5 livros de autoras brasileiras
Conheça as principais obras das escritoras femininas mais prestigiadas da literatura contemporânea do Brasil
Quando o assunto são autoras brasileiras, grandes nomes vêm à mente, como Clarice Lispector, Cora Coralina, Lygia Fagundes Telles, Maria Firmino dos Reis, Patrícia Galvão (Pagu) e Hilda Hilst.
Apesar do enorme talento dessas mulheres, um levantamento da Câmara Brasileira do Livro mostra que, no início do século XX, apenas 10% dos livros publicados no país eram de autoria feminina. Atualmente, a taxa foi alavancada para 40%.
Mesmo que o número ainda seja inferior às obras escritas por homens, é fato que as autoras percorreram um longo caminho ao longo do tempo, conquistando o espaço e a relevância que sempre mereceram. A tendência, esperançosamente, é que o cenário literário se torne ainda mais receptivo e justo para receber as mulheres.
É neste clima de valorização à literatura feminina que a lista a seguir mostra 5 livros de autoras brasileiras contemporâneas que você precisa ler.
1 – Tudo é Rio, Clara Madeira
Tudo é Rio é a obra de estreia de Clara Madeira, lançada em 2014. A trama gira em torno de um triângulo amoroso disfuncional, composto pelo casal Dalva e Venâncio e pela prostituta mais ousada e desejada da cidade, Lucy. Além disso, marido e mulher tentam superar uma perda trágica, causada pelo ciúme doentio dele.
O livro é uma leitura madura e precisa, mas ainda delicada e dolorosamente poética. Martha Medeiros, autora de Divã e Doidas e Santas, descreve a narrativa como uma obra-prima. “É daqueles livros que, ao ser terminado, dá vontade de começar de novo, no mesmo instante, desta vez para se demorar em cada linha, saborear cada frase, deixar-se abraçar pela poesia da prosa”, ela declara.
A história já atravessou fronteiras, chegando à Suíça e Portugal, onde ganhou o prêmio de melhor ficção lusófona pela Bertrand, maior e mais antiga rede de livrarias do país. No Brasil, Clara Madeira foi a autora que mais vendeu em 2023.
Outras obras que valem à pena: A Natureza da Mordida e Véspera
2 – O peso do pássaro morto, Aline Bei
Inspirado em eventos da infância de Aline Bei, O peso do pássaro morto conta a história de uma mulher, dos 8 aos seus 52 anos. Em formato de poema, o enredo trata de eventos do cotidiano, as tragédias da vida e as distinções que nascem na passagem entre uma geração e outra.
Ainda que seja um livro sobre os acontecimentos normais da vida, aborda, de maneira sensível e lancinante, pautas sobre maternidade, culpa, distanciamento, medo e luto.
O peso do pássaro morto faz parte do seleto grupo de livros de autoras brasileiras mais premiados dos últimos tempos, ganhador dos prêmios Toca e São Paulo de Literatura.
Outras obras que valem à pena: Rua sem Saída e Pequena coreografia do adeus
3 – Redemoinho em dia quente, Jarid Arraes
Redemoinho em dia quente é um compilado de contos que misturam realismo, fantasia e crítica social sobre mulheres do Cariri (CE), terra natal de Jarid Arraes. As histórias narram situações do dia a dia, mas com um caráter fantástico e imerso nas belezas e aflições do universo feminino.
Dentre os contos, o livro aborda as aventuras de uma mulher católica que encontra pílulas suspeitas e vive emoções nunca antes sentidas, uma lavadeira dedicada à filha, uma mototáxi que enfrenta os desafios da feminilidade no ambiente de trabalho e muito mais.
Premiada, a obra venceu o Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2020 e foi finalista da categoria Contos no Prêmio Jabuti 2020.
Outras obras que valem à pena: Um buraco com meu nome e Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis
4 – Primeiro eu tive que morrer, Lorena Portela
Ao contar a trajetória de uma publicitária que decide se refugiar em Jericoacoara, no Ceará, Primeiro eu tive que morrer é um livro identificável sobre esgotamento e novos rumos.
Sob o sol quente e as paisagens paradisíacas do Nordeste, a personagem principal passa por caminhos de descoberta sobre si mesma, sobre o mundo e sobre outras mulheres. Assim, vive um momento reflexivo e comovente baseado em trabalho, autocuidado, assédio, força e sucesso.
Membro da exclusiva lista de livros mais vendidos de 2021, esse é um dos livros de autoras brasileiras que mais se relacionam com as configurações e sofrimentos do mundo moderno.
Outras obras que valem à pena: O amor e sua fome
5 – A cabeça do santo, Socorro Acioli
A cabeça do santo relata a história de Samuel, um jovem que aceita acatar ao último pedido de sua mãe: encontrar o pai e o avô que nunca conheceu.
A contragosto, ele caminha até Juazeiro do Norte para cumprir sua promessa e encontra um abrigo numa enorme cabeça oca de uma estátua inacabada de Santo Antônio.
As coisas começaram a ficar ainda mais estranhas quando ele passou a ouvir as preces que as mulheres da região fazem ao santo. Além disso, ele também se torna amigo de Francisco e ainda tem que lidar com o fato de ter se apaixonado por uma das vozes em sua cabeça.
A peculiar narrativa é criação da mente criativa de Socorro Acioli, uma das escritoras brasileiras mais celebradas da atualidade. A cabeça de santo recebeu a benção do saudoso e respeitado autor colombiano Gabriel García Márquez, e deve se tornar um filme dirigido pela cineasta Joana Mariani até o início de 2025.
Outras obras que valem à pena: A bailarina fantasma e Oração para Desaparecer