Outubro rosa: conheça os principais hábitos para o autocuidado
O mês do outubro rosa reforça a importância dos hábitos para o autocuidado e conhecimento do corpo feminino
Existem vários hábitos para o autocuidado, sendo cada vez mais necessário diminuir o ritmo das atividades diárias e observar atentamente o que o nosso corpo nos diz.
O câncer de mama é o câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo. E, infelizmente, é também a principal causa de mortes por câncer em mulheres.
Você sabia que se for detectado tão pequeno quanto 1 cm, sua chance de cura excederá 90%? Pois é!
Uma das conclusões em pesquisas na área afirma que 9 em cada 10 brasileiros associam a doença ao histórico familiar e, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o problema genético desse tumor equivale a 5% a 10% do caso.
A pesquisa também mostra que 5 em cada 10 mulheres acreditam que fumar é um fator de risco para o câncer de mama. Em qualquer caso, nenhum comportamento pode prevenir o câncer de mama.
O dia a dia influencia?
Com toda certeza, o dia a dia de cada pessoa influencia em sua própria saúde, assim como em resultados de exames importantes.
Obviamente, hábitos como alimentação saudável, exercícios frequentes, peso adequado, manter a mente tranquila e beber muita água, são fatores que evitam várias doenças e mais que essenciais para um corpo e psique sadios.
Mas como nada disso é garantia, o melhor mesmo é ter maiores cuidados, que incluem auto exame, e consulta ao profissional, que falarei a seguir.
Quais seriam os hábitos para o autocuidado?
Primeiramente devo citar o autoexame, que é simples e leva apenas alguns minutos.
Nesse caso, a mulher deve observar as mamas em frente ao espelho para verificar se há alteração na pele, aparência ou secreção dos mamilos e, a seguir, apalpar as mamas, de preferência em posição deitada.
Os autoexames não podem substituir os exames regulares realizados pelos médicos. Os médicos podem detectar nódulos que ainda são pequenos. Portanto, manter o exame médico em dia é outra forma importante de autocuidado.
Mais que a própria observação do corpo, as mulheres com mais de 40 anos devem fazer o exame, chamado de mamografia, que detecta quaisquer anormalidades precocemente, com altas chances de tratamento e cura em casos recentes.
A pessoa que realiza o exame é um técnico em exames de radiologia especializado em mamografia. O médico lerá essas imagens para verificar se há alterações.
Os exames realizados corretamente e explicados por profissionais qualificados são muito importantes para detectar quaisquer mudanças sutis.
Embora seja o principal exame para detectar anomalias mamárias, apenas a biópsia pode confirmar o diagnóstico, seja ele benigno ou maligno.
Em casos especiais, ultrassom, ressonância magnética e outras novas tecnologias podem ser usadas conforme orientação do médico.
O exame deve ser feito anualmente, e deve ser pensado com muito carinho por todos, e principalmente para aquelas pessoas que já possuem histórico familiar de casos.
Todos os anos, o outubro rosa nos lembra de criar hábitos para o autocuidado para a construção de uma rotina mais saudável. Cuide-se!