07 livros de poesia escritos por mulheres

A leitura é uma fonte inesgotável de conhecimento e prazer. Confira nossa seleção de livros de poesia escritos por mulheres e para mulheres!

Nós sabemos o poder que uma boa leitura tem. Melhor ainda quando o livro é escrito por uma mulher, não é?

Chegou a vez de listarmos 07 livros de poesia escritos por mulheres que você tem que ler agora mesmo. Confira!

Outros jeitos de usar a boca

Escrito pela autora Rupi Kaur, poeta feminista contemporânea, Outros jeitos de usar a boca é um livro de poemas que fala sobre a sobrevivência e a experiência de violência, abuso, amor, perda e feminilidade.

O livro é dividido em quatro partes e cada uma delas serve para um propósito diferente. Os poemas transportam os leitores por uma jornada pelos momentos mais difíceis da vida e evidenciam maneiras de tirar delicadeza deles.

Tudo nela brilha e queima

Lançado em 2017, o livro de estréia de Ryane Leão é aquela leitura que acaricia a alma, com poemas escritos de uma mulheres para todas as outras mulheres.

Os temas abordados navegam desde preconceito até relacionamentos abusivos, com um destaque para as dificuldades enfrentadas pelas mulheres negras.

São textos sutis e brutais ao mesmo tempo!

O que o sol faz com as flores

Da mesma autora de Outros jeitos de usar a boca, O que o sol faz com as flores é uma coletânea de poemas arrebatadores sobre crescimento e cura.

São poemas sobre ancestralidade, honrar as raízes, expatriação e o amadurecimento até encontrar um lar dentro de você.

Ilustrado pela própria autora Rupi Kapur e dividido em cinco partes, o livro te convida a percorrer uma jornada entre murchar, cair, enraizar, crescer e florescer.

Coragem – substantivo feminino

Sensível, a autora Flávia Campos usa sua poesia como meio de luta contra o machismo, a misoginia, a opressão e os preconceitos enraizados em uma sociedade patriarcal.

Lançado em 2020, a autora transforma histórias reais em poemas que ajudam mulheres a reencontrarem força e autoestima nos momentos de maior vulnerabilidade que passamos. Impactante!

Canções de atormentar

Outro lançamento de 2020, Canções de atormentar traz o olhar afiado de uma poeta que, com inteligência e ironia, observa a si e o mundo.

Um dos principais nomes da poesia brasileira contemporânea, Angélica Freitas nos presenteia com poemas que falam sobre crises migratórias, consumismo, memórias familiares e o desequilíbrio entre a vida humana e a natureza.

Transformando garotas em monstros

Transformando garotas em monstros aborda um tema super atual e importante para a pauta feminista: os relacionamentos abusivos.

A autora Amanda Lovelace explora a memória de estar em um relacionamento abusivo e nos provoca com a questão: você pode se curar depois de ter sido marcada por um monstro ou sempre sentirá dor?

Lovelace consegue compactar a turbulência de emoções que as vítimas de abuso enfrentam com o uso de metáforas de contos de fadas e linguagem sutil.

Querem nos calar: Poemas para serem lidos em voz alta

Esse livro reúne poemas de 15 mulheres slammers de todas as regiões do Brasil.

Você não sabe o que é slammer? Nós te explicamos! “Poetry Slams” são batalhas de poesia. Em outras palavras, um slammer participa de encontros de poesia falada e performática.

Com poemas fortes e profundos, a coletânea amplia ainda mais as vozes femininas que lutam pelo empoderamento das mulheres e contra qualquer tipo de discriminação. Poesia revolucionária!

Empodere-se com as t-shirts J.Chermann

Confira nossas t-shirts!