9 livrarias para visitar em Nova York
Adora ler e tem planos para visitar NYC? Confira livrarias que não pode ficar de fora da sua viagem!
Ao invés de apenas seguir os roteiros de viagens tradicionais em Nova York, como andar pela Times Square, conhecer a Estátua da Liberdade e assistir a um espetáculo da Broadway, que tal fazer programas cheios de cultura e que vão render ótimos souvenirs para levar para casa?
Em uma cidade tão movimentada como essa, até mesmo os turistas precisam tirar um tempinho para sentar, relaxar e ler um bom livro – e é por isso que compilamos essa lista.
Veja a seguir 9 livrarias em Nova York que você precisa conhecer!
1 – Strand Bookstore
A Strand Bookstore foi fundada em 1927, na famosa Quarta Avenida, pelo imigrante lituano Benjamin Bass. Naquela época, chamava-se Book Row e era especializada em livros usados.
Passando de geração em geração na família Bass, a livraria é hoje uma das mais tradicionais de Nova York, com unidades em quatro endereços diferentes.
Mesmo vendendo títulos modernos e os best sellers do momento, nunca perdeu a paixão por livros usados e aqueles que não são mais publicados.
No terceiro andar ficam os livros raros. Alguns são tão preciosos que ficam guardados atrás de redomas de vidro!
2 – The Ripped Bodice
Conhecida como “livraria romântica”, a The Ripped Bodice é totalmente dedicada ao gênero de romance.
Para deixar as opções mais diversificada, os títulos são divididos entre cinco categorias diferentes: contemporâneo, histórico, fantasia, jovens adultos, LGBTQIAP+ e erótico.
Desenvolvida pelas irmãs Leah Koch e Bea Hodges-Koch, a primeira loja foi aberta em Los Angeles, mas a unidade de Nova York rapidamente chamou atenção e se tornou uma das livrarias queridinhas da cidade.
3 – The Mysterious Bookshop
Já a The Mysterious Bookshop é dedicada a livros de mistério. Inaugurada em 1979, é considerada a maior especialista do gênero nos Estados Unidos e uma das mais famosas livrarias em Nova York.
As prateleiras de madeira que vão do chão ao teto são recheadas de títulos policiais, de terror, suspense, true crime, etc.
Também conta com obras raras, livros autografados e títulos exclusivos – escritos especialmente para a loja.
4 – Kinokuniya New York
A livraria Kinokuniya tem origem no distrito de Shinjuku, em Tóquio. A loja foi inaugurada em 1927, mas foi apenas em 1949 que Moichi Tanabe, o fundador, começou a importar livros em língua inglesa para vender no Japão. Em 1956, mergulhou no mercado institucional acadêmico.
Mais de dez anos depois, em 1969, a primeira unidade foi aberta no ocidente, na cidade de São Francisco, Califórnia. A partir desse momento, a Kinokuniya se tornou o melhor lugar na América do Norte para encontrar literatura japonesa
A loja de Nova York tem três andares com títulos e revistas do Japão, mangás, obras em inglês, livros sobre moda, arte e idiomas, produtos de papelaria, etc.
O andar de cima conta com um café que serve sushi, bubble tea e outras delícias.
5 – Book Club Bar
Unindo bons livros e boa bebida, a Book Club Bar é uma livraria independente que vende livros de todos os tipos e promove eventos temáticos para amantes de diversos gêneros da literatura.
O bar oferece cartas exclusivas de drinks, vinhos, cafés feitos com grãos de produtores locais e cervejas artesanais. Para comer, os clientes podem saborear croissants, muffins e cookies.
A casa também organiza shows de música ao vivo, apresentações de poesia, workshops, noites de jogos, palestras, festas e eventos privados, etc.
6 – Dashwood Books
A Dashwood Books é uma livraria em Nova York que todo apaixonado por fotografia deve conhecer.
Descendo um discreto lance de escadas na Rua Bond, em Lower Manhattan, a loja subterrânea é um verdadeiro paraíso para as mentes criativas. É normal que estilistas de moda apareçam por lá em busca de inspiração, como a irlandesa Simone Rocha, por exemplo.
Além de títulos raros, limitados ou que não são mais publicados, também é possível encontrar produtos a menos de US$ 5.
7 – Rizzoli
Com mais de 60 anos de história, a livraria Rizzoli chama atenção pela elegante arquitetura com estilo clássico e o uso sofisticado de madeira escura.
O catálogo é composto por títulos literários de autores de diversas nacionalidades – especialmente norte-americanos, ingleses, espanhóis, italianos e franceses –, mas o acervo de livros sobre design, moda, fotografia, gastronomia e artes se destaca.
Logo na entrada há um espaço totalmente dedicado a obras de temática nova-iorquina e também é possível encontrar jornais e revistas europeias, discos, DVDs e artigos de papelaria.
8 – Sweet Pickle Books
Uma das livrarias em Nova York mais diferentes e criativas, a Sweet Pickle Books é, na verdade, um sebo. Todos os livros e discos são usados, o que significa que os clientes encontram verdadeiros tesouros por preços bem amigáveis.
Consumidores em busca de títulos descontinuados, antigos ou raros podem solicitar que a loja encontre o produto. O pagamento só é feito quando o livro é localizado e entregue.
Outra coisa que chama atenção é a venda de produtos exclusivos da própria Sweet Pickle Books, como adesivos, canetas, camisetas, moletons, canecas, bonés e picles em conserva – daí o nome da livraria!
9 – Albertine Books
Apoiada pela Embaixada Francesa e pelo conglomerado LVMH, o acervo da Albertine conta com mais de 14 mil títulos clássicos e contemporâneos de 30 países que têm o francês como idioma oficial. Essa é a maior coleção nos Estados Unidos de livros em francês ou traduzidos do francês para o inglês.
O local em si também atrai pessoas de todo o mundo. A livraria é instalada na mansão de William Payne Whitney (1876-1927), empresário e membro de uma das famílias mais importantes e tradicionais de Nova York. O design é assinado pelo renomado arquiteto francês Jacques Garcia.A decoração fica ainda mais bonita com a réplica da escultura Jovem Arqueiro, de Michelangelo, que fica bem na entrada do prédio. A peça original fazia parte da mansão, mas foi emprestada para o The Met (Metropolitan Museum of Art) em 2014.