Tricot: o tecido atemporal

O tricot é sinônimo de conforto, elegância e estilo atemporal. Descubra como usar esse tecido em diferentes estações e propostas!

Com textura marcante e toque aconchegante, o tricot é uma escolha certeira para quem busca sofisticação e conforto.

Longe de se restringir ao inverno, ele vem se reinventando com modelagens modernas e combinações leves, sendo usado inclusive durante o ano inteiro.

Conheça a seguir a definição, a origem e maneiras de usar o tecido tricot!

O que é tricot?

O tricot é uma técnica de confecção têxtil que consiste no entrelaçamento dos fios com a ajuda de duas agulhas próprias para esse tipo de tecelagem.

Isso significa que, apesar do que muitos podem pensar, o tecido tricot não é, exatamente, um tipo de tecido, já que as peças podem ser feitas com diferentes materiais, como lã (natural, sintética ou mista), algodão, acrílico e seda.

História do tricot

É difícil apontar o momento exato em que o tricot nasceu, mas historiadores afirmam que a técnica nasceu no Oriente Médio há milhares de anos.

O item de tricot mais antigo que se tem registro é um par de meias egípcias produzido entre os séculos XI e XIV. O mais impressionante é que, quem entende do assunto, afirma que meias são as peças difíceis de tricotar – ainda mais considerando os desenhos complexos feitos com fibras de algodão da tal relíquia.

Na Europa, o tricot foi usado nas fronhas encontradas no túmulo do príncipe espanhol Fernando de La Cerda, em 1275. Naquela época, esse método era reservado apenas para os membros da realeza, mas acabou se popularizando a partir do século XVI.

Nesse ponto da história, o tricot já era bastante diversificado. Meias de malha eram as queridinhas do povo, mas os aristocratas gostavam de peças tricotadas em seda. Isso também prova que a técnica já servia tanto para o frio quanto para as temperaturas mais elevadas.

A primeira máquina de tricot foi criada pelo inventor inglês William Lee, que revolucionou a indústria têxtil europeia com a possibilidade da produção em massa.

Mesmo assim, a confecção artesanal não foi abandonada, mas se transformou mais em um passatempo do que uma obrigação comercial. As mulheres da Era Vitoriana, especialmente as de classe mais baixa, costumavam tricotar como hobby.

Durante as grandes guerras, o tricot era reservado quase exclusivamente para a confecção de roupas para o exército, mas voltou ao status de moda e recreação em tempos de paz.

Como usar tricot

Suéteres para o frio

Mesmo que seja usada em roupas para todas as estações, é fato que a técnica do tricot é muito mais comum em peças de outono e inverno. Isso acontece devido à popularidade de tecidos quentes (principalmente a lã) para o frio.

Hoje em dia, existem inúmeros tipos de tramas e texturas que ajudam a variar o guarda-roupa e deixá-lo mais dinâmico e cheio de personalidade. Não há um truque específico nesse sentido – o segredo é escolher o que te agrada.

Também existe uma falsa percepção de que o tecido tricot só existe em cores neutras, mas a verdade é que existe uma infinidade de modelos de suéteres coloridos e até estampados. 

Coletes de tricot

Coletes tricotados não são roupas de vovô! O estilo meio vintage dá um charme todo especial e, contrariando as expectativas, até mesmo moderno aos looks.

O jeito mais fácil de usar os coletes é com calça jeans, e sarja ou de alfaiataria, geralmente por cima de uma camisa ou blusa de manga comprida – mas também ficam ótimos com saias curtas ou longas.

Para deixar o visual mais divertido e contemporâneo, use coletes com estampas. Fica maravilhoso!

Vestidos de tricot

Vestidos de tricot são excelentes para o inverno e para o verão. No caso das roupas de frio, é fácil encontrar peças de manga longa e feitas com materiais grossos que possam agir como isolante térmico.

Já os vestidos tricotados para o calor costumam ser produzidos com fios de algodão devido sua maciez e maior circulação de ar.

Existem até mesmo vestidos de tricot ou saídas de praia com tramas bem abertas, ideais para curtir passeios no auge do verão. Isso que é versatilidade!