Tudo que rolou na São Paulo Fashion Week 2024

Tendências e acontecimentos que marcaram a 58ª edição da SPFW

Entre os dias 14 e 21 de outubro, a São Paulo Fashion Week desse ano mexeu com o mundo da moda brasileira. 

A 58ª edição da maior semana de moda da América do Sul – e uma das mais importantes do mundo – aconteceu no Pavilhão das Culturas Brasileiras, dentro do Parque Ibirapuera, e no Shopping Iguatemi. Alguns desfiles também aconteceram no Pavilhão Japonês e no Museu do Ipiranga.

Seguindo o tema “As Joias da Rainha”, em homenagem à jornalista e diretora criativa Regina Guerreiro, 41 marcas desfilaram pelas passarelas da São Paulo Fashion Week 2024.

Veja a seguir os principais destaques e tendências com potencial para movimentar o mercado brasileiro nos próximos meses!

Elementos da infância

Algumas grifes mexeram com a criança interior do público ao usar personagens famosos em suas coleções.

A The Paradise, marca de beachwear fundada no Rio de Janeiro, apresentou peças que celebram os 90 anos do Pato Donald – e com direito a participação especial do Zé Carioca!

Já o pernambucano Walério Araújo exibiu muito brilho, látex, plumas e high fashion ousada em um desfile inspirado na Turma da Mônica. Além das orelhas de coelho na passarela, Mônica e Cebolinha assistiram ao show da primeira fila.

O estilista Rafael Caetano, por sua vez, homenageou Maurício de Sousa, o criador da Turma da Mônica. Suas roupas são bem mais discretas do que as de Walério Araújo, mas contam com detalhes que se relacionam ao cartunista, como estampa padronizada com a assinatura que marca todos os gibis e pingentes de personagens queridos.

No final, Caetano desfilou ao lado de Maurício.

Batom preto e cor-de-rosa

Lábios escuros chamaram atenção na São Paulo Fashion Week 2024, mais precisamente nos desfiles de Weider Silveiro e da Cria Costura.

Mesmo que essa seja uma escolha de maquiagem bem dark, combinou perfeitamente com as roupas de cores mais vivas.

Já o batom cor-de-rosa, aquele que fez sucesso nos anos 2000, também marcou presença.

É normal que a mente logo faça associação com o estilo Y2K, mas as marcas Sau e Lucas Leão usaram o batom Snob, um dos grandes clássicos da MAC, em looks mais sofisticados.

Cultura brasileira

Uma das belezas da SPFW é que elementos de culturas de todos os estados do país são incorporadas nos looks de maneira criativa e sustentável. 

Belém do Pará foi incorporado de diversas maneiras na coleção Vândalos do Apocalipse, da Normando. Inspiradas nos filósofos modernistas paraenses da década de 1920, cuias de tacacá e estampas de tucunaré foram utilizadas nas roupas.

Já Catarina Mina exibiu bordados feitos com borracha amazônica para celebrar a tradição do artesanato e reforçar a responsabilidade ambiental na indústria da moda.

Futurismo high fashion

O futurismo foi abordado de diferentes maneiras na São Paulo Fashion Week 2024. A grife de maior destaque foi a Artemisi, encabeçada pela estilista capixaba Mayara Jubini – que já vestiu grandes celebridades, como Demi Lovato, Katy Perry e Julia Fox.

A coleção Into the High é a representação da mistura harmoniosa de tecnologia e tudo aquilo que é feito à mão. Também é inspirada pelo cinetismo, uma expressão artística francesa dos anos 1950 que explora o movimento e a ilusão de ótica.

Não houve uma só pessoa que ficou de boca aberta com os visuais elaborados e inovadores da Artemisi. Dentre os destaques, peças com 70 mil cristais aplicados à mão, visuais 3D e looks motorizados que se mexiam sozinhos.

A vibe futurística também esteve presente nas tendências de beleza. Na maquiagem, muito glitter, sombras metalizadas e efeitos holográficos. Amapô Jeans, Apartamento 03 e Handred foram algumas marcas que seguiram esse estilo.

Crochê

O crochê vem fazendo sucesso há alguns anos e, considerando as apresentações da SPFW, não dá indícios de que vai dizer adeus por um bom tempo.

Várias marcas mostraram diferentes versões de crochê, do mais tradicional – como as roupas de material cru de Isa Silva – ao mais elaborado – o mix de crochê e paetês brilhantes do Projeto Ponto Firme, por exemplo.

Independentemente do tipo, todas as grifes fizeram questão de destacar que suas peças foram feitas de maneira artesanal, afirmando ainda mais a responsabilidade social em relação aos costureiros, artesãos e aos próprios consumidores.

Moda agênero

O público da SPFW 2024 assistiu de perto como as marcas brincaram com nuances de gênero – ou, melhor ainda, com a sua ausência.

Normando e Lilly Sarti foram algumas das grifes que deixaram os padrões tradicionais de lado ao desfilarem diversos looks com toques de androginia.

O caráter sem gênero se tornou incrivelmente elegante ao ser integrado em produções de alfaiataria. Tecidos lisos, linhas retas e silhuetas marcantes deixaram a passarela instalada no Parque do Ibirapuera com ares de Paris Fashion Week.

Sobreposição

Outra trend do começo do século que deu as caras na São Paulo Fashion Week 2024 foram as sobreposições, em especial a de saias e vestidos por cima de calças.

Por mais que seja um estilo considerado controverso para muita gente, marcas como João Pimenta, Cria Costura, À La Garçonne e Lilly Sarti fizeram um belíssimo trabalho ao dar prioridade ao comprimento midi.

Foram looks de todos os tipos: com listras, tecidos metalizados, estampas geométricas e alfaiataria.