A arte do layering: como usar camadas para deixar seu visual mais charmoso
Veja como usar camadas e crie looks maravilhosos com as suas peças favoritas!
Uma das maneiras mais eficientes de aproveitar o seu guarda-roupa ao máximo é usando looks em camadas, o layering. No Brasil, isso é mais conhecido como sobreposição.
A partir das peças que já fazem parte do seu dia a dia, tente experimentar diferentes combinações para criar looks que, provavelmente, nunca nem passaram pela sua cabeça.
Desta forma, é possível dar uma repaginada no visual com o que você já tem – mas continua válida investir em novos itens para turbinar ainda mais o closet, hein?
Continue a leitura e saiba como usar camadas da melhor maneira!
Como usar camadas?
Siga algumas dicas para não errar na hora de trabalhar suas roupas em camadas!
Peça volumosa
Não é sempre, mas muitos looks que seguem o layering contam com uma peça que tem mais volume do que o restante.
Em casos assim, o segredo é combinar uma roupa de material pesado com outra de tecido leve. Assim, o visual fica equilibrado sem que você use um monte de roupas que te deixam desconfortável e que ainda dão a aparência de que você está “maior”.
Um colete de lã mais larguinho, por exemplo, é uma ótima opção.
Cuidado com as cores
Por si só, um visual em camadas já tem mais presença, o que significa que você deve prestar atenção na combinação de cores.
Se quiser ir pelo caminho fácil, não tem erro com as cores neutras: branco, preto, cinza, marrom…
Caso você queira algo mais colorido, mas ainda não está 100% confiante na sua habilidade de montar paletas, escolha no máximo três cores que possam ser vestidas juntas. Pense em saturação, temperatura e similaridade de tons.
Uma boa forma de elaborar boas harmonizações é trabalhando com cores complementares ou análogas, variando nos tons mais claros e escuros para dar mais dinamismo.
Já incluir algum item preto ou branco ajuda a quebrar um pouco as cores e a unir todas as peças em uma produção mais coesa.
Atenção com as texturas
A textura é muito importante para o layering, ainda mais se o seu look for de uma cor só ou de tons similares.
Quando bater aquela dúvida sobre como usar camadas, misture peças texturizadas com outras mais lisas, seguindo o mesmo sentido de selecionar materiais pesados e leves.
Além do equilíbrio, isso ajuda a criar mais contraste e profundidade, deixando um ar mais elegante e elaborado.
Tente começar com tecidos fáceis de trabalhar, como algodão, linho, lã, poliéster e jeans.
Estampas são bem-vindas
Não tenha medo das estampas! Ótimas para expressar a sua personalidade, elas também adicionam um pouco de diversão e criatividade às roupas.
É muito importante que você se lembre, no entanto, de combinar a cor predominante da estampa com as outras peças. Isso vai unir o look e trazer mais harmonia.
Itens estampados são particularmente indicados no layering quando estão em uma posição de destaque, como um casaco ou uma blusa/colete servindo como ponto focal.
Lembre-se dos acessórios
Jóias, bolsas, cintos, lenços e óculos, entre outros acessórios, são perfeitos para completar qualquer look e dar um toque final especial.
Para não criar aquela sensação de poluição visual, tente combinar as cores, texturas e formas dos acessórios com o resto das peças.
Diversifique os tamanhos
Quando você se veste seguindo o layering, quer que todas as camadas sejam visíveis.
Uma boa forma de fazer isso é brincando com os tamanhos das roupas, sobrepondo uma peça mais longa com outra mais curta. Além disso, isso pode dar a ilusão de que você é mais alta!
A forma mais fácil de fazer isso é usando uma parte de cima mais curta, como um cropped, por exemplo. Ou se preferir, aposte em uma calça de cintura alta e coloque a blusa por dentro.
No caso dos vestidos, certifique-se de que o casaco que vai por cima é menor do que a peça principal. Isso cria um efeito muito interessante de sobreposição de tamanhos.
Como usar camadas no calor?
Já deu para perceber que o layering é principalmente usado nos dias mais frios, já que veste-se várias peças de roupa de uma vez só. Além de ser algo bonito, isso cria um aconchego perfeito para o inverno e o outono.
No entanto, você não precisa esperar os termômetros caírem para usar camadas. A dica principal é diminuir a quantidade e escolher itens mais frescos para não passar calor.
Clássico dos anos 1990, o combo de vestido e camiseta é simples, mas muito poderoso. Ao unir uma t-shirt básica com um vestidinho mais justo, tipo slip dress, você cria um look incrível sem muito esforço.
Também vale colocar um vestido mais volumoso por baixo e um top ou bustiê por cima. Use cores contrastantes para montar um efeito ainda mais legal!
A sobreposição de uma blusa de alcinha bem delicada ou corset por cima de uma camiseta também fica linda. Para enfrentar as altas temperaturas, que tal uma mini saia?