6 looks de Sex and the City para se inspirar
Os looks de Sex and the City chamam tanta atenção quanto os relacionamentos conturbados do grupo de amigas mais famoso da TV
Com estreia em 1998, Sex and the City é uma das séries mais importantes dos anos 2000. Com trama envolvente e muito bom humor, a produção ganhou dois filmes – Sex and the City (2008) e Sex and the City 2 (2010) –, um spin-off – O Diário de Carrie (2013) – e uma continuação em 2021, And Just Like That…, com boa parte do elenco original de volta às telas.
No finalzinho dos anos 1990 e na virada do século, o que mais chamou atenção foi a forma como as personagens femininas foram retratadas, algo ainda relativamente inédito. Embora as mulheres da época tivessem muita mais liberdade do que nas décadas anteriores, ainda existia muita restrição e preconceito.
SATC chegou na grade da HBO como uma brisa fresca, mostrando mulheres incrivelmente humanas e que não escondiam quem eram, mesmo com todos os seus defeitos. Os temas ousados sobre sexualidade, amizade, amor e feminilidade trouxeram um novo olhar a forma como as mulheres são retratadas na ficção.
A trama divertida e sem escrúpulos também se refletia nos figurinos. A moda da série ainda é amplamente apreciada e discutida, com foco especial na forma que Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker), a personagem principal, se vestia – mas as outras protagonistas também colhem os louros no que diz respeito a estilo.
Veja a seguir 6 looks de Sex and the City para você usar de inspiração nas suas próprias produções.
1 – Saia com tutu (Carrie)
Começando com um clássico dos clássicos da mitologia de SATC, a saia branca com tutu que Carrie usa na abertura da série é, sem sombra de dúvidas, um dos visuais mais lembrados pelos fãs.
De acordo com Patricia Field, figurinista da produção, Sarah Jessica Parker usaria um vestido da coleção de 1998 da Marc Jacobs, mas ela achou que Carrie deveria vestir algo mais inesperado, já que o estilo da personagem sempre foi desenhado para ser eclético e fora da caixa.
Fields então saiu em busca de uma peça que traduzisse a personalidade da protagonista. Foi quando ela encontrou a famosa saia em uma loja qualquer do Fashion District, um bairro de Manhattan conhecido pela intensa movimentação de profissionais da moda.
O mais curioso é que a saia foi comprada por apenas US$ 5, mas foi adquirida por uma bagatela de US$ 52 mil em um leilão que aconteceu em janeiro de 2024.
Esse é o preço por ser um dos mais icônicos looks de Sex and the City!
2 – Conjunto pink (Samantha)
Sexy, aventureira, alto astral e sem papas na língua, Samantha Jones (Kim Cattrall) é a personagem favorita de muita gente.
Seguindo seu jeito de ser, suas roupas são coloridas e desinibidas, quase sempre com uma boa amostra de pele.
Mesmo em looks mais formais, Samantha dava um jeitinho de incluir pitadas de humor e sensualidade, como neste conjunto pink vibrante com grandes botões pretos, broche de estrela e decote generoso.
Mesmo que o visual seja do começo dos anos 2000, ainda parece algo que facilmente seria visto nas passarelas dos grandes estilistas da atualidade.
3 – 60s vibe (Charlotte)
A mais quietinha do grupo – mas nem tanto assim –, Charlotte York (Kristin Davis) é romântica, idealista e sensível. Assim, mesmo que seu estilo tenha evoluído ao longo do crescimento da personagem, a forma como ela se veste pode ser vista como conservadora.
Ela navegou entre o minimalismo dos anos 90, o visual country club e a estética da década de 1960, muito presente em suas roupas e acessórios, como conjuntos em tons pastéis, tweed, faixa no cabelo e estampas padronizadas.
Em cenas do primeiro filme de SATC, Charlotte não deixou de lado a atenção com a aparência mesmo que estivesse grávida. Nas ruas de Nova York, ela exibiu um vestido branco de poá bem sessentinha, completando o visual com um sobretudo rosa.
4 – Blazer e saia (Miranda)
Determinada, racional, bem decidida e uma advogada de sucesso, Miranda Hobbes (Cynthia Nixon) pode não estar no topo do ranking dos fãs quando o assunto são os looks de Sex and the City, mas a verdade é que seu estilo deveria ser mais valorizado.
Por causa da profissão e de sua personalidade mais séria, Miranda já era adepta do quiet luxury antes mesmo que o termo fizesse barulho na indústria da moda. Isso significa que ela usa roupas claramente finas, mas sem extravagâncias como Carrie ou Samantha. Ela é elegante e gosta de coisas boas, mas prefere uma abordagem mais sóbria.
Blazers, saias e vestidos modestos, terninhos, camisas e peças de alfaiataria são garantidos em seu guarda-roupa.
5 – Slip dress (Carrie)
No finalzinho dos anos 90 e começo dos anos 2000, o slip dress era um dos visuais favoritos das celebridades nos red carpets e, é claro, de Carrie Bradshaw.
O slip dress é um vestido de tecido leve – geralmente de seda ou cetim –, simples, bem justo ao corpo, com comprimento midi ou longe e que deixa boa parte do colo e dos ombros de fora. É bem parecido com uma camisola.
Dentre os inúmeros looks de Carrie, o vestido branco coladinho, combinado com sandálias de tiras transparentes, é um dos mais emblemáticos de toda sua trajetória.
6 – Vestido vermelho (Samantha)
Samantha usa vários looks de cores bem vivas, com destaque para o vermelho. Considerando sua intensidade e sexualidade aflorada, faz todo sentido essa ser uma de suas cores favoritas.
Um de seus visuais mais famosos é simples, mas poderoso: vestido vermelho de alças, bolsa com animal print de zebra, joias douradas, maquiagem marcante e cabelo com ondas suaves. Super atemporal!