Guia de vinhos: o que um iniciante deve saber

Entender de vinhos não é das tarefas mais simples, mas conhecer os principais tipos é o primeiro passo para começar a adentrar neste universo. Saiba mais!

Se você é daquelas pessoas que sempre deixa as amigas escolherem o vinho da noite porque se perde entre os diferentes tipos, então esse guia vai ajudar você!

Características diversas

O vinho é feito a partir da fermentação alcoólica da uva, mas não daquela que você está acostumada a encontrar no mercado. As uvas para vinho são menores, mais doces, têm casca grossa e sementes. 

Cada tipo de vinho tem sua própria identidade, de acordo com as variedades de uva e com a região onde foi produzido. Além disso, há diferenciação também pelo nível de tanino, aroma e bouquet, doce e nível de álcool, que afetam os sabores de alguma forma.

Nós já falamos sobre os vinhos coringas que não podem faltar na sua adega. Agora, aproveite para conhecer um pouco mais sobre os 4 tipos principais neste guia de vinhos: branco, tinto, rosé e espumante.

  1. Vinho Branco

Os sabores do vinho branco variam do leve ao rico. Eles são produzidos a partir de uvas brancas ou até mesmo vermelhas ou pretas, extraindo os seus pigmentos.

Algumas das variedades de uvas de vinho branco importantes são Sauvignon Blanc, Chardonnay, Riesling e Pinot Gris ou Pinot Grigio.

No geral, eles devem ser tomados à temperatura de 6º a 8º C ou, se for um tipo mais encorpado, de 12º a 14º C. Para isso, você pode colocar na porta da geladeira ou em um balde de gelo por 30 minutos. 

Como harmonizar vinho branco: experimente harmonizar com queijo cremoso, pão, carnes, peixes, frutos do mar ou saladas.

  1. Vinho Tinto

A produção do vinho tinto é bastante semelhante à do vinho branco, mas com a adição da casca da uva, do caroço e da semente incorporada ao processo de fermentação.

O vinho tinto é fermentado em temperatura mais alta, para extrair cor, tanino, aroma e sabores com diferentes níveis de concentração, variando com a duração da fermentação. 

Os vinhos tintos variam de leves a ousados ​​e são feitos com uvas pretas. Algumas das variedades mais comuns são Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Syrah, Merlot, Malbec, Grenache e Pinot Noir. 

Antes de tomar, você pode colocar seus tintos na geladeira por cerca de 20 minutos – fica mais saboroso! 

Como harmonizar vinho tinto: Para harmonizar, se for um tinto leve, opte por vegetais grelhados, carnes brancas ou frango. Já os de corpo médio a encorpado podem se dar bem com pratos de carne como bifes, hambúrgueres ou carnes defumadas.

  1. Vinho Rosé

O vinho rosé é feito a partir de uvas vermelhas ou pretas com um curto tempo de fermentação, que vai de 12 a 36 horas apenas.

No entanto, existe outro estilo popular de produção, que simplesmente mistura vinho tinto e vinho branco. Os estilos mais comuns de rosé são o seco e doce.

Como harmonizar vinho rosé: para harmonizar, esse tipo sempre vai bem com pratos de sabor leve como peixes, aves ou frutas.

  1. Espumante

O vinho espumante pode ser tinto, branco ou rosé e varia de magro e seco a rico e doce.

O processo de vinificação envolve uma fermentação secundária que faz bolhas. Para chegar na temperatura ideal, recomenda-se deixar na geladeira por cerca de 45 minutos.

Como harmonizar espumante: se estiver dando uma festa, experimente combinar o vinho espumante com salada, queijo, peixe ou pão.

We love wine!

Demonstre seu amor pelo vinho com a nossa seleção de t-shirts inspiradas nessa bebida incrível!