Como conservar suas roupas para que elas sempre fiquem novinhas em folha?

Prolongar a vida útil das suas roupas faz bem para o seu estilo, para o planeta e para as suas finanças. Confira 7 dicas para manter suas roupas sempre como novas!

Se você quer que suas roupas durem o máximo possível, cuidar delas é o melhor ponto de partida. Por isso, separamos 7 dicas para você conservar roupas e deixá-las com cara de novo por muito mais tempo!

1) Roupas de boa qualidade

Parece óbvio, mas se você quer que suas roupas durem, você precisa investir em peças bem feitas e em tecidos de boa qualidade. Se o produto têxtil não é dos melhores, é bem óbvio que a roupa não vai ter uma vida muito longa.

Na J.Chermann, por exemplo, todas as nossas peças são desenvolvidas com dedicação e cuidado além, claro, de utilizar materiais de altíssima qualidade!

2) Atenção ao lavar

Outra boa maneira de conservar suas roupas sempre novas é separar por tipo de tecido na hora da lavagem. A lógica é bem simples: se você lava todas as suas camisetas junto, não vai ter botão, zíper ou qualquer outra coisa que as danifique.

E tem aquela velha história da meia vermelha solitária junto com uma seleção de roupas brancas na máquina de lavar. Cuidado com as cores, hein?

E no caso de peças estampadas, a dica é lavá-las sempre do avesso!

3) Ar puro

Outra dica de como conservar roupas é respirar um pouco. Certifique-se de que suas peças tomem um arzinho de vez em quando. Você pode fazer isso deixando as portas do seu closet ou guarda-roupas aberto por algumas horas – tente fazer isso duas ou três vezes durante a semana.

Para guardar seus sapatos, deixe-os respirando por pelo menos 4 horas antes de guardá-los. Isso evita a proliferação de fungos e bactérias causados pela umidade do suor.

4) Muito sabão? Não!

Você sabia que excesso de sabão pode deixar suas peças endurecidas? Sem contar que também pode desbotar os tecidos. O ideal é você seguir a medida indicada pelo fabricante, aquela que vem na embalagem do produto. 

Outra dica importante é que o sabão seja removido completamente das roupas na hora de enxaguar. Se isso não acontecer, corre o risco de ficarem amareladas!

5) Peças delicadas

O recomendado é que peças de seda, viscose e acetato sejam lavadas à mão e com detergente neutro. Você pode dissolver o detergente na água e depois colocar as peças de molho por aproximadamente 30 minutos. Se preferir, pode usar um daqueles saquinhos específicos para roupas delicadas.

Depois do enxágue, adicione um pouco de amaciante. É melhor não utilizar a função de centrifugação da máquina, já que o processo pode quebrar as fibras dos tecidos e deixar marcas feias e irreversíveis. Ao invés disso, faça à moda antiga e pendure as peças em um cabide e deixe secar à sombra.

6) Sobre a lã

Quer saber como conservar roupas de lã? Bom, em primeiro lugar, você precisa ter em mente que elas devem ser lavadas a seco.

Em casa, use detergente neutro e seque naturalmente à sombra. Não torça as peças para que elas não deformem e coloque para secar em cima de uma grade (na horizontal).

7) TNT

Se você é do tipo de pessoa que gosta de guardar seus looks com capas de proteção, aposte em sacos de TNT, um tecido cheio de furinhos que permite a melhor circulação do ar.

Evite guardar em sacos plásticos, tá? Eles absorvem umidade.

E agora que você já sabe como conservar suas roupas para que elas fiquem sempre novinhas em folha, saiba um pouco mais sobre a influência da moda dos anos 80 no estilo atual!