Por que você deveria investir numa peça de couro

Considerando valores e todas as suas vantagens, peças de couro são investimentos que valem à pena

O couro é um dos materiais mais importantes para a indústria da moda atual, mas sua relevância tem origens muito mais antigas.

Historiadores acreditam que os Cro-Magnon, os primeiros Homo sapiens europeus, usavam o couro como proteção contra o frio. Isso aconteceu há, mais ou menos, 50 mil anos.

Também existem registros de roupas de couro na Suméria, Mesopotâmia e Antigo Egito. Em eras mais recentes, como na Idade Média, o material já estava estabelecido como uma importante matéria-prima para a confecção de vestimentas.

Esse passado milenar é a prova da longevidade, utilidade e qualidade das peças de couro, que são até hoje altamente cobiçadas por todas as suas inegáveis vantagens.

Durabilidade

As peças de couro são altamente duráveis, especialmente as legítimas ou ecológicas. Ambas são de origem animal, mas a segunda é uma opção mais sustentável porque sua produção gera menos resíduos tóxicos ao meio ambiente.

O couro sintético é uma opção amigável ao bolso, mas tem suas desvantagens, como fabricação a partir de PVC – o que é muito prejudicial à natureza, já que vem do petróleo e usa componentes químicos na fabricação – e a vida útil de três a cinco anos.

O couro verdadeiro, por sua vez, pode durar até impressionantes 20 anos ou mais, a depender da manutenção da peça. É exatamente por isso que as roupas de couro legítimo são mais caras – porque podem durar a vida toda.

Atemporalidade

Levando em conta que as peças de couro existem há milhares de anos e que até mesmo as roupas modernas podem durar décadas, já deu para perceber que esse material é símbolo de atemporalidade, né?

O boom das clássicas jaquetas de couro, por exemplo, aconteceu nos anos 1950, como é possível observar em filmes da época ou que se passam na época, como O Selvagem e Grease – Nos Tempos da Brilhantina.

Desde então, a jaqueta de couro nunca saiu de moda. Muitos modelos atuais, inclusive, seguem o design de antigamente, no estilo meio biker, com lapelas grandes, botões e zíperes de metal em destaque.

O caráter atemporal das roupas de couro é um dos principais atrativos porque é possível usar, nos dias atuais, peças confeccionados há décadas sem parecer algo velho ou datado. 

Isso também significa que a roupa será muito bem aproveitada, já que dificilmente sairá da moda. A peça usada aos 30 anos pode ser a mesma usada aos 50, 60, 70…

Impermeabilidade

O couro tem uma superfície lisa e resistente que impede a penetração da umidade – ao menos na parte externa, sem contar o forro. É exatamente por isso que esse é o material perfeito para os dias chuvosos.

Outras vantagens relacionadas a isso é que as roupas de couro protegem mais contra os ventos gelados e não absorvem odores como os tecidos naturais e a grande maioria dos tecidos sintéticos e artificiais. 

Estilo das peças de couro

Não dá para negar que as roupas de couro são mega estilosas, elevando qualquer visual sem muita dificuldade.

Outro ponto importante é que isso está diretamente ligado à versatilidade. O couro é capaz de compor looks de diversos estilos diferentes, para todos os gostos e ocasiões.

Em uma pegada mais descolada, uma jaqueta de couro pode ser usada junto a um vestido para criar um visual despretensioso e confortável.

Para algo mais despojado, uma saia curta é a pedida certa para curtir com as amigas.

Prefere algo super cool? A dica é apostar na união de uma peça de couro com outras mais leves, como uma calça de couro com uma blusa estilizada de lenço.

E se engana quem pensa que as roupas de couro são apenas pretas. É possível encontrar peças de todas as cores, sendo o marrom, vermelho e burgundy (vermelho-púrpura ou vermelho-marrom) as mais populares entre as opções coloridas.