Tudo que rolou na Paris Fashion Week 2024

Veja os maiores destaques da PFW de outono/inverno

Evento mais esperado do universo fashion, a Semana de Moda de Paris é um verdadeiro acontecimento; milhões de pessoas do mundo todo param para assistir às novidades que desfilam pelas passarelas das marcas mais prestigiadas da indústria.

Entre 26 de fevereiro e 5 de março, a Paris Fashion Week 2024 foi o palco de exibição para dezenas de coleções de outono/inverno que prometem ditar as principais tendências da temporada.

Animal print

Símbolo de poder, sensualidade e extravagância, o animal print existe há milhares de anos, mas ganhou o coração da indústria da moda quando Christian Dior vestiu suas modelos com estampas felinas em 1947.

Na Paris Fashion Week 2024, o estilo esteve mais vivo do que nunca! A Dior mostrou que ainda é apaixonada pela beleza das onças-pintadas e entregou uma coleção totalmente inspirada no bicho.

Já a última aposta da Paco Rabanne, que é recheada de layering e estampas ousadas, também se rendeu à grandeza do animal print em um casaco felpudo e de recorte fantástico.

All jeans

Há quem não goste de looks compostos inteiramente por peças em denim, embora todo mundo adore um jeans. Gosto não se discute, mas algumas das maiores grifes do planeta serviram looks na PFW deste ano que comprovam que o all jeans não vai a lugar nenhum.

É o caso da Schiaparelli, que exibiu uma belíssima produção de saia e jaqueta jeans com detalhes em dourado. A casa não costuma usar o material em suas coleções, então essa foi uma grata surpresa!

Victoria Beckham também apresentou looks 100% em jeans, mas um pouco mais conservadores e apropriados para as baixas temperaturas, com calças compridas, golas que vão até o queixo e lavagem escura.

Transparência

Transparência é coisa de primavera/verão? Para marcas como Saint Laurent e Chloé, isso não passa de conversa. Na Paris Fashion Week 2024, muitas roupas transparentes encantaram as passarelas.

Com sua inconfundível sensualidade francesa, a coleção outono/inverno da YSL mostrou muita pele, ao mesmo tempo em que cobriu bastante o corpo de suas modelos. Blusas e saias translúcidas, meias até o joelho e tecidos cobrindo a cabeça criaram uma atmosfera misteriosamente glamourosa.

A Chloé, por sua vez, arriscou uma abordagem diferente, de cores vivas e modelos flutuantes. Essa é a prova de que os dias mais frios não precisam ser, necessariamente, acompanhados de tons neutros e sóbrios.

Saia

A saia é outro elemento que pode não ser muito associado ao outono e inverno, mas a peça brilhou muito durante os fashion shows de Paris. Para ninguém passar frio, o truque dos designers foi criar visuais com materiais pesados e quentinhos.

Uma das marcas registradas da Miu Miu são as charmosas minissaias, mas na PFW, o comprimento se estendeu até os joelhos. A ideia de Miuccia Prada foi contemplar um aspecto da moda que beneficia todas as idades. Os looks foram combinados com blazers, camisas, suéteres e botas de cano longo.

A Givenchy escolheu um caminho mais audacioso. A coleção foi apresentada pela própria maison como “elegância instintiva”, incluindo golas dramáticas, tricot oversized, silhuetas volumosas e saias assimétricas.

Sobretudo

Não tem roupa mais indicada para o frio do que o sobretudo. Quente, confortável e mega elegante, esse é um item que parece abraçar o corpo para protegê-lo das baixas temperaturas.

Nos desfiles da última Semana de Moda, muitas marcas apostaram na peça, mas algumas merecem destaque especial, como a belga Ann Demeulemeester e seu belíssimo sobretudo estilo rock’n’roll, feito de couro e gola de pêlos.

Já Rick Owens se inspirou em fantasias espaciais para dar vida a roupas feitas inteiramente de tricot, como esse sobretudo cinza de extremidades geométricas e ombreiras em um tom de amarelo-queimado.

Couro

Se tem uma coisa que não sai de moda é o couro – ainda mais nas temporadas frias. Esse é um material rico e extremamente versátil. Nas mãos certas, pode se tornar verdadeiras obras de arte.

É o caso da Acne Studios, que mostrou ao mundo um impressionante vestido preto, acinturado e com formato suavemente arredondado. Além da silhueta praticamente esculpida, o brilho do couro também é um ponto alto.

Em uma vibe ambientalista, toda a coleção de Stella McCartney na Paris Fashion Week 2024 foi produzida com materiais sustentáveis. O couro utilizado, portanto, foi totalmente vegano, mas de altíssima qualidade e inegavelmente estiloso.

Botas de cano longo

Quem nunca comprou um par de botas de cano longo para se preparar para o inverno? Os estilistas estão cientes da popularidade desse calçado nas épocas mais frias do ano, e logo trataram de incorporá-lo em seus looks da PFW.

Seguindo um conceito equestre misturado com estilo biker, a Hermès investiu em botas de couro brilhante em tons escuros – como marrom e borgonha – que vão até abaixo dos joelhos.

Por fim, a marca de luxo japonesa Sacai fez diferente e, ao invés de peças lisas e ajustadas ao corpo, escolheu modelos pomposos e até mesmo multifuncionais. Esse par de botas de cano longo, por exemplo, são tão volumosas que quase podem substituir a calça.