Como escolher e combinar roupas femininas para um guarda-roupa versátil

Dicas essenciais para criar um guarda-roupa funcional e cheio de estilo
Todo mundo tem o seu próprio estilo de se vestir, mas apostar em roupas versáteis e que sejam apropriados para diversas situações – e ainda respeite as preferências pessoais de cada um – é algo fundamental para se ter um guarda-roupa verdadeiramente funcional.
Veja a seguir algumas dicas para você combinar roupas femininas e adaptá-las para diferentes ocasiões.
Como montar um guarda-roupa funcional?
O primeiro passo é entender o que você gosta e te deixa confortável. Independentemente do que está em alta, não há como um guarda-roupa ser funcional se não dá certo para a sua realidade e estilo pessoal.
O que mais importa, dessa forma, é seguir os próprios instintos e pensar no seu próprio conforto e autoestima. Afinal, além de estética, a moda serve para que você se sinta bem consigo mesma.
Dito isso, existem outras dicas valiosas que podem ser seguida facilmente.
Peças-chave que não podem faltar
Algumas roupas femininas são verdadeiros curingas, servindo como base para a construção de diferentes looks e ainda aplicáveis a vários tipos de ocasião.
Mesmo que o seu dia a dia exija outras peças, a presença de algumas é indispensável, como camiseta básica, calça jeans, calça social, camisa branca, blazer, jaqueta jeans e/ou de couro.
Vamos supor que o seu trabalho tenha dress code formal e você passe a maior parte do tempo usando roupas nada despreocupadas. Ainda assim, é importante que você tenha algumas camisetas e jeans no seu closet, já que a oportunidade de usar looks casuais vai surgir em algum momento.
A beleza dessas peças é que são fáceis de encontrar, de vestir e de combinar, garantindo mais praticidade e velocidade na hora de usá-las.
Cores neutras e combinações estratégicas
Combinar cores pode ser uma tarefa consideravelmente complicada, ainda mais quando falamos de tons mais fortes e vibrantes.
Para facilitar as coisas, a dica é apostar em roupas femininas de cores neutras, como branco, preto, cinza, bege, marrom e até mesmo versões escuras de azul, verde, vermelho, roxo…
Essas cores harmonizam sem dificuldade entre si, mas também casam muito bem com cores mais fortes. O laranja, por exemplo, é intimidante para muita gente, mas ao combiná-lo com peças pretas ou de outro tom neutro, o look ganha um ótimo equilíbrio.
Truques para combinar roupas femininas e criar diferentes estilos
Caso você precise de inspiração, busque ideias de looks e estilos na internet. Existem vários canais que oferecem referências incríveis, como Pinterest, TikTok, blogs de moda e sites ou revistas especializadas, como Vogue, L’Officiel, Harper’s Bazaar, Elle, etc.
Mas preste atenção no conteúdo. Tente filtrar o que você vê de acordo com as suas preferências e o seu conforto. Lembre-se: não é porque as redes dizem que algo é tendência que você deve segui-la.
Por isso, fique de olho em truques de styling adaptáveis, como sobreposições e o uso de acessórios.
Sobreposição inteligente para mais versatilidade
A sobreposição, também conhecida como layering, é caracterizada pela criação de camadas ao vestir uma peça sobre a outra.
Esse estilo é mais popular no outono e no inverno justamente porque as sobreposições deixam os looks mais quentes e aconchegantes, mas também é possível segui-lo nos dias mais quentes. Uma alternativa é o combo de vestido e camiseta, que está se tornando cada vez mais popular.
Vale seguir algumas dicas na hora de criar visuais com camadas, como tomar cuidado para que a paleta de cores seja harmoniosa, usar peças mais justas por baixo de itens volumosos e misturar diferentes texturas para dar origem a produções dinâmicas e com mais personalidade.
Acessórios para transformar qualquer look
Acessórios são capazes de elevar visuais em poucos minutos. Por mais simples que a roupa seja, colares, anéis, brincos, pulseiras, cintos, chapéus, entre outros, são capazes de transformá-la com pouquíssimo esforço.
Se você gosta de elementos mais delicados e discretos, aposte em joias de correntes finais, pingentes singelos e cores clássicas, como dourado, prateado e rosé.
Mas se você é do time que não dispensa inovação e ousadia, acessórios tipo maxi, com várias pedrarias e cores, são os ideais.
Adaptando o guarda-roupa para diferentes ocasiões
Além dos inúmeros estilos e modelos facilmente encontrados em lojas físicas e online, roupas femininas costumam ser muito versáteis, o que significa que podem se encaixar tranquilamente em diferentes situações.
Office looks, casuais e eventos sociais
Pense no seguinte cenário: é sexta-feira e o happy hour depois do trabalho já está marcado, mas você tem uma reunião importantíssima à tarde. O que vestir sem precisar carregar outra muda de roupas na bolsa?
A solução é escolher algo que seja apropriado para todos os eventos, como a combinação simples – mas competente – de camisa social, calça jeans, blazer e tênis casual.
Esse é um look que se encaixa no ambiente corporativo, mas que pode ser adaptado rapidamente para um momento de descontração. Basta tirar o blazer, abrir alguns botões da camisa, soltar o cabelo e pronto, ninguém vai ficar te olhando torto no barzinho.
Se você estiver disposta a carregar alguns itens, vale a pena levar um calçado diferente. Assim, você pode substituir um sapato formal pelo seu tênis favorito e curtir um evento casual com mais conforto.
Como transitar do dia para a noite com a mesma peça
A situação do happy hour pós-trabalho também se encaixa aqui, assim como um encontro romântico, jantar com as amigas ou até balada.
Se você não tem tempo de voltar para casa e trocar de roupa, aposte em algumas roupas femininas específicas que transitam entre visuais para o dia e para eventos noturnos. Invista no clássico little black dress, peças de alfaiataria, macacões e jeans de lavagem escura.
A maquiagem também pode fazer toda a diferença. Quando a noite chegar, você pode criar um delineado mais forte, escolher sombras mais vibrantes, aplicar glitter, caprichar no iluminador e usar um batom escuro.