A influência da moda dos anos 80 no estilo atual

Com estilos que transitavam entre o descolado e sofisticado, os anos 80 marcaram para sempre o mundo da moda. Celebridades ditavam tendências e comportamentos, enquanto as mulheres se sentiam cada vez mais livres na vestimenta.

Se no início da década de 1980 as mulheres tinham um estilo clássico, priorizando peças em tons marrons e nudes, essa tendência mudou completamente ao longos dos anos que seguiram.

Cores vibrantes, volume nos ombros, calças coladas e cintura alta foram apenas algumas trends que surgiram na época. As mudanças desse período marcaram o universo da moda para sempre, mas nos últimos anos, a moda dos anos 80 voltou a ser uma referência de estilo.

Moda eclética

Os anos 80 foi uma época marcada por ousadia. As quebras de protocolos e mudanças de paradigmas também se refletiram na moda, que valorizava o excesso e se inspirou em ícones como Madonna, Demi Moore, Princesa Diana e Whitney Houston. 

Ao mesmo tempo que crescia o uso de looks descolados, casuais, coloridos e que imprimiam mais liberdade, foi um período em que as mulheres entraram ainda mais no mercado de trabalho. Com isso, passaram a dar mais valor ao consumo e a elementos que expressavam uma imagem de riqueza e sucesso. 

Durante o dia, elas costumavam usar ternos com grandes ombreiras, na intenção de mostrar que eram tão poderosas quanto os homens. À noite, saíam com paetês e peças de um ombro só.

Nesse contexto, ficaram em alta também os mix de colares e pulseiras, assim como outros acessórios maxi e chamativos.

Peças 80’s

Foi na década de 80 que nasceram as calças de cintura alta, as famosas mom jeans, além das polainas, o jeans rasgado e a moda fitness, incluindo os bodys. Nessa época, as roupas passaram a marcar mais a silhueta feminina, por vezes com uma cintura mais justa e saias mini ou no joelho.

Em contrapartida, os suéteres oversized, tão usados hoje em dia, também fizeram parte da moda oitentista. 

Make e cabelos 80’s

O estilo de maquiagem e os penteados na década também ditavam a moda dos anos 80, seguindo a onda do exagero. Nesse período predominava o cabelo grande e selvagem, com bastante volume. Todo mundo queria ter cachos e ondas, aderindo geralmente ao spray.

No rosto, existia uma valorização da make com sombras de cores intensas, que eram de uso quase essencial, juntamente com os blushes brilhantes e batons ousados.

Animal Print

Trend ainda muito usada hoje, as estampas de animais também foram “filhas” dessa década. 

Os mais diversos animais podiam ser encontrados nas mais diversas peças dos anos 80, desde as leggings, até bolsas e óculos de sol.

Leggings 

E por falar em leggings, foi após o filme Grease, com o uso da peça pela atriz Olivia Newton-John, que a mania pelas calças justas começou.

No início, predominava a cor preta e depois foi ampliando o leque de cores dessa tendência. 

Moda fitness 

A moda esportiva foi uma verdadeira febre dos anos 80. Com o sucesso, as roupas saíram da academia e viraram peças comuns do dia a dia.

Collants, caneleiras, bermudas de bicicleta e faixas para a cabeça eram algumas básicas da época. Quem não se lembra dos vídeos de ginástica de Jane Fonda ou do clipe da música de Physical, curiosamente também cantado por Olivia Newton-John?

Nós amamos os anos 80!

Se inspirar na moda dos anos 80 na hora de se vestir é uma boa alternativa para dar mais personalidade e diferenciar o look.
Que tal misturar, por exemplo, um Casaco Onça com uma legging ou até mesmo um mom jeans? Experimenta e depois conta pra gente o que achou!