Lelê Burnier: conheça a fashion influencer
Pioneira brasileira da trend GRWM nas redes sociais, Lelê Burnier é um dos principais nomes nacionais no nicho de moda da atualidade
Antes da internet, as grandes personalidades do mundo fashion eram atrizes, cantores e modelos de passarelas. Mais tarde, os blogs e canais no YouTube criaram uma nova onda de influência com as emblemáticas blogueiras.
Nos anos 2020, principalmente durante a pandemia, o TikTok se tornou a plataforma mais promissora para lançar novos criadores de conteúdo. No nicho da moda, muitos nomes começaram a surgir não apenas como chamarizes de engajamento digital, mas como pessoas que também fazem barulho até mesmo nos moldes mais tradicionais da indústria e da publicidade.
Um desses nomes é o de Lelê Burnier, considerada a rainha brasileira do GRWM (Get Ready With Me).
Quem é Lelê Burnier?
Alexandra Burnier é carioca, tem 27 anos e estudou design de produtos na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Ao passar um tempo morando em Portugal, fez vários cursos voltados à arte, incluindo a formação de maquiadora na Make Up School Lisboa.
Foi justamente esse o pontapé inicial para a presença digital de Lelê Burnier. Seus posts sobre maquiagem começaram no Snapchat, mas rapidamente migraram para o Instagram. Com o passar do tempo, ficou saturada com a própria temática, e achou que deveria expandir seu conteúdo para satisfazer as próprias vontades e atingir mais pessoas.
Depois de vários testes e estudos sobre o funcionamento do TikTok, ela finalmente chegou ao enfoque de moda, mas observou principalmente o que acontecia no exterior. Foi assim que encontrou o famoso Get Ready With Me, como contou ao portal Metrópoles.
“Eu pensei: ‘cara, esse tipo de vídeo está muito famoso lá fora, mas ninguém faz aqui no Brasil’. Refleti que, se fizesse o vídeo, e mostrasse duas opções de peças, seria uma boa estratégia”, declarou em entrevista.
De acordo com Lelê, sua intenção era que o público pudesse sentir como se estivesse escolhendo o look junto com ela. Consequentemente, ao comentarem suas preferências, trariam engajamento às postagens e eventual fidelidade ao seu perfil.
Esse insight foi certeiro. Mesmo que os primeiros vídeos tenham sido quase experimentais, já que ela ainda estava tímida e as interações não eram tão grandes, Lelê estava no caminho do sucesso.
Após alguma insistência, paciência e estratégias para entender como funcionam o público e suas principais plataformas de trabalho, os conteúdos de GRWM começaram a bombar de verdade. Em meados de 2021, já acumulava mais de dois milhões de seguidores no TikTok e 100 mil no Instagram. Hoje, tem uma base de followers de 3,2 milhões e um milhão, respectivamente.
Para não ficar na mesmice, a inovação é ferramenta constante em sua atuação nas redes. Além do Get Ready With Me e de vídeos sobre sua rotina pessoal e profissional, Lelê criou outros quadros para alimentar seu público sedento por moda.
Com “O Poder do Styling”, a influencer aparece na câmera já produzida, mas mostra como elevar o look com algumas combinações e truques de styling. O “Revamp My Look” ensina a como customizar roupas e acessórios, enquanto o “Closet Matchmaker” tem como base duas peças – geralmente bastante diferentes uma da outra – que devem ser trabalhadas de modo que façam parte de um único visual harmonioso.
Assim como Malu Borges, o conteúdo na internet a trouxe para mais perto da indústria no mundo real. Sua primeira Semana de Moda foi a temporada de outono/inverno 2024 em Milão, na Itália, que aconteceu no começo do ano.
Lelê afirma que esperou o momento certo para dar esse grande passo em sua carreira, relatando que muitos influencers comparecem aos eventos sem convite ou preparo, apenas aguardando, na sorte, uma boa oportunidade.
“A Semana de Moda que eu a todo momento idealizei foi sempre muito glamorosa. Ir para lá e ficar na porta do desfile esperando a chance de entrar, além de muito custoso, não fazia sentido para mim […], eu ainda não tinha nem uma equipe preparada para isso”, declarou ao Metrópoles.
A espera pelo momento certo, o devido planejamento e a ajuda de uma equipe competente e talentosa valeram a pena. Em sua estreia no centro italiano da moda, prestigiou os desfiles da Prada e da Fendi. Nesse último, Lelê fez parte do seleto grupo de brasileiras presentes no evento, ao lado apenas da cantora Iza e da também influenciadora Thássia Naves.
Estilo pessoal
Como toda boa fashionista, Lelê Burnier não tem medo de tentar coisas novas. Da mesma maneira que exibe looks mais sóbrios e elegantes, também se aventura nas cores e na ousadia.
Estampas, monocromia, color blocking e silhuetas clássicas dividem espaço em seu guarda-roupa. Ao não se prender a uma coisa só, estabelece uma filosofia de equilíbrio, versatilidade, bom humor e criatividade.
No geral, ela define seu estilo pessoal como divertido, atemporal e clássico, tentando incorporar um pedacinho desses elementos em cada produção que exibe nas redes.
A influencer diz que seu interesse por moda e design vem da infância, com a avó materna como maior fonte de inspiração. “Eu sempre a achei muito chique e […] extremamente vaidosa”, confessa Lelê, atribuindo à atuação familiar sua paixão por tudo aquilo que é mais refinado.
Ao incorporar as referências de quem admira à própria originalidade de estilo, vontade de conquistar seu espaço e disposição para colocar a mão na massa sempre que necessário, Lelê Burnier se consolidou como uma das influenciadoras de moda mais poderosas e relevantes do país.