4 looks com colete
Elegantes e ao mesmo tempo despojados, o colete vem ganhando cada vez mais espaço no guarda-roupa feminino
Coletes já foram símbolo de masculinidade por muito tempo. O maior propagador dessa peça foi o Rei Charles II durante o século XVII, que por sua vez se inspirou nas roupas tradicionais de países islâmicos e da Europa Oriental.
Até quase o fim do século XVIII, as peças eram coloridas e estampadas, símbolos de poder usados por reis e homens da nobreza. Isso, porém, mudou drasticamente com a Revolução Francesa.
A partir de 1789, os coletes passaram a ser abraçados por pessoas comuns, inclusive soldados. No sentido militar, eram valorizados por enfatizar a figura de cintura esbelta e peito e ombros largos.
Se antes o colete era muito utilizado com terno e gravata, perdeu essa função no século XX e passou a ser usado de maneira menos formal, seja no trabalho não corporativo ou em visuais desconstruídos. Nos anos 1990, os homens adoravam usar colete com camiseta e jeans.
É mais ou menos nesse mesmo período que a peça passou a ter mais relevância no guarda-roupa feminino. O que era exclusivo dos homens passou a ser visto como algo sem gênero que as mulheres também poderiam vestir.
Hoje, o colete é peça queridinha das maiores it girls da atualidade, como Kaia Gerber e Bella Hadid, e também faz parte de coleções recentes da Valentino, Vivienne Westwood, entre outras grandes marcas de luxo.
Quer incorporar essa roupa no seu estilo pessoal? Então veja 4 ideias de looks com colete na lista a seguir!
1 – Colete como peça única
O uso mais comum é aquele em que o colete é vestido por cima de uma outra peça, camisa ou qualquer outra com mangas compridas.
A trend do momento é reverter essa noção e usar o colete sozinho, como se fosse uma blusa convencional ou regata.
Isso é interessante porque, mesmo que o look seja básico, ainda é diferente o bastante para chamar atenção, já que o corte do colete é bastante característico e elegante – mesmo que seja usado de maneira despretensiosa.
Quando o colete é usado dessa forma, os ombros ficam de fora. Dependendo do desenho, é possível que parte do colo também seja exposto.
Se bater aquele ventinho gelado, basta jogar um blazer ou jaqueta por cima e pronto!
2 – Colete de lã
Sabe aquele “colete de vovô” que os velhinhos dos desenhos animados sempre usam? Pois saiba que essa peça fica ótima em looks super estilosos e perfeitos para o outono e o inverno.
Os modelos de lã costumam ser mais folgados, ao contrário dos tradicionais, que são mais justos ao corpo. Também é normal que as peças tenham algum tipo de padrão de tricô na parte da frente e das costas. Isso dá um charme especial.
O jeito mais elegante de usar esse colete é por cima de uma camisa social, com a gola de fora. O truque é encontrar peças de cores que contrastem ou combinem entre si.
Se você quer algo bem quentinho e aconchegante, a dica é investir em um colete de lã natural, que é mais macia e retém calor de maneira superior às versões mistas ou acrílicas.
3 – Colete oversized
Um dos looks com colete mais despojados é o de design oversized.
Nesse caso, o colete fica aberto e vai por cima de uma camiseta, camisa, blusa de manga comprida e até blazer.
Para se manter dentro no tema, é bacana que todas as peças também sejam de tamanho maior – o que proporciona um ar bem fashion forward, mas sem perder a elegância.
4 – Colete com conjunto
Os conjuntos podem mostrar muita personalidade. Afinal, não é todo mundo que tem coragem de usar uma roupa combinando dos pés à cabeça.
Com a adição do colete, um visual do tipo fica ainda mais interessante porque conta com um elemento não muito utilizado pela maioria.
A padronização de cores e estampas é a maneira perfeita de criar um look statement e deixar a autoexpressão fluir livremente.