Atividades ao ar livre: esportes e lazer para o verão
Saiba como alcançar o bem-estar fora de casa durante o verão – mesmo que você seja da cidade!
Saúde e bem-estar não são conquistados apenas dentro de casa. O corpo e a mente precisam de ar puro, contato com a natureza e movimento regular para funcionarem da melhor forma possível.
Nos dias quentes, o calor pode desanimar um pouco, mas não desista! Algumas atividades para o verão são ótimas para manter o vigor mesmo durante as altas temperaturas.
E mesmo que moradores de grandes cidades (como São Paulo) tenham menos opções ao ar livre, ainda existe muita coisa para aproveitar. Veja a seguir!
Trilhas
Quem gosta de natureza e de se exercitar encontra nas trilhas uma das melhores atividades para o verão. Além de serem ótimas maneiras de colocar o corpo para se mexer, a atmosfera tranquila e o ar fresco fazem maravilhas para o relaxamento. Consequentemente, a saúde física e mental são diretamente beneficiadas.
Aos novatos em trilhas, é importante se preparar antes de começar a caminhada. Não saia de casa sem se alimentar com alimentos leves, mas que tenham fibras e proteínas o suficiente para garantir sustento. Vale levar algumas barrinhas proteicas ou de cereal para recuperar as energias durante o passeio.
Também não se esqueça de beber bastante água, usar calçados apropriados e se proteger do sol com chapéus ou bonés e protetor solar.
Mesmo quem mora em centros urbanos podem aproveitar algumas trilhas sem ir para muito longe de casa. Em São Paulo, por exemplo, há algumas ótimas opções:
- Trilha da Vida (Parque Ecológico Guarapiranga)
- Trilha da Nascente (Parque Estadual das Fontes do Ipiranga)
- Trilha da Pedra Grande (Parque Estadual Cantareira Núcleo Pedra Grande)
- Trilha do Pai do Zé (Parque Estadual do Jaraguá)
Piqueniques ao ar livre
Piqueniques são boas alternativas para fazer algo diferente, aproveitar o ar livre e passar um momento gostoso com amigos e família.
A dica é escolher locais que sejam tranquilos, contem com espaço plano – para estender a toalha e as comidas – e bastante sombra para se proteger do sol. Os parques são ótimas alternativas e estão presente em todas as grandes cidades.
Na capital paulista, leve seu piquenique para o Jardim Botânico, Parque Buenos Aires, Parque Triannon, Parque Ibirapuera, entre outros.
O cardápio pode ser composto com os seus lanchinhos favoritos, mas é melhor evitar comidas perecíveis – ainda mais se você pretende estender o passeio. Caso você leve alimentos que estragam com mais facilidade ou precisam de refrigeração, tenha uma caixa ou bolsa térmica em mãos.
Esportes aquáticos
Como não mencionar esportes aquáticos quando o assunto são atividades para o verão? Nada como se exercitar, quebrar a rotina e ainda se refrescar na água!
Natação e polo aquático podem ser praticados em clubes e academias com piscina, mas há diversos outros esportes de água que merecem atenção – o problema é que não são tão populares em grandes metrópoles por questões de localização.
Mesmo assim, existem pontos específicos de São Paulo em que qualquer um pode aprender e praticar várias atividades aquáticas.
Na represa Guarapiranga, há aulas de veleiro (Pera Náutica), windsurf (Tempo Wind & SUP Clube), wakeboard (Pier 111) e stand up paddle (Kite Point). Já no Rio Capivari, em Engenheiro Marsilac, pessoas de todas as idades se divertem com o boia cross (SelvaSP).
Todas essas atividades são feitas com profissionais especializados que conhecem todos os procedimentos de segurança. De qualquer forma, é importante saber nadar e pesquisar sobre o esporte antes de praticá-lo para conhecer os princípios básicos de cada um.
Pedalar pela cidade
Andar de bicicleta é ótimo para a saúde. Aumenta a força e tonificação dos músculos, auxilia no funcionamento intestinal, contribui para a perda de peso, melhora a qualidade do sono, regula a pressão arterial, combate a deterioração das articulações e garante mais coordenação motora.
Além disso, pedalar por aí pode ser muito relaxante, mostrando-se uma atividade ideal para espairecer, esquecer dos problemas e reservar um tempinho de autocuidado em meio a uma agenda cheia de afazeres.
Parques e praças são bons lugares para andar de bike. Já os moradores de São Paulo também podem usufruir de 753,7 km de tratamento cicloviário (721,6 km de ciclovias/ciclofaixas e 32,1 km de ciclorrotas).
Confira o mapa completo da infraestrutura cicloviária da cidade no portal oficial da CETSP (Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo).
Roupas apropriadas para atividades no verão
As altas temperaturas exigem que as vestimentas certas sejam usadas durante a prática de atividades para o verão.
Roupas leves e confortáveis são indispensáveis para se exercitar, como shorts, camisetas e regatas.
Para garantir maior circulação do ar e uma boa absorção de umidade devido ao suor, alguns tipos de tecidos são altamente recomendados, como o algodão.
Materiais utilizados na confecção de roupas de academia também são ótimos, como viscolycra, poliviscose, tactel, dry fit, helanca e elastano.