7 mulheres que revolucionaram a indústria da moda

Grandes mulheres, grandes histórias. Listamos oito mulheres incríveis e contamos um pouco sobre cada uma. Confira!

A indústria da moda atravessa países e culturas e no Brasil não é diferente. Conheça personalidades que se destacam nesse universo e ajudaram a elevar a moda brasileira a outro patamar.

Costanza Pascolato

A empresária e consultora de moda é um dos maiores ícones do segmento no Brasil. Ela veio da Itália quando tinha apenas cinco anos e, em 1987, passou a comandar a Santaconstancia, tecelagem fundada por seus pais na década de 1940.

Até hoje, a empresa é uma das maiores do ramo têxtil. Atualmente, Costanza também assina uma coluna na revista Vogue e mantém um blog vinculado ao Shop2gether. 

Gisele Bündchen 

Uma das modelos mais importantes dos últimos tempos, Gisele Bündchen fez história no mundo inteiro ao longo de seus mais de 20 anos de carreira.

A gaúcha se tornou a terceira mulher da história a estampar mais capas de revista, atrás apenas de Princesa Diana e Britney Spears. Além disso, foi considerada pela revista Forbes como uma das 100 mulheres mais poderosas do mundo.

Adriana Bozon

Adriana Bozon é considerada uma das mulheres mais influentes da moda no Brasil. A paulista começou como trainee na Ellus e, ao longo de uma trajetória de quase 30 anos, conquistou o cargo de diretora de criação e de branding da InBrands, conglomerado que inclui a Ellus e outras marcas como a Herchcovitch; Alexandre e Bobstore.

Daniela Falcão

Daniela Falcão é jornalista e presidente no Brasil da Condé Nast, um dos maiores grupos internacionais de edição de revistas, como Vogue, Casa Vogue, Glamour e GQ.

Desde 2013, é considerada, a cada ano, uma das 500 personalidades mais influentes da moda mundial pelo site Business of Fashion (BoF).

Zuzu Angel

A estilista mineira Zuleika Angel Jones utilizou seu talento na moda para lutar contra a ditadura militar no Brasil. Ela usava seus desfiles para relatar à imprensa brasileira e estrangeira, a tortura sofrida por seu filho Stuart Angel Jones quando foi sequestrado por agentes do regime militar.

Para transmitir a cultura nacional em terras estrangeiras, Zuzu desenhava suas roupas retratando a exuberância da natureza brasileira.

Carmen Miranda 

A cantora luso-brasileira não foi um ícone apenas da música. Ao longo de sua carreira artística, Carmen Miranda produzia muitos dos seus próprios figurinos, com um estilo que era só dela e que virou a sua marca registrada.

Mesmo com a carreira internacional, a artista sempre deixava a cultura latina em evidência, utilizando peças que revelavam a valorização pelo seu país, com muita cor e adornos que remetem à tropicalidade do Brasil.

Camila Coutinho

Camila foi uma das primeiras blogueiras de moda a se destacar no Brasil. Em 2006, ela criou o Garotas Estúpidas, com um conteúdo cheio de personalidade e bom humor.

Desde então, a pernambucana se consolidou e até entrou para a lista das 500 pessoas mais influentes da moda em todo o mundo, publicada pelo Business of Fashion.

Mesmo com tanto crescimento, Camila procura reinventar o seu trabalho e está sempre buscando inovação e conteúdos interessantes, que tratam não apenas do luxo, mas também de marcas acessíveis.