Truques para fazer o seu look oversized funcionar
Entenda melhor o oversized e conheça nossas dicas infalíveis para você acertar nos visuais ao aderir a peça que está em alta
Você já deve ter visto nas redes sociais ou na rua alguém usando roupas largas e que, de alguma forma, funcionaram para compor um look estiloso e bonito.
Apesar de serem casuais e parecerem descomplicadas, as peças oversized podem apresentar algumas dificuldades na hora de montar seu visual, então veja nossas dicas a seguir e saiba o que fazer!
O que é oversized?
O termo em inglês “oversized” significa algo como “acima do tamanho”. Na moda, nada mais é do que a definição de roupas propositalmente largas.
No século passado, a moda feminina era bastante restrita. Corsets, crinolinas e silhuetas apertadas dominavam o guarda-roupa das mulheres.
Segundo o estilista Dudu Bertholini ao Gshow, isso era uma forma de impedir que elas “se locomovessem e ocupassem espaços de poder na sociedade”.
Após a Primeira Guerra Mundial, as mulheres finalmente conquistaram o poder de voto e já eram necessárias no mercado de trabalho. É justamente nessa época que as roupas oversized começaram a integrar a moda feminina.
Na década de 1920, Coco Chanel passou a incluir elementos de roupas masculinas em seus desenhos, sendo uma das pioneiras do estilo.
Ombreiras chamativas, cabelos volumosos, cores intensas e peças mais largas fizeram parte da década de 1980, conhecida pela moda exagerada e marcante.
Apesar do contexto histórico, o estilo oversized como é conhecido hoje vem dos anos 1990, especialmente em relação às roupas dos homens do basquete, skate e hip hop. É daqui que também vem a principal inspiração para o street style, o estilo de rua.
Como usar roupas oversized?
Agora, anote as dicas a seguir para não errar na hora de montar seus looks oversized.
Tamanho
Por mais que o princípio do estilo sejam as roupas largas, ainda é preciso tomar cuidado com os tamanhos.
Mélanie Masarin, fundadora da marca Ghia e escritora da Night Shade, newsletter sobre moda e lifestyle, afirma que cada pessoa deve prestar atenção em sua altura na hora de escolher peças de tamanhos maiores. “Se uma camisa for tão longa que te faz parecer uma criança, então é grande demais”.
De acordo com especialistas de moda, a peça oversized perfeita é dois tamanhos maiores do que o tamanho que realmente se usa. Isso impede que as roupas te “engulam” e dêem a impressão de que você é menor.
Equilíbrio
A maneira mais fácil de usar uma roupa oversized é combinando-a com uma peça mais justa. Assim, há um equilíbrio bem evidente.
Outra forma de balancear o look é deixando algumas partes do corpo à mostra, como os braços de fora ao usar um camisetão ou o colo visível junto a uma jaqueta ou blazer grandes.
Além de serem simples de aplicar no dia a dia, essas técnicas também são ótimas para quem está começando a se aventurar nesse estilo.
Alfaiataria
Apesar do estilo oversized ser muito associado à casualidade, é possível criar looks sofisticados.
As peças de alfaiataria são excelentes nesse quesito. Calças, camisas, blazers, casacos e coletes de tamanhos grandes criam visuais difíceis de esquecer.
Neste caso, os looks ficam em um meio termo: não são super sérios, mas também não são apenas despojados. De qualquer maneira, é impossível negar que são muito estilosos.
Intenção
As pessoas sabem quando você planejou o seu look e quando vestiu a primeira coisa que encontrou pela frente.
Como as peças oversized são bem casuais, a intenção conta demais na hora de montar o visual. Isso significa que a escolha das roupas, das cores, dos acessórios e da estilização são intencionais e que você conhece o território em que está andando, que cada detalhe tem um propósito.
Existem diversas dicas que vão mostrar que o seu look é intencional e, é claro, deixá-lo ainda mais bonito:
- Faça sobreposições para que as diferentes camadas de cores e texturas sejam vistas
- Abotoe a camisa até em cima, rente ao colarinho
- Coloque apenas um lado da camisa por dentro da calça, deixando o outro solto
- Coloque apenas a parte central da frente da camiseta por dentro da calça, deixando os lados e a parte de trás soltas
- Use cores contrastantes para trazer mais equilíbrio (tom escuro e tom claro, por exemplo)
- Use tecidos leves para trazer mais fluidez
- Use acessórios que ajudem a trazer de volta o formato da silhueta, como uma bolsa transversal, por exemplo
Uma cor só
Outra maneira relativamente simples de fazer o seu look oversized funcionar é apostando em uma cor só.
O visual monocromático é super fashion e pode dar uma impressão ainda maior de volume e de alongamento da figura.
O preto e o branco são clássicos à prova de falhas, mas que tal se aventurar por outras cores? Se uma paleta vibrante for um pouco demais para você, comece por tons pastéis e vá intensificando aos poucos.
Você pode usar o mesmo tom dos pés à cabeça ou combinar diferentes versões da mesma cor. Fica a seu critério!
Postura
A roupa não pode te vestir – você deve vestir a roupa.
Isso quer dizer que há um conjunto de coisas que contribuem para que um look seja considerado acima da média: proporção, combinação, estilização e postura.
Muita gente nem considera esse último item, mas a maneira que você se porta é fundamental para que o visual convença as outras pessoas de que, sim, essa é uma boa roupa e você sabe exatamente o que está fazendo. Lembra da intenção?
Por causa do tamanho das peças oversized, é preciso saber sustentá-las. Se você estiver desconfortável ou descontente com o que está vestindo, o look não vai funcionar como deveria.
É por isso que usar o que realmente te agrada é tão importante, porque afeta diretamente a sua confiança.