6 dicas para montar sua mala de inverno

Sua viagem está chegando e ainda não sabe o que colocar na mala de inverno? Calma, a gente te ajuda!

Fazer a mala para viajar é sempre uma tarefa complicada. Afinal, o que levar? O que não levar? E como fazer tudo caber na bagagem? Isso é ainda mais difícil quando precisamos nos preocupar com roupas de frio.

Para acabar com os seus problemas, veja abaixo 6 dicas para montar uma mala de inverno eficiente e sem complicações!

1 – Identifique o nível de frio

Por mais gelado que possa parecer, o inverno no Brasil é uma coisa. Outra muito diferente é o frio na Europa, por exemplo.

É preciso entender qual o nível de frio do lugar para onde você estiver indo para saber o que colocar na mala, já que um inverno de temperaturas negativas e neve é bem distinto do inverno de São Paulo ou do sul do Brasil.

Pesquise bem sobre as condições climáticas e consulte a previsão do tempo antes de montar a sua mala.

2 – Camadas e mais camadas

No geral, é recomendado investir em camadas de roupas para se proteger das baixas temperaturas. Para um inverno menos rigoroso, menos camadas. Para um inverno mais forte, mais camadas.

Antes de colocar casacos e jaquetas mais pesadas, vista por baixo peças mais finas, mas que vão bloquear o frio. Camisetas, blusas de manga longa, blusas tipo segunda pele, moletom, leggings e meias-calças são ótimas alternativas.

Vá construindo camadas gradativamente, começando pelos tecidos mais colados à pele até chegar aos itens mais grossos e volumosos. 

3 – Roupas térmicas (para invernos mais rigorosos)

Se você for para um lugar cujos termômetros chegam facilmente a temperaturas negativas, colocar roupas térmicas na mala de inverno é indispensável.

As roupas térmicas contam com tecnologia que ajudam a esquentar o corpo e várias são também impermeáveis, o que é ideal para se manter seco em meio a neve.

No Brasil, você encontra essas peças em lojas de esporte, já que vários atletas usam roupas térmicas para treinar. Também vale a pena comprar lá fora, já que existem muito mais opções e os preços são relativamente bons.

Outra vantagem é que as roupas térmicas são bem finas e leves, ocupando pouco espaço na bagagem.

4 – Proteja as extremidades

Quando sentimos frio, as primeiras partes do corpo a ficarem geladas são os pés, as mãos, o nariz, as orelhas e a cabeça. Isso acontece porque o organismo interrompe o fluxo sanguíneo das extremidades para aquecer os órgãos internos.

Por causa disso, precisamos ajudar nosso corpo a manter essas áreas aquecidas. Na sua mala de inverno, não esqueça de incluir luvas, meias, gorros, cachecóis e protetores de orelha (para ambientes com neve e muito vento).

5 – Materiais quentinhos

Para garantir que você não vai passar frio, é importante investir em tecidos que te protejam contra as baixas temperaturas.

Além das já citadas roupas térmicas, procure peças feitas com:

  • Lã (batida ou acrílica)
  • Tweed
  • Bouclé
  • Cashmere
  • Nylon
  • Algodão
  • Poliéster

De acordo com suas próprias características, esses materiais contam com fibras que favorecem o isolamento térmico, o que ajuda a te deixar bem aquecida e confortável.

6 – Escolha os sapatos certos

Como já falamos aqui, os pés são extremidades do corpo – justamente as partes que esfriam primeiro. Por isso, os sapatos têm um papel importante para manter o corpo aquecido. 

Em um frio moderado, um tênis mais grosso com uma meia (ou até duas), já é o suficiente. Mas no inverno mais rigoroso, nem mesmo isso vai impedir que seus dedos congelem.

O melhor a se fazer é providenciar sapatos de couro, preferencialmente revestidos com algum material quentinho ou térmico. Se você for encarar a neve, compre calçados impermeáveis.

No geral, as botas são os sapatos mais propícios para enfrentar as baixas temperaturas. Os modelos de cano longo são particularmente indicados porque também protegem as pernas.

De qualquer forma, não esqueça as meias de lã!