Sobreposição com camisetas: truques para não errar

Maneiras práticas e estilosas de criar camadas sem perder a harmonia do look
A sobreposição – ou layering, em inglês – é uma técnica de styling que pode transformar um look simples em uma produção moderna e cheia de personalidade. Saber como combinar diferentes peças é essencial para criar composições equilibradas.
Veja a seguir algumas dicas para usar camiseta com sobreposição!
Como acertar na sobreposição com camisetas
Atenção aos tamanhos
O fundamento dos looks de camiseta com sobreposição – ou qualquer produção baseada em camadas – é prestar atenção nas proporções. O primeiro passo é se certificar de que a peça de baixo seja mais ajustada à silhueta.
As peças a seguir, portanto, podem ser mais folgadas. Isso cria um efeito crescente e equilibrado, tornando o visual estiloso e dinâmico.
Diferença de tecidos
A mesma lógica pode ser aplicada em relação aos tecidos. Na base, escolha materiais mais leves e sólidos, com pouca ou nenhuma textura.
Isso significa que as peças de cima podem ser mais pesadas e volumosas, com texturas e até estampas visíveis.
No verão, quanto mais fresco e respirável for o tecido, melhor. Lembre-se que você vai colocar uma roupa em cima da outra!
E é claro que as peças serão mais grossas nas épocas mais frias, mas as camadas crescentes ainda são necessárias para evitar volumes excessivos.
Combinação de cores
Pensar na paleta de cores é algo muito importante para qualquer look, mas é ainda mais fundamental para a sobreposição, já que a intenção é que as camadas sejam vistas.
Combinar cores pode ser uma tarefa consideravelmente complicada, mas existem algumas estratégias para não errar, como apostar em cores complementares ou análogas, por exemplo.
Na dúvida, um truque a prova de erros é investir em tons neutros, como branco, preto, off white, cinza, bege e marrom.
Assim, você pode optar em criar um look básico unindo duas ou mais dessas cores ou usando uma peça básica em contraste com alguma cor forte. Fica a seu critério!
Looks de camiseta com sobreposição
Agora que você já conhece os principais truques para montar produções de camiseta com sobreposição, veja algumas inspirações para incorporar no seu dia a dia!
Camiseta + vestido
Um clássico dos anos 1990, a camiseta com vestido é o combo perfeito para quem quer um decote menos revelador ou apenas fazer um charme na hora de se vestir.
Use uma camiseta justa por baixo – a babylook era uma verdadeira febre na época! – e seu vestido soltinho por cima.
O look tradicional é composto por vestido de alças, mas você pode inovar no modelo que preferir.
Camiseta + blusa de alcinha
Se você é do time das alças, a sua blusa de alcinha também fica linda por cima de uma t-shirt. Você pode compôr o look com calça jeans e tênis casual, salto alto ou botas.
A blusa pode ser de qualquer cor, mas é claro que o pretinho básico sempre facilita as coisas. Se quiser dar mais personalidade à produção, você pode escolher uma peça com detalhes em renda ou estampas da sua preferência.
É tudo muito prático, mas com aquela carinha de que você passou horas pensando no que vestir!
Camiseta + manga comprida
Mais uma tendência de moda da década de1990 e também dos 2000, a camiseta por cima de uma blusa de manga comprida é a pedida certa para criar um look casual e descolado.
Perfeita para a meia estação, essa combinação é confortável e frequentemente usada em looks oversized – embora isso não seja uma regra.
Quer sair do básico? Escolha sua graphic tee favorita e use uma blusa com mangas estampadas por baixo. As listras horizontais são infalíveis!
Camiseta + colete
Nos looks de camiseta com sobreposição de colete, existem dois modelos incríveis.
O primeiro é o colete de tricô, que é mais larguinho e quente. A peça pode ou não ser texturizada, da mesma maneira que pode ser lisa ou estampada.
Já o segundo modelo é o colete clássico de alfaiataria. Mais recomendado para o calor, você pode optar por usá-lo aberto ou fechado.