Como usar lenços no seu look
Veja diferentes maneiras de incorporar os lenços ao seu guarda-roupa e deixe os looks do dia a dia mais interessantes
Lenços são associados a estilo e sofisticação, mas apesar de toda essa elegância, são peças muito simples de usar.
Vale mencionar sua existência milenar. Historiadores têm registros de lenços no Antigo Egito, há mais de 3.500 anos. Acredita-se que Nefertiti, uma das rainhas egípcias mais poderosas de todos os tempos, era adepta da peça.
Na China, em 1000 a.C., existem esculturas de soldados com lenços sobre os ombros. Na Roma Antiga, embora o período seja incerto, sabe-se que os homens usavam a peça para se proteger do sol forte.
O lenço também já foi sinal de status. Na Idade Média, acredita-se que a rainha francesa Leonor de Aquitânia popularizou o uso de lenços com longos véus sobre os cabelos, o que motivou outras mulheres da alta sociedade a seguirem a moda. A classe trabalhadora, por sua vez, protegia a cabeça com tecidos de linhos.
Cada país da Europa tinha (ou tem) seu próprio lenço. Na França, as cravats, a antecessora da gravata. No século XVI, soldados croatas usavam tecidos de tricô ao redor do pescoço. Já a mantilla, feita de renda e seda, tornou-se um traje tradicional da Espanha.
Na Segunda Guerra Mundial, o uso de lenços caiu drasticamente porque os materiais eram racionados e a confecção têxtil tinha foco principalmente nos uniformes dos soldados.
Mas tudo mudou em 1937. Esse foi o ano em que a Hermès criou o primeiro lenço de seda estampado. Não demorou muito para que a peça caísse no gosto do público e se tornasse adorado pela indústria, o que gerou inspiração para outros designs.
Hoje, o lenço é democrático, mas ainda carrega a característica de sofisticação que o tornou tão irresistível no passado.
Veja a seguir como usar lenços de diferentes maneiras e deixe os seus looks ainda mais estilosos e cheios de personalidade!
Lenço no pescoço
Embora seja a forma mais clássica, há alguns métodos diferentes para usar lenço ao redor do pescoço.
O primeiro é utilizando-o como uma echarpe ou cachecol, levemente enrolado em volta do pescoço. Também vale apenas colocá-lo sobre os ombros para se proteger de um eventual ventinho gelado.
Outra forma é fazendo diferentes amarrações, como a técnica elo em oito ou em formato de nó de gravata. Também vale usar uma argola ou até mesmo um anel para criar um design cheio de classe e sofisticação.
Veja o passo a passo:
- Dobre as extremidades de um lenço quadrado grande (preferencialmente 130 x 130) na diagonal para formar um triângulo.
- Começando pela base, enrole o tecido até chegar mais ou menos na metade. Na parte de baixo, um triângulo menor deve sobrar.
- Posicione o lenço sobre o corpo, com o triângulo no peito, e passe as extremidades por detrás do pescoço, cruzando as pontas e trazendo-as de volta para frente. Certifique-se de que as duas pontas tenham o mesmo tamanho.
- Passe as pontas do lenço por dentro de um anel (ou qualquer outra argola pequena) para prendê-las. Subindo ou descendo o anel, é possível ajustar o aperto do tecido ao redor do pescoço.
Lenço na cabeça
Se você pesquisar como usar lenços na cabeça, com certeza vai encontrar vários jeitos diferentes, como bandana, turbante fechado, turbante aberto, turbante flor e até amarração estilo pirata.
Todos são lindos, mas se quiser algo mais fácil, que tal seguir o melhor estilo Audrey Hepburn e apenas envolver a cabeça com o tecido?
Para isso, use um lenço quadrado e junte suas pontas na diagonal para transformá-lo num triângulo. Depois, basta amarrar as pontas abaixo do queixo para deixar tudo bem firme. Fica lindo!
Lenço na cintura
O jeito mais clássico de usar lenço ao redor da cintura – ou na altura dos quadris – é transformando-o em uma espécie de cinto, atravessando o tecido por dentro dos passadores de calças, saias e shorts.
Se o lenço for mais comprido, a “sobra” cria um charme bacana na lateral, servindo como um acessório que dá mais personalidade ao look.
Outra maneira bacana e bem diferente é amarrando o lenço ao redor do tronco, pouco abaixo das costelas. Isso deve ser feito sobre as roupas para criar um visual parecido com o de uma saia peplum, com tecidos sobressalentes para criar volume ou um charmoso efeito de layer (camadas).
Lenço como blusa
Vestir lenços como blusa era uma verdadeira febre nos anos 2000. A moda ficou adormecida por um tempo, mas provou ser mais do que uma microtendência e está de volta no guarda-roupa das maiores fashionistas da atualidade.
Existem vários tipos de amarrações diferentes, mas um dos mais práticos é o de blusa frente única, que deixa as costas descobertas e a parte da frente bem soltinha e confortável.
Veja como usar lenços desse jeito:
- Com um lenço quadrado (90 x 90), amarre duas pontas atrás do pescoço. O resto do tecido deve cair livremente sobre o torso.
- Na base, dobre o lenço para dentro até que o tecido chegue na linha da cintura.
- Passe as pontas de baixo para a parte de trás do corpo e amarre-as com um nó na região inferior das costas.