Mulheres da moda: 07 nomes que revolucionaram o mundo fashion
Confira nossa lista com 7 mulheres, entre tantas outras, que marcaram a história da moda mundial!
1. Coco Channel
É impossível começar esta de lista de mulheres que transformaram o mundo fashion sem ela: Coco Chanel – a maior revolucionária da moda. Afinal, antes da célebre estilista, a maioria das mulheres não mostrava as pernas e só usava cabelos compridos.
Nascida em 1883, Gabrielle Bonheur Chanel teve uma infância pobre em um pensionato em Auvergne, cidade do interior da França. Sua história com a moda começou em 1910, quando começou a trabalhar em uma loja de chapéus. O que Coco Chanel talvez não imaginasse é que, além da moda, ela revolucionária também os costumes, a liberdade e a representatividade das mulheres da época.
Ah, não deixe de assistir o filme Coco antes da Chanel para conhecer um pouco mais da história desta grande mulher!
2. Audrey Hepburn
Outra mulher incrível que revolucionou a moda foi Audrey Hepburn, com seu closet básico e casual. Nascida na Bélgica, em 1929, a atriz se tornou um ícone de estilo e elegância, não somente pelas roupas que usava nos filmes, mas também por seu estilo na vida real.
No guarda-roupa de Audrey não faltavam peças atemporais: blusa de gola alta, camisa branca, blusas listradas, tricot e, claro, o icônico little black dress eram itens indispensáveis nos looks da atriz belga.
Para saber mais sobre a história de Audrey Hepburn, inclua na sua programação da Netflix o filme A Vida de Audrey Hepburn.
3. Vivienne Westwood
Ícone da moda dos anos 70, Vivienne Westwood foi a responsável por afirmar o visual punk transgressor da época. Inclusive, o figurino de uma das maiores bandas de punk da história, o Sex Pistols, era assinado pela estilista.
Com uma essência rebelde, Vivienne é uma das estilistas mais preocupadas com o consumo desenfreado e defende o slow fashion, movimento que fala sobre a conscientização do consumo na moda. A estilista também levanta as bandeiras da sustentabilidade e engajamento político, além de lutar contra o trabalho escravo e contra as leis antiterroristas adotadas pela Inglaterra, em 2005.
O documentário Westwood – Punk, Ícone, Ativista, com direção de Lorna Tucker, é super recomendado para quem deseja saber mais sobre a história desta grande mulher!
4. Miuccia Prada
Miuccia Prada, nascida em 1949, é Phd em Ciência Política e um dos maiores nomes da moda mundial. Neta de Mario Prada, fundador da Prada, Miuccia assumiu os negócios da família em 1985 e logo inovou a label, fazendo criações que foram sucesso imediato, como a mochila de náilon Pocono.
Por ter grande consciência política e ter sido atuante em movimentos estudantis quando adolescente, Miuccia fez uma moda voltada para mulheres que carregavam os mesmos valores dela – inteligentes, ousadas, modernas e bem informadas.
Não é à toa que Miuccia Prada foi eleita pelo Wall Street Journal como uma das 30 mulheres mais poderosas da Europa, né?
5. Diane Von Fustenberg
Criadora do icônico wrap-dress, Diane Von Fustenberg nunca perde a oportunidade de se renovar e surpreender. Nascida em uma família judaica e filha de pais sobreviventes dos campos de concentração, Diane nasceu em Bruxelas, na Bélgica, e casou-se com Egon Von Fustenberg, príncipe da nobreza alemã.
Após o divórcio, Diane dedicou-se a criar esboços de vestidos de jérsei e logo eles fizeram o maior sucesso – vendendo 25.000 peças do vestido-envelope por semana (sim, por semana!).
Hoje, com 70 anos, DVF é uma mulher poderosa que valoriza as mulheres e sua sensualidade, sempre com uma visão sedutora e elegante.
6. Naomi Campbell
Outra mulher incrível que marcou o mundo da moda foi Naomi Campbell, primeira modelo negra a ser capa da edição francesa e inglesa da Vogue e da Time. Além de ser uma ativista no empoderamento das mulheres negras, Naomi também apoia instituições sociais e foi grande amiga de Nelson Mandela, a quem chama carinhosamente de “vovô”.
7. Zuzu Angel
É claro que nossa lista não poderia acabar sem uma brasileira. Afinal, Zuzu Angel foi uma daquelas mulheres que realmente fizeram a diferença.
Nascida em 1923, Zuzu foi a primeira estilista brasileira a ganhar o título de fashion designer e usava elementos bem nacionais em suas criações, como rendas, chita, conchas e flores, sendo responsável por criar uma identidade verdadeiramente brasileira.
Porém, no final dos anos 60, os elementos coloridos e alegres deram lugar a um mood sombrio. E isso aconteceu porque Stuart Angel, filho de Zuzu, estudava economia e participava de organizações que combatiam a ditadura militar no Brasil. Na época, o rapaz foi dado como desaparecido pelas autoridades e, a partir daí, Zuzu entrou em uma guerra contra o regime militar e, como estilista, criou coleções estampada com manchas vermelhas, pássaros engaiolados e elementos de guerra. Suas roupas eram vendidas em lojas de renome dos Estados Unidos e usada por diversas atrizes de Hollywood.
Quer saber mais sobre a história inspiradora de Zuzu Angel? Não deixe de assistir o filme biográfico Zuzu Angel!
Gostou da nossa seleção de 7 mulheres que revolucionaram o mundo da moda? Que tal aproveitar para deixar nos comentários as mulheres que você mais admira no mundo fashion, hein?