Tendência: fio de lurex

O brilho sofisticado do lurex e como incorporá-lo aos seus looks
O fio de lurex tem sido um verdadeiro destaque na moda, trazendo toques de sofisticação e modernidade para diversas peças.
Caracterizado por seu brilho, é uma ótima alternativa para looks mais glamourosos e que podem ser usados tanto de dia quanto de noite. Saiba tudo sobre esse tecido!
O que é e como surgiu o fio de lurex?
O lurex é uma malha flexível e elástica, feita com fios metálicos. O principal material é o alumínio, cujas fibras são envoltas e seladas com poliéster ou poliamida.
O tecido ganhou a marca registrada Lurex® nos anos 1940, mas a existência de roupas metalizadas existem há centenas de anos. Na Idade Média, as pessoas usavam vestes de tiras de ouro moldadas em algodão ou seda, o que criava um aspecto brilhante e imponente.
Depois da criação da empresa Lurex, o material caiu nas graças dos consumidores. Com o passar do tempo, foi mudando até ganhar a forma em que conhecemos hoje, estabelecida entre a década de 1970 e 1980.
Diferenças entre lurex e outros tecidos brilhantes
O que diferencia o lurex dos demais tecidos brilhantes é a sua confecção. Antigamente, a produção era feita a partir de um fio de alumínio comprimido entre superfícies plásticas. Hoje, é feito com lã e metal vaporizado.
Também existem algumas malhas que usam o fio de lurex como um de seus componentes. São feitas de poliéster, poliamida ou outros tipos de tecido sintético. Fibras metálicas são unidas a esses materiais, dando origem a um produto com muito brilho e elasticidade.
Como incorporar o lurex no dia a dia?
Devido ao seu brilho, o fio de lurex é muito comum em roupas de festa, mas também pode ser incorporado no dia a dia.
Apesar do lurex ser considerado um tecido consideravelmente resistente, a maneira com as roupas são produzidas é um elemento crucial e que não deve ser ignorado.
O primeiro passo, portanto, é encontrar peças de qualidade, feitas por confecções qualificadas e vendidas por lojas que sejam respeitadas e sigam bons padrões de produção e ética. Isso não apenas garante a beleza das roupas, mas também a sua vida útil.
Já a próxima etapa é saber como usar as roupas feitas com esse material. Veja algumas dicas a seguir!
Conjuntos são ideais para produções práticas
Se você tem uma agenda corrida e não pode perder tempo pensando em combinações de roupas pela manhã, os conjuntos são ótimas soluções.
Como duas ou mais peças são vendidas juntas, você não tem o trabalho de quebrar a cabeça para criar diferentes harmonizações. Basta seguir a visão da marca e pronto.
Vale mencionar que os conjuntos podem dar um friozinho na barriga de algumas pessoas, já que usar a mesma cor ou a mesma estampa dos pés à cabeça não é algo corriqueiro.
Se você conseguir se desfazer dessa insegurança, descobrirá um novo mundo cheio de possibilidades!
Peças curingas para um visual equilibrado
É claro que você também pode usar peças de outros materiais junto a roupas feitas com o fio de lurex.
Para deixar tudo harmonioso, tente criar uma paleta de cores que faça sentido, seja com influências monocromáticas ou de tons complementares.
Outra dica é apostar em tecidos mais lisos, para evitar que as texturas “briguem” com o lurex. Por causa do brilho, escolha algo mais básico – isso garante equilíbrio.
O que evitar ao escolher peças com brilho
O brilho é um fator determinante também em relação ao o que evitar na hora de usar o fio de lurex.
Além das texturas, também é recomendado que os acessórios sejam menos exuberantes. Peças de couro, metal e verniz estão liberadas, mas é melhor deixar pedrarias de lado para não sobrecarregar o look. O brilho fica por conta do tecido!
Em relação a sapatos, bolsas, cintos e chapéus, certifique-se de que todas as cores conversem entre si. Na dúvida, aposte em cores neutras para combinar com roupas de lurex que tenha mais cor.
Referências: