Estampa listrada: você sabe como usar?

Descubra como usar estampas listradas de acordo com as proporções do seu corpo

As listras nunca saem de moda e sempre aparecem em diversas peças em coleções de primavera/verão ou outono/inverno. São ecléticas, democráticas e muitos práticas.

Essa também é uma das estampas mais famosas da história. Embora tivesse má fama na Idade Média – eram usados por criados, bobos da corte, contraventores e mulheres “impróprias”, de acordo com o historiador francês Michel Pastoureau –, tornou-se parte quase fundamental do guarda-roupa ocidental a partir de 1700.

Na década de 1920, as listras finalmente migraram para as roupas femininas. Os trajes esportivos tinham maior destaque, mas Coco Chanel representou a casualidade com suas famosas blusas listradas de manga longa.

Mesmo que hoje as listras sejam comuns em qualquer estilo, ainda existem dúvidas sobre a maneira certa de usá-las, em especial a respeito da influência que elas têm sobre a silhueta.

Veja a seguir algumas dicas sobre como usar estampa listrada sem errar!

Listras verticais e horizontais

A regra geral é que listras verticais ajudam a alongar o corpo, criando a ilusão de que a pessoa é mais alta do que a realidade. 

Essa é uma boa opção para as mais baixinhas. Para acentuar ainda mais o efeito, vale usar sapatos altos, calças de cintura alta e decotes em V.

Já as listras horizontais dão a impressão de uma silhueta mais larga. Ombros e quadris estreitos, por exemplo, se beneficiam bastante desse tipo de estampa.

Listras diagonais

As listras diagonais são indicadas para quem não quer que a região do estômago chame atenção.

Estampas transversais ajudam a criar um visual de distorção, o que contribui para mascarar e tirar o foco da barriga.

Largura das listras

Mesmo que uma roupa tenha estampa horizontal, a noção de amplitude não é tão perceptível se as listras forem mais fininhas.

Isso acontece porque desenhos maiores chamam mais atenção para o “pano de fundo” que, neste caso, é o corpo. É por esse mesmo motivo que pessoas do tipo mignon – ou petit – devem evitar roupas assim, já que as estampas largas dominam e “engolem” o usuário.

Os padrões afilados, por sua vez, tendem a passar quase despercebidos em meio ao look, ainda mais em cores claras. 

Listras coloridas

As estampas pretas e brancas são incríveis devido a sua neutralidade e facilidade de combinação, mas é bacana adicionar um pouco de cor aos looks do dia a dia de vez em quando.

Listras de cores vibrantes, como vermelho, cor-de-rosa ou laranja, por exemplo, são ótimas alternativas para deixar uma produção básica mais interessante.

Calça jeans e uma blusa listrada colorida já compõem um visual lindo, mas super simples de criar. 

Como usar estampa listrada com outras estampas?

Quem não tem medo de se arriscar pode fazer o famoso mix’n match, nome que se dá à junção de duas ou mais estampas diferentes – como listras e florais, por exemplo.

O primeiro passo é saber sustentar um look desse tipo. Confiança é parte fundamental de qualquer produção ousada. Se você estiver desconfortável, as próprias roupas serão vistas com outros olhos.

A dica mais importante é em relação à paleta de cores. Certifique-se de que as duas estampas tenham a mesma cor ou que ao menos combinem entre si.

Em relação ao combo de listras com listras, existem dois caminhos: seguir a mesma direção e largura das listras em todo o look ou misturar diferentes tamanhos. Para deixar as coisas mais interessantes, também vale brincar com cores diferentes.