8 vinícolas para visitar em São Paulo

Você não dispensa um bom vinho? Então conheça as melhores vinícolas em São Paulo!
A cerveja é a bebida alcoólica favorita do brasileiro, mas o vinho também tem seu espaço. De acordo com a consultoria IWSR, especializada no mercado de bebidas, o consumo médio per capita de vinho no Brasil saltou de 1,8 litro em 2019 para 2,7 em 2022. Desde então o nível permanece crescente.
De acordo com especialistas da área, esse maior interesse pode ser atribuído ao período da pandemia, quando os consumidores passaram a tomar mais vinho durante o isolamento social.
Isso fez com que produtores internacionais prestassem ainda mais atenção no mercado brasileiro. O destaque fica para as vinícolas europeias, com foco especial nas empresas de Portugal.
Apesar da importação de vinhos de outros países, o Brasil também conta com produtores renomados. Algumas vinícolas em São Paulo, por exemplo, são abertas para visitação durante todo o ano. Conheça 8 delas logo a seguir!
1 – Vinhos Bella Aurora
A história da Bella Aurora começou na década de 1920, quando o português Bernardino Pereira Leite se instalou em São Roque e passou a produzir vinho para o próprio consumo. Em 1932, a produção se estendeu para escala comercial.
Atualmente, a vinícola é comandada pela terceira geração da família. Com opções de degustação de vinhos e visitas aos vinhedos, playground para as crianças e interação com animais de fazenda, o local é bastante movimentado nos finais de semana.
O Bella Café, uma cafeteria localizada dentro da vinícola, serve receitas tradicionais portuguesas, como bolinho de bacalhau e embutido de carnes. Para harmonizar, carta de vinhos da casa.
Endereço: Rod. Raposo Tavares, km 56.5 – São Roque
2 – Vinícola Góes
Certamente uma das mais famosas vinícolas em São Paulo, a Góes é uma parada quase obrigatória na Rota do Vinho de São Roque. As primeiras uvas foram plantadas em 1910, enquanto a comercialização dos produtos aconteceu em 1938.
A programação inclui degustação de vinhos, piquenique e passeio de bicicleta nos vinhedos. A atividade mais popular é a Tour dos Vinhedos, que começa no Parque Enoturístico, inclui uma rápida viagem de trem e termina na fazenda da vinícola.
O espaço da Góes também tem loja de fábrica e restaurante.
Endereço: Estrada do Vinho, 9111 – Canguera, São Roque
3 – Vinícola Guaspari
Aberta em 2001 em uma região predominantemente cafeeira, mas com ótimas condições para a plantação de uvas, a Vinícola Guaspari logo se estabeleceu como uma das mais importantes da região.
Os visitantes participam de roteiros que acompanham todo o processo de produção dos vinhos – da manipulação dos vinhedos até a fermentação nas barricas – e terminam com a degustação de diferentes rótulos da casa.
Para tornar a experiência ainda mais gostosa, é possível incluir tábuas de charcutaria com salame italiano, copa, jamón serrano, queijos artesanais, pães de fermentação natural, azeites, etc. Tudo isso, é claro, devidamente harmonizado com os vinhos.
Endereço: R. Pedro Ferrari, 300 – Espírito Santo do Pinhal
4 – Vinícola Real D’Ouro
Fundada em 1919 pelo imigrante português José dos Santos Patto, a Real D’Ouro é uma das dezenas de estabelecimentos que fazem parte da Rota do Vinho em São Roque.
Conhecida principalmente pelo vinho do Porto, a vinícola recebe milhares de turistas que desfrutam de degustações de vinho, tábuas de frios e artigos artesanais feitos com tecido, madeira e couro.
Também se destaca o Museu do Vinho, um espaço em que os visitantes podem conhecer o maquinário utilizado na produção dos rótulos.
Endereço: Estrada do Vinho, km 1 (Prç. José dos Santos Patto, 16 ) – São Roque
5 – Vinícola Villa Santa Maria
Inaugurada em 2004, a Villa Santa Maria é uma das vinícolas de São Paulo mais renomadas. É vencedora de uma série de prêmios importantes, incluindo medalhas de ouro, prata e bronze no Decanter World Wine Awards e Wines of Brazil Awards.
As atividades incluem passeios pela vinícola, degustação guiada e piquenique gourmet. Já a gastronomia fica por conta dos restaurantes Espaço Terrazo e Espaço Giardino.
Todas as experiências devem ser reservadas com antecedência pelo site oficial.
Endereço: Est. Municipal José Theotônio da Silva, s/n – São Bento do Sapucaí
6 – Vinícola Terrassos
Focada em vinhos italianos, a Vinícola Terrassos faz sua colheita no inverno, quando o clima é o mais apropriado para as uvas.
As experiências incluem visitação simples, tour guiada e o famoso Sunset Wine, um piquenique ao entardecer em espaço animado por DJ que inclui cesta com vinhos selecionados e menu com focaccia, antepastos, massas frescas, risotos e sobremesas.
A Terrassos também conta com o restaurante Wine Garden, que apresenta os melhores pratos tradicionais da Itália, e área para a realização de eventos.
Endereço: Rod. SP352, km 137 – Amparo
7 – Vinícola Marchese di Ivrea
Inspirada nos vinhos do norte da Itália, a Vinícola Marchese di Ivrea oferece pacotes completos para a exploração de enoturismo.
A visitação inclui um passeio pelos vinhedos, fábrica e destilaria, além de degustação harmonizada com rótulos da casa, queijos importados, frios, frutas secas, caponada, embutidos e pão italiano.
O pacote é finalizado com um almoço típico da Toscana, cujo prato principal é a deliciosa bistecca alla Fiorentina (um T-bone de gado).
Endereço: Rod. Eliphio Perez Quereza, KM 21 – Zona Rural – Ituverava
8 – Vinícola Canguera
Criada no começo dos anos 1950, a Vinícola Canguera oferece passeios que passam por todas as fases da produção do vinho, desde à plantação das uvas até o armazenamento da bebida.
Na cave, há degustação guiada com quatro rótulos e petiscos. Os visitantes também podem comprar produtos da casa no Armazém da Villa e almoçar no charmoso Villa Canguera Restaurante.
Endereço: Estrada do Vinho, km 8 – São Roque