Glow up: o que é e como ter o seu
Veja dicas para elevar o visual, o bem-estar e a autoestima
Sabe aqueles filmes em que a personagem principal passa por algum tipo de mudança no visual? Pense em As Patricinhas de Beverly Hills, O Diabo Veste Prada, Uma Linda Mulher e Miss Simpatia. Nessas histórias, as mocinhas vivem alguma situação que as obrigam a dar um up na aparência, o que também muda a vida delas completamente.
O nome disso é glow up, definido como uma mudança externa que afeta diretamente em questões internas. Afinal, quem gosta do próprio reflexo no espelho, consequentemente também se sente bem consigo mesmo.
É claro que não é só sobre beleza. Existem pessoas que dificilmente ficam satisfeitas com a própria imagem – o que é bastante preocupante –, mas é seguro dizer que, mesmo com todas as nuances da complicada mente humana, é fato que se sentir bonito e confiante pode fazer maravilhas pela vida pessoal e até profissional das pessoas.
Sendo assim, o glow up também é sobre bem-estar. Às vezes, dar aquela repaginada não depende apenas de mudar a maquiagem ou comprar sapatos novos, mas é também sobre cuidar do corpo, da mente e da alma.
Cuide da sua saúde (física e mental)
Nem é preciso dizer como a saúde, física e mental, afeta a vida e a aparência de uma pessoa, certo?
Se você está sobrecarregada, triste, estressada ou tem alguma condição de saúde não tratada ou não diagnosticada, é de se esperar que levantar da cama todas as manhãs seja mais difícil.
Uma parte importantíssima de qualquer glow up é que você esteja saudável física e mentalmente. Isso pode incluir algumas coisas, como:
- Fazer check-ups periodicamente
- Seguir as orientações médicas em relação ao tratamento de qualquer problema de saúde
- Fazer exercícios regularmente, como ir à academia ou praticar algum esporte
- Adotar uma dieta balanceada
- Beber bastante água
- Fazer terapia
Melhore a qualidade do seu sono
Dormir mal pode causar uma série de problemas, como falta de concentração, irritabilidade, fraqueza, dores de cabeça, danos ao sistema imunológico e perda de peso.
E as coisas ficam piores: um estudo recente publicado na revista científica PLOS Medicine mostra que pessoas de 50 anos ou mais, que dormem até cinco horas por noite, têm mais chances de desenvolver doenças crônicas, entre elas diabetes, AVC, insuficiência cardíaca, Parkinson e até câncer.
Dormir bem, portanto, é sinônimo de qualidade de vida e longevidade. Segundo os médicos, o sono saudável tem a ver com qualidade, quantidade e regularidade. Em outras palavras, é importante dormir profundamente, todas as noites e de acordo com as horas que o organismo de cada um exige.
Veja algumas estratégias para melhorar o sono:
- Defina horários para dormir e acordar
- Prepare um ambiente adequado (colchão e roupas de camas confortáveis, ausência de ruídos, climatização, etc.)
- Evite comer alimentos pesados próximos à hora de ir para a cama
- Evite o uso de telas (celular, tablet, computador, televisão) antes de dormir
- Controle o consumo de cafeína (especialmente à noite)
- Faça meditação
- Use óleos essenciais que ajudam a dormir melhor, como lavanda, camomila, sândalo, etc.
Se a sua insônia persistir – seja em relação a não conseguir dormir ou ao muito sono leve –, recomenda-se buscar ajuda médica.
Cuide da sua pele
Embora o autocuidado envolva muitas coisas, o skincare é quase um símbolo do self care, já que foca em algo que tem muito impacto na autoestima das pessoas.
Cada um tem uma rotina diferente de cuidados, com produtos e rituais que dependem de cada situação. Para que você realmente entenda a sua própria pele, o truque é procurar um dermatologista.
Um profissional qualificado vai saber dizer tudo o que você deve e não deve fazer, além de indicar os cosméticos e dermocosméticos apropriados.
Sem contar as especificidades individuais, bons hábitos de skincare incluem o uso diário de protetor solar, evitar muita exposição ao sol, beber bastante água e comer alimentos saudáveis.
Renove o seu guarda-roupa
Sabe quando você abre seu closet ou guarda-roupa e acha que não tem nada para vestir? Seja porque você já se encheu das roupas que têm ou porque acha que elas não representam mais os seus gostos e a sua personalidade, esses são ótimos motivos para investir em um glow up fashion.
Se você já tem noção das peças que quer, maravilha. É só seguir em frente e fazer suas compras. Mas caso você esteja na dúvida sobre qual caminho tomar, é bacana fazer algumas pesquisas.
Você pode navegar por perfis focados em moda do Pinterest, TikTok e Instagram, observando os estilos que mais te agradam e guardando referências. Caso seja preciso, faça adaptações para combinar com as suas preferências e necessidades.
E aqui vai uma dica de ouro: siga a J.Chermann (@jchermann) e a criadora da marca, Julie Chermann (@juliechermann), para pegar inspirações incríveis!
Mude seu cabelo
Todo mundo já teve aquela sensação gostosa de sair do salão com um novo cabelo e se sentir outra pessoa.
Mudar o corte, pintar o cabelo ou simplesmente fazer uma hidratação são coisas muito positivas para a autoestima de qualquer um, trazendo uma sensação de renovação que é difícil explicar.
Lembrando que um glow up vai muito além daquilo que é esteticamente agradável, mudar o visual é importante porque tende a deixar qualquer um mais feliz – e a beleza da felicidade e da autoconfiança são vistas de longe.
Melhore suas habilidades de maquiagem
Saber técnicas de maquiagem que facilitem o seu dia a dia e sejam apropriadas para as suas características físicas (tom e tipo de pele, formato do rosto, paletas que mais combinam…) é uma ótima maneira de elevar o visual.
Para sair do básico e aprender coisas novas, procure tutoriais e referências nas redes sociais, peça dicas para quem entende do assunto ou faça aulas de automaquiagem.