Cardigan ou suéter? Qual peça vale mais no guarda-roupa versátil

Ambos são essenciais para o frio, mas qual vale mais a pena investir para um guarda-roupa versátil?
Na hora de montar um guarda-roupa funcional e versátil, escolher peças que combinam estilo e praticidade faz toda a diferença.
Cardigans ou suéteres são opções clássicas para os dias mais frios, mas cada um tem características únicas. Qual dessas peças oferece mais combinações e versatilidade no dia a dia?
Cardigan e suéter: qual a diferença?
Quentes, confortáveis e fáceis de usar, cardigans e suéteres são verdadeiros queridinhos do outono e do inverno. Ainda que muitas pessoas possam confundi-los, existem diferentes marcantes entre os dois.
Cardigans
Os cardigans são abertos na frente, contendo botões ou zíperes para fechá-lo. Isso torna a peça mais prática de vestir, com um braço de cada vez.
Sua história começa na metade do século XIX, quando o cardigan fazia parte do uniforme do exército britânico. A roupa tem esse nome, inclusive, em homenagem a James Thomas Brudenell, comandante militar e o 7º Conde de Cardigan – cidade no País de Gales.
O cardigan era apenas usado pelos homens, mas passou a integrar o guarda-roupa das mulheres a partir dos primeiros anos do século XX.
Uma das responsáveis por introduzi-lo no estilo feminino foi Coco Chanel, que usava a peça frequentemente e desenhava diversos modelos diferentes para suas coleções.
Suéteres
Os suéteres são totalmente fechados, fazendo com que seja necessário vesti-lo pela cabeça. Isso não agrada algumas pessoas, mas é justamente este aspecto que os tornam tão aconchegantes.
Os primeiros registros dos suéteres têm centenas de anos, mais precisamente no século XV. Na época, camisas e túnicas de tricô começaram a ser confeccionadas nas ilhas Guernsey e Jersey, no Canal da Mancha, um espaço marítimo entre a Inglaterra e a França.
Os primeiros modelos eram bastante pesados, ideais para suportar o frio e a umidade. Com o passar dos anos, o suéter foi ganhando outros desenhos e materiais, sendo utilizado por homens, mulheres e crianças.
Demorou um pouco até que as peças entrassem para o universo da moda, mas isso aconteceu por volta da década de XX, graças a estilistas como Jeanne Lanvin e, mais uma vez, Coco Chanel.
Melhores tecidos para cardigan e suéter
Perfeitos para o frio, essas peças devem ser produzidos com tecidos que protejam o corpo de ventos gelados e possam reter calor.
Na hora de comprar o seu cardigan ou suéter, fique de olho nos seguintes materiais:
- Lã (natural, acrílica ou fria)
- Mistura de lã e algodão
- Mitura de lã ou algodão com acrílico ou nylon
- Cashmere
- Teddy
Looks casuais e elegantes
Respondendo à pergunta principal, cardigan e suéter são igualmente multifacetados e absolutamente indispensáveis para o guarda-roupa de qualquer pessoa. No final das contas, por que escolher um se você pode ter os dois?
Contribuindo para o conforto das peças, muitas pessoas dão preferência ao estilo oversized, vestindo roupas de até dois tamanhos maiores do que usam de verdade. Isso cria um ar mais descolado, mas que também pode ser elegante com a estilização certa.
Para um passeio com a família ou os amigos, reserve seu jeans preferido. Depois, se quiser deixar o visual mais polido e até sexy, aposte em um cardigan um pouco mais justo e coloque-o por dentro da calça. Isso ajuda a valorizar as curvas e o decote!
Vai trabalhar? Então siga o caminho oposto e encontre um modelo um pouco mais largo, que seja apropriado para o ambiente profissional.
Vista calça de alfaiataria, sapatos fechados e uma bolsa elegante para completar. Como estamos falando de trabalho, talvez seja melhor investir em cores mais sóbrias, mas se jogue nos tons vivos se você puder!
No caso dos cardigans, você pode optar por usá-lo aberto ou fechado. Outra alternativa é prender apenas o botão de cima, perto do pescoço. É um detalhe simples, mas que deixa a produção mais estilosa e divertida.