Conheça a história da revista Vogue

Há mais de um século nasceu o que viria a se tornar a mais importante revista de moda do mundo. Conheça um pouco mais sobre a história da Vogue

A revista Vogue atravessou gerações e transformações culturais de consumo e mídia. Após mais de 100 anos, a publicação segue sendo a mais importante do segmento de moda e se mantém atual e icônica. 

A história da Vogue começa em 1892, na cidade de Nova York, e foi criada por dois aristocratas para ser um folhetim de moda, com cerca de 30 páginas, destinado às mulheres da alta sociedade.

Em 1909, a revista foi comprada pelo grupo Condé Nast Publications, quando passou a ser mensal e a trazer conteúdos mais atrativos, que geravam enorme desejo de consumo. Esse foi um fator chave para a publicação se tornar uma das mais mais influentes do século XX. 

Fenômeno mundial

Em 1916 foi lançada a primeira edição britânica, a primeira Vogue fora dos Estados Unidos, seguida da edição francesa, em 1920. Só em 1932 que a marca estampou uma fotografia colorida em sua capa. Foi quando os principais fotógrafos do mundo tornaram-se colaboradores, a exemplo de Irwin Penn e Guy Burden, Richard Avedon e Norman Parkinson.

Na década de 1960, a Vogue americana, sob a liderança de Diana Vriland, se tornou o símbolo de uma nova era – mais criativa, emancipada e sexy. Foi quando a revista passou a ter uma identidade mais jovem, deixando um pouco a imagem elitista e de alta sociedade e começou a falar sobre a moda contemporânea e também sobre sexualidade.

Mais mudanças

Outro período importante da história da Vogue começou em 1988, quando Anna Wintour se tornou editora-chefe da publicação.

Seu talento, vontade e eficiência transformaram a Vogue na principal revista de moda do mundo, não só refletindo as tendências da moda, mas efetivamente moldando-as. Foi nesse período em que diversos estilistas e modelos, até então desconhecidos, viraram celebridades. 

Nos seus primeiros anos sob o comando de Wintour, a revista incorporou a mistura de alta e baixa cultura, deixando de lado os close-ups previsíveis e repetitivos dos anos anteriores. Na década de 90, as principais celebridades dos Estados Unidos passaram a estampar as primeiras páginas da revista. 

Anna Wintour também foi responsável pelo lançamento da Teen Vogue, em 2003, uma revista voltada para jovens, focada em moda e celebridades, que também falava sobre diversão e atualidades.

Documentário

Em 2009, o documentário The September Issue registrou a produção da edição recorde da Vogue, de setembro de 2007 da revista, com 840 páginas.

No mesmo ano, a revista lançou o Fashion’s Night Out, uma iniciativa global que encoraja o público a patrocinar designers e varejistas no contexto da crise financeira global. O evento acabou virando anual, trazendo uma programação intensa de desfiles, palestras, shows e vendas especiais ao redor de todo o mundo.

Se você gosta de documentários, não deixe de ler nosso artigo com 06 documentários da Netflix para você assistir!

Voz poderosa

A Vogue evoluiu muito nesses mais de cem anos de história. A revista que antes era focada apenas em moda, passou a falar também sobre beleza, bem estar, comportamento, atualidades, entre outros temas.

Com sua trajetória, a revista desempenha um papel crucial na comunidade da moda em todo o mundo.

Relembrando algumas matérias da J.Chermann na Vogue

https://vogue.globo.com/moda/moda-news/noticia/2017/04/jchermann-vai-alem-das-iconicas-t-shirts.html

https://vogue.globo.com/moda/noticia/2013/12/j-chermann-e-lema-21-lancam-edicao-limitada-em-camisetas.html

https://vogue.globo.com/moda/moda-news/noticia/2017/11/jcherman-abre-portas-no-jardins-com-mix-esperto-de-produtos.html

https://vogue.globo.com/lifestyle/noticia/2017/11/um-giro-pelo-opening-da-jchermann-nos-jardins.html