Como usar cinto no seu look
Saiba como usar cintos com essas 4 dicas cheias de estilo
O cinto é um dos itens de vestimenta mais antigos da humanidade. Historiadores apontam que os primeiros acessórios foram usados na Idade do Bronze, entre 3300 e 1200 a.C., em todo o território europeu e algumas partes da Ásia.
Naquela época, os cintos eram como cordas. Sua função principal era manter as roupas no lugar, mas também serviam simplesmente como peças de adorno.
Na chamada Idade do Ferro (1200 a 550 a.C.), os cintos se tornaram ainda mais funcionais, com designs que permitiam pendurar armas, sacos de pano e outros objetos.
Na Idade Média e no Renascentismo, alguns exércitos usavam cintos de cores diferentes para distinguir as patentes dos soldados, enquanto o cristianismo passou a associá-los a proteção, castidade e obediência ao divino.
Em 1800, os suspensórios tomaram o lugar do cinto no guarda-roupa dos homens – os maiores usuários do item. Os militares, no entanto, usavam cintos bem apertados para criar uma figura esguia e de formato triangular, algo considerado imponente para os padrões daquele tempo.
As mulheres também usavam cintos e faixas ao redor da cintura, geralmente abaixo dos seios. O cinturão suíço, uma espécie de corset, era particularmente famoso porque afinava a silhueta e dava destaque aos seios.
Nos anos 1920, os cintos femininos eram idênticos aos masculinos. Na década anterior, as mulheres adotaram calças de trabalho para sustentar seus lares enquanto os homens lutavam na Primeira Guerra Mundial.
O cinto, então, se tornou um acessório familiar, especialmente porque o estilo la garçonne estava cada vez mais popular devido a influência de Coco Chanel.
A partir de 1930, se tornou prática da indústria têxtil incluir passadores de cinto nas calças, o que aumentou ainda mais a busca pelo item.
Desde então, o cinto passou por fases de fivelas grandes e pequenas, espessuras grossas e finas, experimentações com couro, vinil e plástico, posicionamentos na cintura e nos quadris, dentre outras tendências.
Hoje, entende-se que o acessório pode dar aquele toque especial ou se tornar a grande atração de um look. Com tantos modelos disponíveis, é importante saber como usar cintos para não errar no dia a dia.
Veja algumas dicas a seguir!
1) Cinto faixa + sobretudo
O cinto faixa é grosso e ainda mais maleável do que os tradicionais. Por isso, é ótimo para modelar a cintura e dar um up no look.
Para aproveitar o friozinho do inverno, a dica é usar um cinto desse estilo por cima do seu sobretudo favorito. Se quiser uma coisa mais discreta, combine a cor do acessório com o resto das roupas. Se preferir algo destacado, trabalhe com paletas contrastantes.
Na J.Chermann, o Cinto Faixa Couro é a peça perfeita para deixar qualquer um mais estiloso e elegante. Com textura lisa, bordados à mão e design monocromático, é um verdadeiro curinga que facilitará a sua vida na hora de compor seus visuais.
2) Cinto + t-shirt
Um look simples de calça legging e t-shirt pode ser elevado ao adicionar um cinto pouco abaixo dos seios, na região das costelas.
O truque é usar uma camiseta oversized e um cinto fininho – como o Cinto Lucy, da J.Chermann – para equilibrar as coisas. Fica uma graça!
3) Cinto de corrente
Opulento, delicado e sensual, o cinto de corrente não tem muita funcionalidade no que diz respeito a apertar a roupa ao corpo como os outros modelos – embora ainda tenha algum efeito de acinturamento.
Como o material é duro e sem flexibilidade, esse cinto é mais indicado apenas como enfeite. Pelo mesmo motivo, fica melhor quando é usado por cima de looks mais justos.
Com destaque especial para as versões douradas – ainda que as prateadas também sejam lindas –, a corrente fica ótima com vestidos escuros, jeans e casacos ou blazers.
4) Cinto estampado
Quer trazer dinamismo, estilo e um toque de bom humor aos seus looks? Cintos estampados podem ser exatamente o que você precisa!
É claro que existem infinitas estampas e padrões por aí, mas uma opção infalível é o animal print, como onça, tigre, zebra e cobra.
Em uma produção relativamente básica, com calça jeans, camisa branca e blazer preto, um cinto com estampa de oncinha, por exemplo, dá um charme diferente ao visual, que ganha muito mais personalidade.