5 peças versáteis que se adaptam a cada lifestyle

Itens essenciais para compor looks práticos e estilosos que combinam com qualquer rotina
Um guarda-roupa inteligente não precisa ser grande, mas é imprescindível ser funcional para o dia a dia.
Algumas roupas são capazes de transitar entre diferentes estilos e ocasiões, facilitando a criação de looks variados sem esforço.
Veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre peças versáteis que não podem faltar na sua casa!
O que torna uma peça versátil?
Peças versáteis são adaptáveis para diversos tipos de ocasião, por vezes servindo como base para a construção de looks mais elaborados.
A atemporalidade também é uma característica importante. Isso significa que funciona em qualquer período, independentemente das principais tendências do momento.
É por isso que as roupas devem ser de boa qualidade, para que durem o máximo possível sem parecerem velhas ou desgastadas. Cuidados de uso, é claro, também são importantes!
A sustentabilidade, portanto, está diretamente atrelada às peças versáteis, já que esses modelos costumam seguir métodos de slow fashion e, devido à vida útil prolongada, não é preciso comprar novos itens toda hora.
Modelagens e tecidos que combinam com diferentes estilos
A modelagem certa é aquela que seja apropriada para a sua silhueta. A dica é evitar roupas muito justas, mas você também não precisa andar com roupas folgadas e que não servem direito. Equilíbrio é a palavra-chave.
No entanto, você não precisa abrir mão de visuais oversized se esse é o estilo que mais te agrada.
Não há problema nenhum em apostar em looks mais larguinhos em ocasiões casuais e até profissionais, mas é preciso seguir um truque importantíssimo: certifique-se de que as roupas sejam até dois números maiores do que o seu – e nada mais que isso!
Em relação aos tipos de tecidos, invista em materiais confortáveis. No verão, linho, algodão, tencel, seda e viscose são frescos e permitem maior circulação do ar.
No inverno, lã (natural, batida ou acrílica), nylon, bouclé, couro e moletom agem como isolantes térmicos para te deixar sempre quente e aconchegante.
5 peças versáteis indispensáveis para o seu guarda-roupa
Agora que você já sabe o que configuram peças versáteis, quais modelagens e tecidos seguir, vamos ao que interessa!
1 – Camiseta
A camiseta foi criada como parte do uniforme de militares no final dos anos 1800. Pela sua praticidade, começou a ser usada por trabalhadores no começo do século XX. Na década de 1950, a clássica t-shirt já era tão aceita que brilhou nas telas do cinema em filmes como Juventude Transviada, estrelado por James Dean.
Por algum tempo, os principais usuários da camiseta eram os homens, mas logo a peça também se incorporou ao estilo feminino.
Hoje, é um item indispensável no guarda-roupa de qualquer pessoa, servindo como uma espécie de curinga para a criação de diversos looks, sejam casuais, corporativos ou até mesmo para curtir um date com aquela pessoa especial.
As clássicas camisetas brancas e pretas nunca saem de moda e combinam com tudo. Se quiser algo com mais personalidade, aposte em modelos coloridos ou graphic tees.
2 – Camisa social
A camisa social também ficou muito tempo limitada ao guarda-roupa masculino, mas o público feminino passou a usá-la com bastante frequência a partir dos anos 1980, quando as mulheres começaram a assumir cargos importantes no mercado de trabalho.
Essa é uma peça versátil e elegante, que impõe respeito e seriedade por onde passa. Mesmo assim, é simples o bastante para combinar com várias roupas diferentes, como calça social, jeans, shorts e saia.
Você trabalha em um ambiente formal, precisa de uma roupa casual chic para uma reunião importante com clientes ou simplesmente quer parecer mais arrumada para almoçar com as amigas? A camisa branca vai com tudo!
3 – Calça jeans
A calça jeans se tornou popular junto com a camiseta. Em Hollywood, grandes estrelas como Marlon Brando e Elvis Presley mostraram ao público como a peça pode ser estilosa e até sexy.
Atualmente, é fácil encontrá-la em qualquer loja física ou on-line. A diversidade de modelos faz dessa calça uma das roupas mais democráticas da indústria, ideais para todos os gostos e silhuetas. Basta escolher entre skinny, pantalona, baggy, cintura alta ou baixa, jogger, wide leg e por aí vai.
Com a estilização certa, o jeans combina com qualquer peça e calçado, adaptando-se também a qualquer situação, seja compromisso profissional, eventos sociais ou um simples passeio pelo shopping.
4 – Blazer
O blazer era um item essencial dos trajes da Marinha Britânica no final da década de 1800. Posteriormente, migrou para atividades aquáticas e esportivas, especialmente aos adeptos de passeios de barco e críquete.
Seguindo a moda poderosa dos anos 1980, foi aí que as mulheres adotaram o blazer. A característica principal era os ombros proeminentes, uma verdadeira sensação da época.
Hoje em dia, o blazer faz parte do grupo das peças versáteis, mas perdeu parte do volume dos ombros. Fora isso, o modelo continua o mesmo, com linhas retas, botões e acabamento detalhado e reforçado.
A beleza do blazer é sua capacidade de elevar qualquer produção – por mais simples que seja, como camiseta, jeans e tênis casual.
5 – Vestido preto
Um clássico atemporal, o vestido preto fez sucesso décadas atrás, continua igualmente relevante agora e certamente permanecerá na mesma posição de relevância por um bom tempo.
Dependendo do comprimento, a peça se encaixa perfeitamente em ambientes corporativos ou programas diurnos e noturnos. Vai jantar fora ou curtir a noite no barzinho? Com o vestido preto, você não vai ficar quebrando a cabeça para montar seu look!
Nos pés, use sapatos fechados, saltos, sandálias, botas ou tênis. Bateu um friozinho? Jaquetas jeans ou de couro, casacos ou blazers combinam perfeitamente – e sem nenhuma dificuldade!