Como fazer sobreposição com peças de tule
Veja dicas e inspirações para compor looks com sobreposição de tule
O tule é um tecido extremamente leve, feito com fibras de algodão, seda ou nylon. Independentemente do material, a regra é clara: os fios devem ser bem finos.
Consideravelmente elástico, também é possível adicionar bordados e aplicar pedrarias, desde que o tule seja resistente o bastante.
O nascimento do tule aconteceu na comuna francesa Tulle, a partir de 1700. Naquela época, o tecido era feito a mão, com seda, algodão ou lã. Por causa do trabalho manual, o processo era longo e minucioso.
A confecção em massa começou no começo do século XIX, com a Revolução Industrial. Os maquinários ingleses, em especial o tear de bobina, deram origem ao tule como é conhecido hoje – mais acessível devido à confecção otimizada e com o uso de fibras sintéticas.
Por muito tempo, o tecido foi principalmente utilizado para compor trajes de bailarinas, vestidos de noivas, roupas de gala femininas e vestimentas feitas sob medida para produções de teatro, TV e cinema.
Hoje, é fácil encontrar o tule em qualquer loja de roupas, especialmente nas temporadas de primavera e verão. No Brasil, o tecido é particularmente famoso durante a época de carnaval, já que cria fantasias criativas, confortáveis e fresquinhas para curtir os blocos de rua.
Como a transparência é a principal característica do material em questão, é impossível fugir do layering ao incorporá-lo nos looks do dia a dia.
Pensando nisso, veja a seguir algumas dicas de como fazer sobreposição com tule!
Blusas
As blusas de tule fazem o maior sucesso pela praticidade que apresentam ao uso, além de serem estilosas e casualmente sexy.
Dependendo do modelo e da cor, essas blusas caem melhor durante o dia ou à noite. Os modelos pretos, por exemplo, são ideais para looks noturnos. O programa da vez é barzinho com os amigos ou badala? Os tules escuros e estilizados com strass ou pedrarias são a melhor pedida.
Se a blusa já foi comprada com forro, você não precisa fazer mais nada. Caso o contrário, a solução de sobreposição com tule é simples: use uma regata ou blusa de alcinha bem justa ao corpo, estilo segunda pele. Certifique-se de que a roupa de baixo seja da mesma cor da que vai por cima.
Quer algo mais ousado? Então escolha o seu sutiã mais bonito, como um modelo rendado. Lembrando que a peça ficará visível por causa da transparência do tule, hein?
Saia
As saias talvez sejam os itens de tule mais populares de todos. Quando criança, é provável que você tenha se encantado pelos tutus das bailarinas. Já adulta, é quase certeza que você ficou de olho na icônica saia de tule branco que Carrie Bradshaw usa na abertura de Sex and the City.
Os modelos clássicos dessas saias, geralmente com certo volume, são lindos, mas não são os únicos. A Saia Tule Oncinhas, da J.Chermann, é prova disso.
Com tule estampado, a peça tem modelagem reta, cós largo e uma generosa camada de peplum – tecido sobressalente na região da cintura e quadril.
Super diferentona, essa saia dá um novo twist ao tule.
Vestido de tule + calça e camisa
E falando em looks diferentes, já pensou em usar um vestido de tule com calça e camisa? Pode parecer estranho, mas o visual é figurinha carimbada de street style em várias capitais fashion pelo mundo, como Nova York, Milão e Tóquio.
Por mais inusitada que a produção possa parecer, sua composição é surpreendentemente simples. Jeans, camisa e um vestido transparente de tule por cima. Nada mais.
A parte mais complicada talvez seja combinar as cores. Não é absolutamente necessário que todas as peças sejam da mesma cor, mas é importante que as tonalidades conversem entre si.
Esse look não é para todo mundo, é verdade. Mas se você é do tipo que não tem medo de inovação, sempre busca por soluções criativas e adora um fashion statement, então essa sobreposição com tule grita pelo seu nome!
Vestido forrado
Se o seu estilo não é tão ousado assim, não tem problema! Existem vestidos de tule que seguem o padrão tradicional, com forro na área do torso e quadris.
Assim, a impressão que dá é que você está usando uma peça por baixo, mas é tudo uma coisa só. Isso certamente vai facilitar muito a sua vida!
Uma opção segura é o vestido reto de tule preto. Para dar uma elevada no look, é bacana investir em modelos com alguns detalhes, como strass, miçangas, bordados e lantejoulas.
No pé, uma sandália de tiras ou de amarração ficam ótimas. Se preferir algo mais glam rock, use botas de cano curto, como coturnos ou de design tipo galocha.