4 maneiras de usar parka

Peça queridinha dos esquimós e soldados europeus e norte-americanos, descubra como usar a parka neste inverno

Muitos elementos da moda nasceram puramente com propósitos funcionais, ganhando conotações de estilo e arte ao longo dos anos, com o desenvolvimento da indústria.

A parka existe há muito tempo. Estima-se que as primeiras peças foram confeccionadas no século XV pelo povo inuíte, indígenas esquimós das regiões árticas de países como Alasca, Canadá e Groenlândia. 

Naquele tempo, a roupa era feita de pele de foca ou de rena. O capuz ajudava a proteger ainda mais do frio, assim como a indispensável impermeabilidade. Para que os inuítes ficassem sempre secos, costumavam passar óleo de peixe em suas vestes, dificultando a absorção da umidade.

No século XX, mais precisamente nos anos de 1940 e 1950, o exército americano e inglês, respectivamente, incorporaram a parka aos uniformes de inverno de seus soldados. O modelo verde militar era feito de nylon e forrado com lã. A partir de 1970, a confecção passou a ser de poliéster.

Assim, a história comprova como essa é a peça perfeita para os dias gelados. Se os esquimós aprovaram, então não há o que questionar!

Quer saber como usar parka neste inverno? Confira a seguir 4 maneiras diferentes para usar no dia a dia!

Conjuntinho

Quando bate aquela dúvida sobre o que vestir ou, pior ainda, sobre quais peças combinar em um mesmo look, uma boa solução é apostar em um conjuntinho.

Com duas ou mais peças harmonizadas desde o momento da compra, o seu trabalho fica muito mais fácil e rápido.

Em um visual de parka e calça combinando, tudo o que você precisa fazer é escolher a blusa de baixo e o calçado. Se quiser deixar as coisas ainda mais práticas, invista em cores neutras (como branco) e peças básicas (como camiseta e tênis casual).

Vestido

Estamos falando de uma roupa típica de inverno, mas sabia que há como usar parka em looks de primavera e verão?

Esse é o caso da produção com vestidos, especialmente os modelos longos. A dica é encontrar uma peça que seja mais leve e fuja um pouco dos moldes tradicionais.

A camisa estilo parka – com o desenho clássico, mas feita em material mais leve – é a alternativa ideal.

Parka de couro

Seguindo os padrões norte-americanos, a parka é geralmente feita de alguns tipos de tecidos específicos, como poliéster, nylon ou tencel, e muitas vezes também com forro de materiais bem quentes, como a lã e suas variações.

Alguns modelos, no entanto, usam outras matérias-primas para aumentar a versatilidade da roupa. Esse é o caso da parka de couro, que tem seu visual elevado à mais alta elegância devido a seu brilho, cor viva e desenho muito bem acinturado.

Parka de tricot

Ainda na linha de parkas alternativas, o modelo de tricot também é incrível para o inverno, mas ao contrário da versão clássica, estabelece um visual mais leve e aconchegante. 

Por ser uma peça canelada, a texturização cria uma aparência mais dinâmica e interessante, contribuindo para um look simples parecer bem mais elaborado.