Como fazer o descarte de roupas corretamente?
Organizar o guarda roupa e retirar tudo o que você não usa deixará o ambiente – e a vida – mais leve. Mas, o que fazer com aquelas peças muito velhas que não podem ser doadas?
Ultimamente temos ouvido falar muito em sustentabilidade, principalmente quando o assunto é moda. O consumo consciente passa por todas as etapas do vestuário, sobretudo quando a roupa já não faz mais sentido no seu guarda roupa.
Se você tem peças que já nem lembra que existem, é hora de pensar em como elas podem ser melhor aproveitadas. Mas quando vender, doar ou reformar já não são mais uma alternativa, veja como descartar suas roupas de maneira responsável, evitando prejuízos ao meio ambiente.
Destine sua peça a locais apropriados
Se você descartar uma peça de roupa no lixo comum, é muito provável que aquele material não seja reciclado e tenha um destino inadequado. É importante saber que, para se decompor, um tecido pode levar meses ou até anos, causando a contaminação do solo e trazendo impactos negativos ao ecossistema.
Procure na sua cidade um posto de coleta de roupas, têxteis ou resíduos e faça o destino correto.
Entre em contato com a marca
Se você não encontrar um local adequado para reciclagem de tecidos, pode entrar em contato com a fabricante do seu produto e verificar se possui algum programa de devolução para descarte correto ou reciclagem.
Faça uma máscara reutilizável
Tecidos de algodão velhos, como camisetas e toalhas, são perfeitos para fazer máscaras reutilizáveis. As máscaras descartáveis não são recicláveis ou biodegradáveis, então, com todos precisando delas no dia a dia, uma reutilizável pode fazer uma grande diferença.
Doar para um abrigo para animais
Abrigos e lares de animais usam roupas velhas, toalhas e outros tecidos velhos para os animais que estão sob seus cuidados. Eles utilizam para limpar, fazer camas e cobertores etc.
Consumo inteligente
Estas são apenas algumas alternativas do que você pode fazer para evitar que a sua peça seja mais um material a prejudicar o meio ambiente. Pense bem antes de deixar uma roupa parada no guarda roupa e também antes de descartá-la!