Como montar looks para eventos noturnos

Entenda como funcionam os códigos de vestimenta para eventos noturnos e como se vestir para essas ocasiões

Seja um jantar romântico com aquela pessoa especial, baladinha com as amigas ou uma festa importante, a noite requer visuais diferentes dos usados quando ainda é dia.

Normalmente, os looks para eventos noturnos são mais escuros, brilhantes e até sexy, dependendo da situação.

Também é importante prestar atenção no dress code do evento noturno para não passar por nenhuma situação constrangedora de vestir algo totalmente diferente dos outros convidados.

Respeitando o dress code de looks para eventos noturnos

Muitos eventos pedem que seus participantes se vistam de determinada maneira. Isso serve para que haja a padronização de todos e ninguém fique destoando do tema da festa.

De certa forma, o código de vestimenta facilita a vida dos convidados. Quando o tipo de roupa é pré-estabelecido, escolher o look se torna um pouco mais simples.

Outro ponto é que o dress code ajuda a evitar situações desconfortáveis. Já pensou chegar de jeans e camiseta em um lugar onde todos estão usando roupas de gala?

Confira a seguir os principais tipos de dress code mais comuns e saiba como se vestir para o próximo evento que te convidarem!

Black tie

Um evento black tie é sofisticado. Sabe o tipo de roupa que os artistas usam nas premiações? É disso que se trata.

O visual mais comum para as mulheres são os vestidos longos de festa, feitos de materiais nobres. Em ocasiões como essa, não é preciso ter medo de adicionar alguns detalhes marcantes ao looks, como caudas, fendas, jóias, salto alto e maquiagem e penteados elaborados.

Social

Pode-se dizer que o dress code social é um nível a menos que o black tie. Ainda é sério e requer maior produção, mas é um pouco menos exigente. Formaturas, casamentos e jantares formais geralmente pedem por roupas do tipo.

Vestidos longos, sapatos altos e acessórios são bem-vindos, mas é preciso ir com calma no uso de brilho, pedraria, transparência e acessórios muito chamativos.

Esporte 

Casual e despreocupado, o traje esporte não pede nada específico e deixa com que os convidados se vistam da maneira que preferirem. Vestidos curtos, saias, jeans, blusas de alça, sandálias, tênis, estampas… Não há restrições.

Na maioria das vezes, eventos dessa espécie acontecem de dia, mas não é exatamente uma regra e encontros noturnos também podem seguir esse código de vestimenta.

Esporte fino

O esporte fino (também chamado de traje passeio ou tenue de ville) requer mais produção do que seu irmão informal.

Quem trabalha no escritório conhece bem esse dress code: saias e vestidos de comprimento modesto, camisa, blazer e tecidos nobres, como linho, seda, crepe, musseline, etc.

Jeans, estampas localizadas, roupas com efeito destroyed e tênis não se encaixam no esporte fino.

Cores

Nada impede que você vista a cor que quiser e a qualquer hora, mas é fato que as pessoas usam certos tons com mais frequência no período do dia ou da noite.

No geral, as cores mais claras são populares em eventos diurnos, enquanto as mais escuras são usadas em looks para eventos noturnos.

Preto e variações de azul, verde, vermelho, roxo, cinza e tons terrosos são boas opções. E mesmo que seja uma cor clara, a neutralidade do branco também é válida e impede que o visual fique pesado demais.

Glam

Glam significa glamour. Muito brilho, silhuetas justas, roupas curtas, cortes modernos e sensualidade fazem parte dessa estética que é super indicada na hora de montar looks para eventos noturnos.

Ótimo para baladas e festas descoladas, o glam pede por lantejoulas, paetês, pedrarias, couro, vinil, veludo, camurça, plumas e tudo aquilo que for brilhante.

Com a volta do típico metalizado dos anos 1970, usar roupas com efeito cromado é uma boa ideia para se destacar no meio da multidão. Prateado e dourado são os tons mais comuns, mas apostar em outras cores também serve para compor produções mega divertidas e fora da zona de conforto.

Rocker

Seguindo a linha pesada do rock’n’roll, o estilo rocker é ótimo para sair à noite – mesmo que você não se considere roqueira.

Alguns elementos são os mais associados a essa estética: peças pretas, couro, spikes, correntes e figuras “sombrias” – como a caveira, por exemplo. Se quiser um pouco de cor, um tom de vermelho vivo dá um toque todo especial.

O lado bom do estilo rocker é que a imagem bem definida não tira o conforto. É possível usar calça rasgada, camiseta, jaqueta de couro e uma bota baixa sem sofrimento e sem sair do propósito.

Maquiagem

Ao contrário da maquiagem diurna, a make para a noite não precisa seguir aquela ideia de naturalidade – a tal da no-makeup-makeup, que dá a impressão de que não está usando nada no rosto. 

Vale, portanto, pesar um pouco mais a mão na hora de fazer a maquiagem para sair a noite. Claro que isso ainda depende do tipo de evento – um casamento demanda por algo diferente de uma balada, por exemplo –, mas algumas características caem bem na make noturna:

  • Contorno marcado
  • Delineador bem definido
  • Cores de sombra e batom mais vibrantes ou escuras
  • Brilho (glitter, strass, produtos com efeito metalizado)
  • Cílios postiço
  • Iluminador mais forte
  • Cut crease (destaque do côncavo)
  • Ponto de luz

Apesar da liberdade para criar algo mais elaborado, é preciso ter cuidado na hora de fazer uma maquiagem pesada. Se você incluir todos os itens citados acima, dificilmente vai ter um resultado bacana. Lembre-se: equilíbrio é tudo!