História do jeans: saiba tudo sobre este tecido incrível

O jeans marcou a cultura dos últimos séculos – muito mais do que você imagina!

Nós amamos saber a história das nossas trends preferidas. Já falamos aqui sobre o verde militar, calça clochard, gola alta, entre outras que a gente ama.

Agora, chegou a vez de falar do tecido mais queridinho do universo fashion: o jeans!

A origem do jeans

A história do jeans começa em 1800. O icônico tecido foi adotado por personalidades de Hollywood, rebeldes da contracultura, mineiros, cowboys, estrelas do rock e se consagrou como um dos materiais mais versáteis da moda nos últimos dois séculos.

Em 1873, o clássico tecido jeans, também conhecido como “denim”, foi patenteado pelo alfaiate Jacob Davis e Levi Strauss.

Como o tecido se popularizou

Hollywood ajudou a romantizar o jeans nas décadas de 20 e 30, colocando as calças em cowboys interpretados por grandes nomes, como John Wayne e Gary Cooper.

Essa glamourização incentivou o consumo de pessoas que buscavam roupas mais casuais para usar nos fins de semana. Campanhas publicitárias com atrizes famosas vestindo jeans ajudaram a convencer as mulheres de que o estilo também funcionava para elas.

Em 1930, a Vogue deu o selo de aprovação, chamando o jeans de “Western Chic”. Já na década de 40, a estilista americana Claire McCardell vendeu mais de 75.00 peças de um vestido produzido com o tecido.

O jeans e as tribos

Marlon Brando e James Dean, na década de 50, popularizaram a calça jeans com forte sex appeal. As estrelas do rock afirmaram o status cool da peça, fortificando a história do jeans, enquanto os hippies usaram o tecido entre os anos 60 e 70 como forma de mostrar apoio à classe trabalhadora.

Já as mulheres de movimentos feministas escolheram o jeans como uma maneira de demonstrar igualdade de gênero. Bacana, né?

Hoje, o jeans é ainda mais democrático e quase todas as labels usam o tecido em suas coleções.

O melhor é que você pode encontrar em diversos estilos: claro, escuro, colorido, tie dye, de cintura alta, de cintura baixa, jaquetas, vestidos… uma infinidade de lavagens e modelos para você escolher um que seja a sua cara!

O jeans da J.Chermann

A J.Chermann é referência em conceito jovem, sofisticado, contemporâneo e bem-humorado. E claro que as peças em jeans seguem o mesmo estilo. 

Escolha a sua peça preferida e compre pelo nosso e-shop!