5 dicas secretas para sua próxima Eurotrip
Já comprou as passagens para a tão aguardada Eurotrip? Confira truques para aproveitar ao máximo e evitar problemas
A Europa é o continente mais visitado do mundo. De acordo com a plataforma digital de coleta de dados Statista, quase 710 milhões de turistas chegaram aos países europeus em 2023, número 16,39% maior do que no ano anterior.
Tanto sucesso não é à toa. Formado por 50 nações, o chamado Velho Continente tem uma infinidade de atrações turísticas que aquece o coração de qualquer apaixonado por viagens. No top 5 de países mais visitados, segundo a seguradora francesa AXA, estão Reino Unido, França, Espanha, Itália e Alemanha.
Por mais que a Europa tenha ótima infraestrutura e diversas soluções favoráveis para acolher turistas do mundo todo, ainda é importante que os visitantes saibam de alguns truques para curtir cada momento da viagem com muita tranquilidade.
Veja a seguir 5 dicas secretas que você precisa saber para ficar longe de problemas na sua próxima (ou primeira) Eurotrip.
1 – Leve dinheiro trocado
Além dos cartões de crédito/débito e carteiras digitais, é importante ter dinheiro em espécie em mãos – que ainda é muito utilizado lá fora.
Seja para comprar um cafézinho, a passagem do transporte ou até mesmo usar banheiros públicos, é muito importante ter dinheiro trocado, seja em notas pequenas ou moedas.
A dica é trocar o real por euro – ou qualquer outra moeda europeia – antes de sair do Brasil, mas é melhor evitar as casas de câmbio que ficam nos aeroportos, onde as taxas costumam ser mais altas do que o normal.
2 – Aproveite o Tax Free
Tax Free é um programa que permite o reembolso de até 17,5% (variável de país para país) dos impostos pagos por turistas nas compras de produtos durante viagens à Europa.
Para solicitar o Tax Free, é preciso preencher o formulário de reembolso fornecido pela loja e guardar os recibos dos produtos. Antes do embarque de volta, procure o guichê de reembolso no aeroporto. Apresente os recibos, formulários preenchidos e passaporte.
Se tudo estiver certo, o dinheiro dos impostos é devolvido na mesma hora, na moeda do país ou em dólar americano.
É importante prestar atenção em algumas coisas para garantir seu dinheiro de volta:
- O Tax Free é válido apenas para produtos; serviços não estão inclusos.
- Nem todas as lojas oferecem essa solução, e algumas só possibilitam o reembolso mediante valor mínimo de compras.
- É possível que o estabelecimento peça pelo passaporte ou outro documento de identificação do turista para liberar o formulário.
- Na volta para casa, chegue cedo no aeroporto para solicitar o reembolso com calma.
- Nem todos os países europeus oferecem o Tax Free, apenas os integrantes do Espaço Schengen. Veja a lista completa.
3 – Respeite todas as regras
Pode parecer óbvio, mas muita gente tem sua Eurotrip frustrada porque desrespeitou as regras do país – mesmo que de maneira involuntária. Isso envolve coisas pequenas, mas que podem resultar em punições legais ou multas bem salgadas.
Em Veneza, por exemplo, a punição por jogar lixo na rua é de 950 euros. Em Barcelona, beber em alguns locais é terminantemente proibido, enquanto subir na Acrópole de Atenas, na Grécia, pode resultar até mesmo em prisão.
Antes de viajar, pesquise sobre as leis e normas dos locais que você pretende visitar para não voltar ao Brasil com problemas desnecessários.
4 – Cuidado com os pickpockets
Você deve se lembrar dos vídeos virais de uma italiana que denunciava batedores de carteira em Veneza ao exclamar “Attenzione pickpocket!” a plenos pulmões.
Esse é um problema que afeta várias regiões na Europa, e não apenas a Itália. Em Londres, na Inglaterra, o território de atuação principal dos criminosos é no Borough Market, uma espécie de mercadão que atrai milhares de turistas durante todo o ano. A coisa é tão crítica que o local é conhecido como o “corredor dos pickpockets”.
Em Paris, o perigo é maior nas áreas da Torre Eiffel, Catedral de Notre-Dame, Arco do Triunfo e os museus Louvre e d’Orsay. Por causa da intensa movimentação turística dos Jogos Olímpicos, as linhas de metrô francesas estão lotadas de comunicados pedindo atenção redobrada.
Para evitar esse tipo de coisa, indica-se deixar as bolsas e mochilas à frente do corpo, andar em grupos e evitar ficar perto das portas dos ônibus, trens e metrôs. Caso o furto aconteça, as autoridades recomendam que as vítimas prestem queixa à polícia.
5 – Baixe aplicativos úteis para a sua Eurotrip
O celular é uma ferramenta que busca facilitar a vida das pessoas, e é claro que isso não poderia ser diferente em viagens internacionais.
Alguns aplicativos são muito úteis para a sua Eurotrip. Veja alguns abaixo:
- Omio: consulta, compra e agendamento de viagens de ônibus, trem, avião e balsa
- Visit A City: planejamento de itinerários de acordo com a duração da viagem e preferências do viajante
- Spotted by Locals: guia de viagem com foca nas atrações favoritas dos moradores de determinado local, fugindo dos pontos turísticos mais comuns
- HERE WeGo: aplicativo de mapas que funciona offline
- The Fork: catálogo de restaurantes, bares e lanchonetes com opção de reservas e ofertas exclusivas
Também é interessante pesquisar e baixar aplicativos úteis em cada cidade ou país, como o Paris Metro (mapa do metrô de Paris), Visit Britain (guias de viagem e os principais eventos da Inglaterra), El Tenedor (guia gastronômico de Madri), Beat (Uber da Grécia), etc.