Moda mãe e filha: conheça mães e filhas estilosas do mundo fashion

Conheça as famosas que fazem sucesso pelo parentesco e pela afinidade com a moda

Poucas ligações são tão intensas e poderosas quanto às de mães e filhas, seja em relação a sentimentos, troca de experiências e até estilo.

Neste Dia das Mães, confira o melhor da moda mãe e filha com duplas que estremecem as estruturas fashion do Brasil e do mundo.

Silvia e Maria Braz

Silvia é uma das influencers mais longevas do Brasil, com foco especial no mercado de luxo. Aos 43 anos, acumula 1,5 milhões de seguidores no Instagram, já trabalhou com as maiores grifes do mundo (Prada, Gucci, Dolce & Gabbana) e, em 2024, foi a primeira influenciadora a ser nomeada rainha do Baile do Copacabana Palace.

Suas filhas, Maria Vitória, Maria Antônia e Maria Isabela – de 22, 17 e 8 anos, respectivamente – cresceram assistindo os feitos da mãe, mas é a Maria mais velha que segue seus passos, ao mesmo tempo em que constrói o próprio caminho. Atualmente, tem mais de 440 mil seguidores no Instagram e 137 mil no TikTok.

Em uma entrevista à revista Harper’s Bazaar, Maria conta como Silvia influenciou sua noção de moda e estilo. “Minha mãe sempre falou para eu não ser perfeccionista, que tinha beleza na imperfeição. Acho que é uma lição de effortless chic, don’t try too hard. O resultado vai ficar mais natural, cool e jovem”, declarou.

Apesar dos ensinamentos da mãe, ela também diz que há diferenças entre o estilo pessoal das duas. Enquanto Silvia é clássica, Maria não se intimida com um pouco de ousadia, e é apaixonada por seguir tendências e testar coisas novas.

Kate Moss e Lila Grace

Kate Moss é um dos nomes mais notórios do universo da moda. Ao longo de 25 anos de carreira, estampou a capa da Vogue mais de 30 vezes. Em 2006, foi apontada pela Forbes como a segunda supermodelo mais bem paga do mundo, ficando apenas atrás de Gisele Bündchen. 

Aos 50 anos, está aposentada das passarelas há tempos (desde 2004), mas ainda exerce grande influência. Tem sua própria agência de modelos, a Kate Moss Agency, e uma marca de cosméticos, a COSMOSS.

Seu maior feito, no entanto, talvez seja a filha Lila Grace, fruto de seu casamento com Jefferson Hack, co-fundador e editor da revista Dazed & Confused.

Hoje modelo agenciada pela empresa da mãe, Lila trabalhou pela primeira vez na área quando tinha 14 anos, em uma campanha da marca The Braid Bar. Em 2018, aos 16, trabalhou com a Marc Jacobs Beauty. Também já desfilou para a Miu Miu e, mais recentemente, para as coleções FW24 da Stella McCartney e Vivienne Westwood. 

Na edição de dezembro de 2023 da Vogue britânica, Kate e Lila deram um novo significado à moda mãe e filha ao posarem para as câmeras usando belos suéteres brancos da 16ARLINGTON.

Kate contou à jornalista Hayley Maitland que ela e a filha são parecidas. “O que é ótimo quando fazemos compras juntas na Saint Laurent ou na Lovers Lane, e menos ótimo quando ela está vasculhando o meu closet para roubar peças vintage da Galliano ou Westwood”, ela brincou.

Cindy Crawford e Kaia Gerber

Outra grande modelo dos anos 1990 – e parte dos anos 1980 – foi Cindy Crawford. Até 1998, ela já havia feito mais de 500 aparições para diferentes casas de luxo, como Chanel, Versace, Dior, Roberto Cavalli, Mugler, Valentino, entre várias outras.

Sua filha, Kaia Gerber, também vem desbravando o mundo fashion. Aos 22 anos, já trabalhou com Marc Jacobs, Burberry, Givenchy, Tom Ford, Moschino, etc. Também já apareceu em editoriais de vários países, incluindo as revistas i-D, Harper’s Bazaar e Vogue (EUA, UK, Paris, Japão, Itália, Índia e China).

As duas também se aventuram na atuação. Crawford estrelou Atração Explosiva (1995) e O Amor na Palma da Mão (2000), enquanto Gerber já participou de Babilônia (2022), Clube de Luta para Meninas (2023) e Palm Royale (2024).

Em 2017, a moda de mãe e filha agraciou a passarela da Versace na Milan Fashion Week, marcando o debut oficial de Kaia da melhor maneira possível: ao lado de Cindy.

Apesar das diferenças de altura e aparência, Cindy e Kaia têm muito em comum em relação a elegância, estilo, beleza, talento e, é claro, a influência sobre o mundo da moda e do entretenimento.

Glória Pires e Anttónia

Glória Pires é uma das maiores atrizes da dramaturgia brasileira. Com papéis marcantes em Dancin’ Days (1978), Direito de Amar (1987), Vale Tudo (1988), Mulheres de Areia (1993), Anjo Mau (1997), O Outro Lado do Paraíso (2017) e muitas outras novelas.

Aos 60 anos, Gloria é o símbolo da sofisticação, usando silhuetas clássicas – mas que ainda mantém um lindo frescor jovem – e assumindo orgulhosamente os cabelos brancos.

Cleo (antes Cléo Pires) é sua filha mais famosa, mas nos últimos tempos, Anttónia (antes Antonia Morais) vem chamando cada vez mais atenção por sua mudança de nome, movimentações artísticas e presença na indústria da moda.

Na Paris Fashion Week 2024 deste ano, ela foi convidada dos shows da Balmain. No Brasil, desfilou para a coleção Couture 24 da Roberto Lourenço. Em abril, estampou a capa da L’Officiel Brasil para promover seus próximos passos como cantora – mas também serviu muitos looks!

Mãe e filha são discretas quanto à sua relação, preferindo investir na privacidade, mas quando aparecem juntas, sempre esbanjam muito estilo e beleza.