Mix de texturas: como aplicar nos seus looks

A combinação de tecidos e materiais para criar composições sofisticadas e modernas

Misturar diferentes texturas é um truque de estilo que pode transformar qualquer look, trazendo mais profundidade e personalidade às produções.

Saber como fazer o mix de texturas, além de harmonizar tecidos e materiais, é essencial para criar composições equilibradas e elegantes. Saiba mais a seguir!

O que é o mix de texturas e como isso impacta o visual

Muito se fala sobre a combinação de cores e até mesmo de estampas, mas o mix de texturas ainda é um território desconhecido para muita gente.

Ao unir diferentes materiais em um único look, o visual ganha mais profundidade e personalidade, criando um charme a mais até mesmo quando as peças são mais básicas.

Isso contribui para a impressão de que a produção foi cuidadosamente pensada – ainda que tenha levado poucos minutos para ser composta. A dimensão e o estímulo aos sentidos também são pontos altos dessa técnica de styling.

Equilibrando texturas leves e pesadas no mesmo look

Existem inúmeros tipos de tecidos por aí, o que significa que as combinações são quase infinitas. Tudo vai depender das suas próprias preferências, mas o equilíbrio é um elemento muito eficiente quando falamos de mix de texturas.

Tente harmonizar materiais que apresentam características opostas. Se uma peça tem textura bastante pronunciada, certifique-se de que a outra tenha uma aparência mais sutil.

A graça desse estilo é justamente o contraste entre texturas, mas essa diferença também vai garantir que o look não fique desconexo ou sobrecarregado.

Principais tipos de tecidos e como combiná-los

A escolha dos tecidos fica totalmente por sua conta. De acordo com o seu gosto pessoal, aventure-se em materiais orgânicos e sintéticos para crie combos diferentes.

Está sem ideias? Veja algumas sugestões que você pode incorporar no seu dia a dia:

  • Tricô e couro
  • Tricô e seda ou cetim
  • Jeans e renda
  • Jeans e tweed
  • Couro e flanela

Se essas duplas parecem um pouco ousadas demais para você, tente começar aos poucos. Peças básicas permitem que você experimente novos estilos, mas ainda não saem completamente da sua zona de conforto.

Uma blusa clássica de algodão por baixo de um casaco de pelo tipo teddy é uma boa opção, assim como usar camisa de linho com calça jeans.

Também vale considerar a época do ano para selecionar as texturas. Na primavera e no verão, priorize materiais leves, frescos, que permitam maior circulação de ar e absorção da umidade. Algodão, linho, seda e viscose são alguns exemplos.

Já no outono e no inverno, vista roupas quentes, confortáveis e que ajam como isolantes térmicos para te proteger do frio. Aposte em lã, bouclé, nylon, fleece, etc.

Padrões texturizados

Algumas peças estampadas também podem ser texturizadas, como tweed xadrez ou animal print felpudo.

Além do mix de texturas, portanto, também é preciso pensar em como os padrões funcionam lado a lado.

Pode parecer algo intimidador, mas o jeito mais simples de fazer combinações dessa espécie é apostar em uma mesma paleta de cores.

Dessa forma, mesmo que a dinâmica de estampas e texturas seja ousada, ainda há harmonia no look devido às cores compatíveis.

Looks casuais e sofisticados com texturas contrastantes

Assim como tudo na moda, o mix de materiais deve respeitar o dress code do ambiente e/ou da ocasião.

Se você vai comparecer em um programa casual, como passeio com as amigas, almoço em família ou encontro romântico, está liberado apostar em materiais, cores e estampas mais chamativas.

Por outro lado, se o seu compromisso exige mais sobriedade, a estratégia é oposta. Tente encontrar peças que sejam contrastantes, mas ainda apropriadas para a formalidade.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é AD_4nXf9drjZEh8HpHp8ZQ8FOBjC6DiR4Nb-jkVB8UgUeqx8-NZ0dHWK-LE2ZwB280wK_6M5VgIuHlwy-fUSF4-iWvqE_U04w6nXR8cFZ4mroHE6D17oWhlj7pJtp3uyV65ncozdsBt2eA

Escolha cores mais neutras e padrões menos pronunciados, dando espaço para o dinamismo do look, mas sem causar a impressão de inadequação.

Erros comuns do mix de texturas

Existem dois grandes erros na combinação de texturas. A primeira é não saber dosar as misturas e unir materiais muito pronunciados sem que haja peças mais discretas para balancear o look.

Já o segundo erro é não ter a postura para “vender” um visual ousado. Quando você veste roupas que fogem do básico – seja devido às cores, estampas ou texturas –, é preciso ter a atitude necessária para sustentá-lo.

Isso tem a ver com confiança e conforto. Se você não se sente confiante ou confortável ao vestir uma produção que foge do comum, isso será perceptível há quilômetros de distância.

O truque é usar apenas aquilo que faz com que você se sinta bem. Mesmo que você tenha o desejo de inovar, comece aos poucos, dando pequenos passos. Assim, a mudança de estilos é gradativa, permitindo que você se acostume e adquira a segurança necessária para se aventurar na moda.