sarja são lisas, macias ao toque e não esticam.
É um material significativamente grosso, muito utilizado nas vestimentas dos exércitos de vários países há centenas de anos.
As calças de sarja são principalmente encontradas na cor bege, mas isso não é regra. Existem modelos de diversas cores, desde os tons mais neutros (marrom, preto, cinza, etc.) aos mais vibrantes (laranja, cor-de-rosa, verde, etc).
4 – Calça legging
Assim como o moletom, a legging é um modelo de calça bastante associado a visuais caseiros e pouco sofisticados.
Essa é uma peça casual, é verdade, mas é possível elevá-la e construir looks elegantes com a estilização certa.
O primeiro passo é escolher uma blusa que seja um pouco mais larga. Como a legging é justa ao corpo, isso traz equilíbrio ao look.
Outra coisa muito importante é selecionar uma peça de qualidade, com tecido firme, boa elasticidade e que não fique transparente quando é esticada.