Estampa pied de poule: história e como usar

Conheça os segredos da origem da famosa estampa “pé de galinha” e saiba como incorporá-la ao seu estilo pessoal

Uma das estampas mais memoráveis e elegantes da história da moda, o termo francês “pied de poule” tem uma tradução curiosa: pé de galinha.

O padrão tem esse nome por seu formato, que se assemelha aos pés ou às pegadas de uma galinha. A estampa pied de coq, por sua vez, tem a mesma forma, mas em tamanho maior. Significa “pé de galo”.

Esse desenho, no entanto, nem sempre teve esse nome e nem ao menos nasceu na França. Veja a seguir a história de como surgiu a estampa pied de poule e dicas de como incorporá-la no seu dia a dia.

História da pied de poule

A estampa nasceu em algum momento entre os anos 360 e 100 d.C., na região da Escócia. Pertence à família dos tradicionais tecidos escoceses tartan, compostos por padrões quadriculados que representavam diferentes clãs escoceses. 

Antigamente, a padronização tinha o único nome de “houndstooth”, que em tradução livre significa “dente de cão de caça” ou “dente de cachorro”. O motivo do nome é o mesmo dos pés de galinha – o formato.

Assim como os tecidos tartan mais antigos, estima-se que a estampa pied de poule era confeccionada em pano de tecido de lã, com ovelhas de pelagem branca para as partes claras e ovelhas de pelagem preta para as escuras. Também é possível que as pessoas tingiam o material para obter os tons desejados.

Diferente das outras estampas tipicamente escocesas, o houndstooth não tinha ligação a nenhum clã. De acordo com o livro The Costume of Scotland, do autor John Telfer Dunbar, por questões de segurança, a estampa era muito utilizada por pastores de rebanhos. De certa distância, os desenhos repetidos davam a impressão de que o usuário estava ainda mais longe, o que auxiliava na proteção em relação a predadores e viajantes mal-intencionados.

Na Escócia, o pied de poule se espalhou a partir das Terras Baixas, área próxima à fronteira com o Reino Unido, cuja alta sociedade rapidamente se apaixonou pela estampa e a integrou aos guarda-roupas femininos e masculinos da época. Em pouco tempo, espalhou-se também para outros países, como a França.

É difícil dizer como e quando a estampa chegou ao território francês, tampouco como ganhou o nome com associação a pés de pés de galinha, mas o grande momento fashion – e que desencadeou de vez sua popularidade pelo mundo – aconteceu entre as décadas de 1920 e 1930, período em que os conjuntinhos de tweed criados por Coco Chanel abalaram tanto a moda europeia quanto a mundial.

Em 1947, Christian Dior lançou sua primeira fragrância, o clássico perfume Miss Dior. Tanto o frasco quanto a caixa eram estampados com pied de poule em preto e branco.

Nos anos 1960, a estampa também chegou ao universo das artes. No movimento Opt Art, que explora as ilusões de ótica, o pied de poule apareceu em várias obras.

Ao longo do tempo, várias outras marcas incorporaram o padrão a suas coleções, como Oscar de la Renta, Alexander McQueen, Balmain, Carolina Herrera, etc.

Apesar do passado relacionado exclusivamente à nata da sociedade, o pied de poule mantém sua elegância e sofisticação mesmo nos dias de hoje, quando se mostra mais acessível e diversificado.

Veja a seguir algumas ideias de como usar a estampa pied de poule no seu dia a dia.

Casaco

O casaco pied de poule é ideal para dar aquele up nos looks para trabalhar. Mesmo que a composição geral do visual seja simples, com camisa, calça preta e calçados baixos, por exemplo, a estampa dá um ar cheio de personalidade e elegância.

Seguindo as tradições centenárias de sua história, é comum que roupas com essa padronização sejam feitas de lã (natural ou acrílica), o que significa que são as peças perfeitas para usar durante os dias mais frios. 

Poncho

Falando em frio, você é adepta ao poncho? Muita gente torce o nariz, mas a verdade é que essa peça, além de super quentinha, cria looks bem diferentes e estilosos.

Com um poncho de pied de poule, você não precisa se preocupar muito com a produção. É possível até mesmo usar jeans e uma blusa básica por baixo, já que o poncho cobre a maior parte das roupas.

Esse é um visual de cores neutras e fácil de montar, mas que certamente causa impacto por onde passa.

Conjunto

O conjunto de tweed da Chanel com estampa pied de poule fez o maior sucesso no passado, e ainda é uma das marcas registradas da casa.

Um look todo estampado é o epítome da sofisticação, ideal para eventos que exigem formalidade.

Se quiser fazer uma graça, mas ainda manter a elegância, que tal se inspirar na Princesa Diana? Com seu estilo requintado, mas cheio de personalidade, Lady Di já usou um conjuntinho de pied de poule com cores distintas, com saia preta e blazer vermelho.

O segredo para um combo como esse é investir em cores que harmonizam entre si. Na dúvida, sempre escolha um tom neutro, como o preto.

Pied de poule colorido

Assim como Diana, Kate Middleton também é fã da estampa. A atual Princesa de Gales já foi vista algumas vezes usando pied de poule vermelho, um dos mais tradicionais depois do preto e branco.

Também é possível encontrar roupas de outras cores, como marrom, azul e rosa.

Dependendo da tonalidade, o visual continua sofisticado, mas ganha um ar jovial e divertido. Peças mais clarinhas são ótimas para criar looks no estilo preppy ou que são a cara dos anos 1950.