Guia completo do decote: entenda todos os tipos

Conheça os tipos de decote e aprenda a usá-los da melhor forma no seu dia a dia

A variação de estilos é libertadora: não apenas permite criar looks para ocasiões diferentes, mas também é uma forma incrível de autoexpressão.

Do casual ao chique ou do modesto ao revelador, os tipos de decote são elementos que ditam a ideia principal de uma produção de moda.

Veja abaixo quais são e saiba como usá-los!

Decote redondo

Um dos tipos de decote mais comuns, o redondo é super eclético porque conta com diferentes variações de profundidade. Por causa disso, pode ser encontrado em vestidos, camisetas e regatas, por exemplo.

Quem gosta de um look mais conservador pode optar por uma peça mais fechada ou apostar na gola careca, que fica mais próxima ao pescoço.

Já para aquelas que preferem algo revelador, é fácil encontrar roupas com decote redondo que mostrem um pouco mais de pele.

Decote V

Uma das coisas mais interessantes do decote V é que esse formato não apenas ajuda a valorizar o busto, mas também dá a ilusão de uma silhueta consideravelmente esguia.

Super democrático, cai bem em qualquer tipo de roupa e corpo, também com profundidades diversificadas.

Seja camiseta, vestido, camisa ou até um blazer, o decote V nunca decepciona.

Decote quadrado

O quadrado pode não ser um dos tipos de decote mais populares, mas é ótimo para criar visuais elegantes, já que valoriza muito as clavículas e o colo.

O formato é vantajoso para mulheres com busto mais volumoso. As linhas retas promovem maior sustentação e proporcionalidade, além do fato de que a profundidade é bem moderada, o que pode ajudar a dar a ilusão de seios menores.

A dica para os bustos mais modestos é escolher itens cujo decote seja discreto e colado à pele. A sobra de tecido é prejudicial à sustentação dos seios e pode criar um visual não tão bonito assim.

Decote coração

O decote coração é delicado, mas tem um toque de sensualidade que faz com que qualquer look pareça meio romântico.

É particularmente indicado para quem tem seios pequenos porque o corte – que se assemelha à parte superior do formato de um coração – arredonda e ressalta a área.

Nada impede que as mulheres de bustos mais fartos também usem esse decote, mas é importante lembrar que, assim como a forma traz volume ao busto menor, faz o mesmo com os seios maiores.

Decote canoa

O decote canoa é arredondado, mas muito menos profundo que o decote redondo. Sua característica principal é ficar na altura dos ombros, em linha reta ou com uma curva muito sutil.

Por seguir a extensão dos ombros, é principalmente indicado para pessoas cujos ombros são estreitos. Muito elegante, é ótimo para valorizar o pescoço e balancear quadris largos.

Recomendação à prova de falhas para looks um pouco mais sérios, como para ir trabalhar ou comparecer em um evento formal. Decote ideal também para o estilo casual chic!

Importante: para manter o visual refinado, tente não deixar as alças do sutiã aparecendo.

Ombro a ombro

O ombro a ombro pode ser considerado uma versão mais ampla do decote canoa, com abertura mais na altura do peito, mas ainda conectado pelos ombros e também em linha reta.

Sem surpresas, roupas com esse formato trazem destaque aos ombros. Ficam especialmente bonitos em vestidos que tenham algum volume, como mangas bufantes ou saia com babado.

Em roupas do dia a dia, cria a sensação de um look mais trabalhado e pode ser utilizado em diferentes situações, como um jantar romântico ou agenda profissional.

Tomara que caia

Certamente um dos tipos de decote mais famosos, o tomara que caia é parente do ombro a ombro, mas deixa os braços totalmente livres. As peças com esse corte são presas somente ao tronco, na altura do peito.

Como não tem mangas, não oferece muita sustentação para seios mais fartos. Nesse caso, é importante encontrar uma peça que seja bem estruturada para deixar tudo no lugar e oferecer uma experiência confortável.

Se for preciso usar sutiã por baixo do tomara que caia, tente encontrar um modelo que tenha apenas o bojo, sem alças. 

Frente única (decote nas costas)

Indo na contramão dos outros tipos de decote, modelos frente única deixam boa parte – senão toda – do colo coberto, compensando pelo decote na parte de trás.

O grande destaque às costas traz uma ousadia e sensualidade diferenciada, mas nunca deixando de lado o ar mais sofisticado.

Não é o decote mais apropriado para ocasiões sérias, então vale a pena usá-lo em festas, baladas e passeios despojados.