Como combinar a maquiagem com o seu look?

Conheça os macetes que vão te ajudar a combinar a maquiagem com a roupa e criar os melhores looks sem complicação!

Montar um look não se resume apenas a escolher a sua roupa preferida ou o estilo que mais faz sucesso no momento. A produção também envolve outros elementos, como sapatos, acessórios e maquiagem.

Na hora de combinar uma coisa com outra, é normal às vezes ter que quebrar a cabeça. Afinal, como fazer com que todos os itens conversem entre si?

Não é necessário combinar, exatamente, a maquiagem com a roupa, embora seja muito divertido e bonito quando isso acontece. Mesmo que a make tenha cores que se diferem das vestimentas, o importante mesmo é que o produto final esteja harmônico.

Veja a seguir como combinar a maquiagem com a roupa e outras dicas importantes para criar looks completos que façam sentido!

Maquiagem neutra

A maquiagem neutra vai bem com tudo, desde uma roupa vibrante ou algo mais sóbrio.

Usando tons de nude, marrom e preto, entre outros, é possível fazer makes bonitas e apropriadas para diferentes ocasiões, como uma reunião de negócios ou um jantar romântico.

Essa é uma opção segura para quem está com o tempo curto ou tem certa dificuldade para criar maquiagens mais elaboradas.

Maquiagem para o dia e a noite

Assim como existem visuais para o dia ou para a noite, a maquiagem segue a mesma lógica.

Dificilmente você vai ver alguém com uma sombra amarela ou laranja, algo bem primaveril, em uma balada à noite, né?

Claro que não existem regras absolutas, mas é mais comum que as pessoas apostem em uma make mais natural para o dia – com cores suaves ou alegres – e em algo mais carregado e trabalhado para a noite – com cores mais escuras e pesadas.

Tons pastéis, por exemplo, ficam lindos sob a luz do sol, enquanto metalizados e brilhos de textura grossa ganham um destaque especial sob o cenário noturno.

Combine a maquiagem e a roupa com a ajuda do círculo cromático

O círculo cromático ajuda a estabelecer uma relação visual entre as cores primárias, secundárias e terciárias, tornando mais fácil trabalhar com elas.

Se você não sabe como combinar maquiagem com a roupa, pode tentar seguir dois padrões de leitura do círculo.

As cores complementares ficam em lados opostos e são bem diferentes uma da outra, sendo ótimas para criar looks mais ousados ou que tenham certo destaque. Você pode usar um batom vermelho com uma blusa verde, por exemplo, ou sombra roxa e casaco amarelo.

Se quiser algo um pouco mais sútil, com as mesmas tonalidades, aposte nas cores análogas, que ficam uma do lado da outra do círculo, formando um grupo de dois ou três tons.

Desta forma, se o seu vestido for azul, apostar em uma maquiagem verde-água ou violeta, seguindo a direção do círculo, pode ser uma boa solução.

Quer saber mais? Veja como o círculo cromático é útil na hora de se vestir: Cores que combinam – descubra as combinações perfeitas para o seu look

Aposte no monocromático

A maneira mais fácil e óbvia de combinar a maquiagem com a roupa é investindo em uma mesma cor para tudo. Sua roupa é azul? Então a maquiagem também pode ser!

Para não deixar a produção muito carregada, tente não exagerar nos elementos coloridos e certifique-se de que o look está de acordo com a ocasião ou local.

Outro ponto é que você não precisa, necessariamente, usar o mesmo tom de determinada cor dos pés à cabeça. Para trazer certo equilíbrio, tente usar versões mais suaves ou mais fortes da cor na roupa ou na maquiagem, montando uma paleta com saturações e temperaturas diversificadas.

Distribua as cores

Outra forma interessante de como combinar maquiagem com a roupa é, na verdade, tirando o foco das roupas.

Ao invés de usar uma sombra ou batom que sejam da mesma cor que a sua camiseta ou jaqueta, você pode fazer essa combinação com algum outro detalhe mais sutil.

Se o bordado, alças ou pedraria do seu vestido é lilás, mas não a cor principal do look, vale muito a pena criar a maquiagem baseada nisso. O mesmo pode ser dito sobre outros elementos da produção, como sapatos, bolsas ou jóias.

Essa distribuição de cores faz com que o visual seja equilibrado e divertido, criando pontos de conexão menos óbvios, mas ainda com harmonia.