5 atividades físicas para você experimentar

Quer ter uma vida mais ativa, mas cansou da academia? Confira opções de atividades físicas diferentes para fugir do sedentarismo

Seis em cada dez brasileiros em idade adulta não praticam nenhum tipo de atividade física nos níveis indicados pela Organização Mundial da Saúde, de acordo com a própria OMS. Além de trazer riscos individuais, o sedentarismo também é considerado um problema de saúde pública.

A recomendação da OMS é que cada pessoa faça, por semana, ao menos 150 ou 75 minutos de exercícios de atividades moderadas ou intensas, respectivamente.

Quando o assunto é exercício físico, é normal que esportes, pilates, musculação e outros treinos de academia venham à mente. No entanto, órgãos oficiais de saúde também consideram atividades ocupacionais, como caminhar de um local para o outro e realizar afazeres domésticos.

Mas além disso, existem outros tipos de exercícios que fogem do convencional e apresentam diversos benefícios para a saúde física e mental.

Veja a seguir 5 atividades físicas diferentes que valem a pena conhecer e experimentar.

1 – Dança

Dança é diversão, expressão, entretenimento e até cultura, mas o que muitos não pensam é que dançar também é sinônimo de saúde.

De acordo com especialistas, a dança estimula o sistema cardiovascular, tonifica os músculos, reduz o colesterol e a hipertensão, aumenta a flexibilidade, ajuda na perda de peso e beneficia a memória e a coordenação motora.

Em relação à saúde mental, as vantagens envolvem o combate à depressão e ansiedade, mais autoestima e menos timidez.

Isso acontece porque, assim como qualquer outro exercício físico, dançar é importante para a produção de endorfina, serotonina e dopamina – neurotransmissores que causam sensação de bem-estar.

Vale fazer qualquer tipo de dança, como dança de salão, balé, samba, zumba, dança contemporânea, etc. 

Uma boa opção para praticar e aprender é a Boate Class, uma escola de dança que oferece aulas virtuais ou presenciais nas regiões da Consolação e Pinheiro, em São Paulo.

2 – Aulas de circo

O Circo não se resume a palhaços e truques de mágica, e tampouco é coisa de criança.

Atividades circenses, como acrobacias de solo e aparelhos aéreos (com tecidos e trapézio, por exemplo), são ótimas para a saúde. Dentre os benefícios, equilíbrio, flexibilidade, força e resistência se destacam.

As aulas de circo também são muito boas para estimular habilidades artísticas, interações sociais e a autoconfiança. 

O Circo Vira Mundo é a escola de circo mais prestigiada de São Paulo, com professores qualificados, várias modalidades diferentes e turmas divididas por idades.

3 – Escalada

Muita gente se surpreendeu com as competições de escalada esportiva nos Jogos de Paris 2024, mesmo que não seja exatamente uma novidade nas Olimpíadas.

A modalidade chegou nos Jogos Olímpicos da Juventude em 2018, na Argentina. Em 2020, tornou-se modalidade olímpica oficial em Tóquio.

Apesar das performances surpreendentes dos escaladores profissionais, não é preciso ser um atleta de alto rendimento para se aventurar nessa atividade física diferente – ainda mais considerando as vantagens para a saúde.

Como é um esporte que exige muito esforço físico, os praticantes ficam mais fortes, resistentes, flexíveis e concentrados. Também é uma ótima forma de perder peso e ganhar massa magra.

Escaladores iniciantes podem começar a se aventurar na atividade em espaços de escalada indoor, que contam com todos os recursos necessários para escalar de maneira eficiente e, acima de tudo, segura.

A Casa de Pedra é a melhor opção para se aventurar no esporte em São Paulo – com unidades em Moema e Perdizes. Além de instrutores experientes e qualificados, também há vias para todos os níveis, desde paredes infantis até profissionais.

4 – Beach tennis

Não é difícil encontrar pessoas se divertindo com beach tennis em praias por todo o país. Mas apesar da popularidade no Brasil, esse esporte foi criado em Ravenna, na Itália, em 1987.

O tênis de praia é uma mistura de vários outros esportes, como tênis tradicional, vôlei de praia, frescobol e até badminton. Sendo assim, é um exercício que movimenta o corpo todo, o que implica em uma série de benefícios para a saúde, como emagrecimento, resistência aeróbica, coordenação, mobilidade, agilidade, entre outros.

É claro que a melhor maneira de jogar beach tennis é na praia, mas quem mora na cidade também pode investir na entrada de clubes urbanos que contam com quadras de areia.

Na capital de São Paulo, o Paulista Tennis Center é uma boa opção para praticar na cidade e é frequentado até mesmo por atletas profissionais.

5 – Patinação

A patinação é uma atividade física diferente com atletas profissionais, mas que também pode ser explorada por pessoas amadoras apenas por diversão ou como alternativa de exercício.

Existem alguns tipos que envolvem práticas, regras e equipamentos distintos:

  • Patinação artística: manobras, passos de dança e acrobacias em pistas de madeira
  • Patinação no gelo: manobras, passos de dança e acrobacias em pistas de gelo
  • Patinação de velocidade: competições de corrida em rink de 400 metros
  • Patinação street: manobras radicais em espaços urbanos
  • Slalom: manobras com cones em pistas de madeira ou concreto liso

Devido ao esforço nas pernas, patinar traz resultados incríveis de fortalecimento e tonificação das coxas, glúteos e panturrilhas. Outros benefícios envolvem a melhora da postura e equilíbrio, capacidade respiratória e gasto de calorias.

No geral, basta colocar os patins nos pés e começar a se aventurar em parques ou até na rua, mas aqueles que preferirem a experiência completa podem contar com pistas próprias de patinação.

O Roller Jam é o rink mais famoso da capital paulista, com unidades nos bairros de Moema e Mooca.